Pronunciamento

Neodi Saretta - 061ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/07/2023
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Registra a passagem dos 88 anos de fundação do Hospital São Francisco, do Município de Concórdia.
Lembra também que estamos na 7ª Campanha Julho Verde, que tem como objetivo promover atividades de conscientização e informação para prevenir o Câncer de Cabeça e Pescoço e ressalta a importância de se promover políticas públicas voltadas para o autocuidado e o tratamento precoce da doença. Expõe que cerca de 60% dos casos dessa doença são descobertos tardiamente, resultando num aumento significativo de sequelas para o paciente. Menciona que nesta manhã, durante a reunião da comissão de Saúde, recebeu a Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço e foi debatida a criação de um centro especializado para a reabilitação de pacientes diagnosticados com este tipo de câncer.
Ressalta a importância de Santa Catarina ter um local que ofereça um tratamento multidisciplinar tão necessário nesses casos, e garante que abraçará a causa juntamente com os demais parlamentares da sua comissão. Por fim, lembra que o projeto de lei de sua autoria que prevê a criação do Fundo Estadual de Combate ao Câncer foi vetado pelo Governo do Estado, contudo pede o apoio dos demais parlamentares para a derrubada do veto e o prosseguimento do projeto. [Taquigrafia: Milyane]