Pronunciamento

Neodi Saretta - 058ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/06/2021
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Mostra-se preocupado com os cidadãos de baixa renda, pois necessitam dos serviços do INSS, que há muito tempo não repõe funcionários, como os que se aposentaram.
Informa que o INSS implantou o atendimento exclusivamente digital, excluindo as pessoas que não têm acesso à internet, com dificuldades quanto à digitalização de documentos, e há muitos processos parados, como os casos de pedidos de auxílio doença e aposentadoria. Comunica que, durante a presente semana, fez uma reunião com entidades ligadas à CSST, e conclui que a falta de servidores é um problema generalizado no Estado.
Acrescenta que, na comissão de Saúde, houve aprovação de um requerimento para realização de uma audiência pública, onde o assunto será debatido com o INSS, para buscar meios e mecanismos para resolver o problema citado. Sobre o INSS digital, diz que essa transição para o atendimento online deve ser feita gradativamente, para que as pessoas sem acesso à internet possam ter alternativa de serem atendidas presencialmente, mas para isso é necessário ter servidores trabalhando. Informa que independente da Audiência Pública, já fez uma proposição para que o INSS possa providenciar mais servidores. Finaliza, comentando que o discurso de que o Estado deve ter menos servidores públicos é prejudicial ao povo de baixa renda, que necessita do atendimento presencial.
Destaca que, na presente data, realizou uma reunião com a Comissão de Saúde e o Secretário da Saúde para discutir o momento atual da pandemia, a terceira onda e o andamento da vacinação, além de levantar a questão de o Estado criar centros de referência de tratamento do pós-Covid-19, para atender as vítimas da doença que ficaram com sequelas. [Taquigrafia: Northon]