Pronunciamento

Neodi Saretta - 009ª SESSÃO ORDINARIA

Em 04/03/1999
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Agradeço pelo seu aparte, Deputado Milton Sander. Espero que a cada nova obra os problemas sociais diminuam, e estarei atento aos encaminhamentos, como também todos os Deputados.
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Pois não!
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - Caro Deputado, a sua preocupação também é a nossa.
Deverá ser dado início à construção de duas usinas muito importantes em Santa Catarina. Uma será em Campos Novos e a outra em Anita Garibaldi, na divisa com o Rio Grande do Sul, a chamada usina da Barra Grande. Eu sou o coordenador parlamentar de Santa Catarina; o Deputado Francisco Api, do Rio Grande do Sul.
V.Exa. colocou um assunto muito preocupante, que é o problema dos atingidos. Eu e o Deputado Romildo Titon, em reunião, fizemos uma advertência aos consórcios que irão construir essas duas usinas: que antes de iniciarem as obras, façam as devidas indenizações, para evitar o que está acontecendo em Itá.
Temos acompanhado a angústia do Presidente da Eletrosul, que não consegue resolver todos os problemas em Itá. E nós sabemos a burocracia que existe!
Portanto, a preocupação de V.Exa. é muito procedente.
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Caro Colega, além da construção das barragens de Itá e Machadinho, há outras, citadas pelo Deputado Milton Sander e por V.Exa., e na medida do possível, temos procurado buscar a solução para o problema dos atingidos, solução esta que, creio, não deve ser individual, mas de todos aqueles que se preocupam com a população catarinense.
A respeito desse assunto, a nossa expectativa é que as questões ainda pendentes possam ser revolvidas o quanto antes.
Sr. Presidente e Srs. Deputados, gostaria ainda de fazer o registro de um assunto que foi debatido nesta sessão, sobre o qual tive a oportunidade de apartear alguns Deputados que se pronunciavam: o problema das bolsas de estudo.
Realmente é uma questão de extrema preocupação. Recebemos, diariamente, telefonemas, visitas, enfim, no sentido de que se busque alguma alternativa para os estudantes que não podem pagar suas mensalidades. O ideal seria que todas as universidades fossem públicas e gratuitas, e como esse ideal a curto prazo não se mostra exeqüível, temos que caminhar para conseguir a médio ou a longo prazo.
Ora, se não é exeqüível a curto prazo, umas das alternativas é exatamente a bolsa de estudo, o crédito educativo. Por isso, nós devemos encontrar mecanismos para efetivamente ter essa forma de auxílio aos estudantes catarinenses.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)