Pronunciamento

Neodi Saretta - 020ª SESSÃO ORDINARIA

Em 05/04/2000
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. Presidente, Srs. Deputados, estivemos, ontem, em Belo Horizonte, com os Deputados Joares Ponticelli e Clésio Salvaro, participando do II Encontro das Frentes Parlamentares do Cooperativismo.
Tratou-se basicamente nesse encontro da formação de Frentes Parlamentares do Cooperativismo nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores. Aqui mesmo, em Santa Catarina, nós já tivemos formada a Frente Parlamentar do Cooperativismo, mas atualmente encontra-se desativada. Mas com certeza haveremos de, juntamente com os Deputados que estão preocupados com a questão do cooperativismo, reativá-la e fazer com que atinja os seus objetivos.
Quando se fala, hoje, em cooperativismo, Sr. Presidente e Srs. Deputados, está-se referindo àquilo que se pensava há alguns anos, especialmente quando se elaborou a atual lei do cooperativismo, ou seja, ao cooperativismo agropecuário, que está em todas as áreas da economia, como a saúde, a educação, a construção de moradias, a habitação, e que é, sem dúvida, uma das formas de enfrentar os problemas econômicos do País.
Há também as cooperativas de trabalho que se têm mostrado também como uma das alternativas para a participação da população, as quais devem ser efetivamente apoiadas, levadas adiante, pois são elas que auxiliam a população, como eu disse anteriormente, a enfrentar os seus problemas.
Portanto, Sr. Presidente e Srs. Deputados, fazemos este registro para dizer que entendemos que a nossa Casa também deve reativar a sua Frente Parlamentar Cooperativista, para que possamos, através dela, debater os assuntos inerentes ao cooperativismo e às formas com que ele pode ajudar na solução dos problemas que a nossa população enfrenta.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)