Pronunciamento

Neodi Saretta - 061ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/06/2014
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, estimados catarinenses que estão nesta sessão. Quero agradecer a gentileza do deputado Sargento Amauri Soares por fazer a alteração de horário para que pudéssemos fazer este registro.
Cumprimentar, mais uma vez, o prefeito João Girardi, de Concórdia, que acompanha esta sessão e demais lideranças, inclusive o nosso amigo companheiro Vizotto, que por muito tempo atuou na prefeitura de Concórdia, nos acompanhou nas viagens e agora o prefeito João Girardi.
Sr. presidente, queria fazer o registro de solidariedade à comunidade de Quilombo porque, ontem, aconteceu um fato impressionante naquele município quando em 40 minutos houve uma precipitação de chuvas na ordem de 110 milímetros, ou seja, mais de 100 milímetros é muita chuva num mesmo dia. Para se ter uma idéia, essa catástrofe que aconteceu agora também na região norte, o volume de chuva correspondeu a 200 milímetros por dia, e em Quilombo foi de 110 milímetros, isto é, uma concentração muita grande ocasionando enxurrada, carros sendo atingidos.
Agora cedo falei com o prefeito Rildo José Beber, de Quilombo, e com o vereador Sérgio Luís Ferrari e, felizmente nenhuma pessoa, nenhuma criança foi atingida, mas houve uma situação realmente impressionante lá, deputado Padre Pedro Baldissera, com a comunidade ontem. Foi passageiro, rápido, mas infelizmente trouxe prejuízo.
Então, me solidarizar a essa comunidade em meu nome, em nome da nossa bancada, mas também, mais uma vez, apelar aos órgãos da Defesa Civil do estado que possam estar atentos para fazer as parcerias de vida com os municípios, nesse caso específico, com o município de Quilombo para buscar também aquilo que possa auxiliar ou reparar os prejuízos.
Estamos acompanhando, e nos últimos dias Santa Catarina foi acometida de diversos problemas em vários municípios há alguns dias, principalmente na região de Jaraguá do Sul que sofreu muito e foi objeto de muitas falas. Agora também na divisa de Santa Catarina com Paraná, na região da União da Vitória, de Porto União, local que está sofrendo bastante com essas chuvas.
Então, queremos auxiliar esses municípios, essas regiões atingidas pelas cheias e enxurradas e, mais uma vez, manifestar solidariedade à comunidade de Quilombo.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)