Pronunciamento

Neodi Saretta - 102ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/12/2020
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Discorre sobre o término do ano legislativo, e tece algumas considerações sobre os trabalhos realizados em 2020, inclusive o que chama de desafiador na área da Saúde, quando ocorreram vários debates relativos à pandemia.
Lembra que, na data de 05 de fevereiro, quando não se sabia qual seria o impacto e proporção do coronavírus no Estado, encaminhou um Pedido de Informação ao Secretário da Saúde acerca das medidas tomadas enquanto preparação, orientação e controle referente à contaminação pela Covid-19.
Diz que a preocupação maior era preparar o Estado para a chegada da doença, e no dia 12 de fevereiro foi realizada uma reunião da Comissão de Saúde para debater as ações referentes ao enfrentamento à pandemia.
Comenta sobre as dificuldades encontradas nos meses seguintes, como a falta de insumos e leitos de UTI, e alega que, para o próximo ano, se o Estado investir o percentual mínimo de 15%, mais recursos serão destinados ao combate da pandemia.
Chama de lamentável a discussão sobre a logística de distribuição e a procedência da vacina, e cita a dificuldade de diálogo junto ao Governo Federal.
Reforça a necessidade de preparação do Estado, tanto na vacinação quanto no pós-pandemia, e lembra que o Governo do Estado tem o dever de garantir o andamento de todos os serviços de obrigação estatal.
Pede ao Estado a atenção aos afetados, tanto pela estiagem quanto pelos ciclones na região oeste, tais como créditos e financiamentos maiores, principalmente aos agricultores. Faz apelo, também, quanto à manutenção da malha viária e seus desafios.
Finaliza, citado a não utilização dos recursos das emendas Parlamentares nas reformas das escolas durante o período em que estiveram fechadas, e diz que o Governo precisa reagir e apresentar soluções urgentes. [Taquigrafia: Guilherme]