Pronunciamento

Neodi Saretta - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/06/2011
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, sra. deputada, estimados telespectadores da TV Assembleia Legislativa, estimadas personalidades, público que acompanha esta sessão, nesta tarde, gostaríamos, hoje, neste horário, de nos dedicar a falar sobre um dos grandes eventos de Santa Catarina em termos de feira, exposição, indústria e comércio e exposição agropecuária.
Do dia 23 ao dia 31 de julho será realizada a chamada Expo Concórdia. Mas, deputado Antônio Aguiar, como aperitivo da Expo que vai ocorrer em julho, haverá hoje, aqui nesta Assembleia Legislativa, deputada Dirce Heiderscheidt, a partir das 18h, uma mostra dessa feira através de um ato de lançamento da Expo Concórdia, com apresentações culturais e depois também com um café colonial, quando serão servidos produtos típicos da região de Concórdia.
Vamos falar um pouco sobre esse evento, mas, antes disso, queremos deixar consignado o convite a todos os srs. deputados e as senhoras deputadas para, a partir das 18h, visitarem o hall da Assembleia Legislativa onde estará acontecendo esse evento.
Aproveito também - e já estão presentes aqui na Assembleia Legislativa - para, desta tribuna, registrar a presença do prefeito de Concórdia, João Girardi; do vice-prefeito e coordenador da Expo Concórdia, Neuri Santhier; e do presidente da Câmara de Vereadores, Leocir Domingo Zanella.
Estão aqui presentes também diversas lideranças e representantes de diversos organismos da imprensa regional, como Diego Franke, do Clube dos Blogueiros; Ederson Villas Boas, da Rádio Rural; Chico Ribeiro e Antônio Benini, da assessoria de Comunicação da prefeitura; Analu Slongo, do O Jornal; além de diversos diretores do município de Concórdia; da diretora da Fundação de Cultura, Sandra Mara Roman; e do diretor de Indústria e Comércio, José Saretta.
Sr. presidente, hoje, nas apresentações, também teremos a presença de integrantes do grupo de dança cultural Regenbogen Volkstanzgruppe, assim como da Miss Concórdia, Dionara Lermen, e que está aqui presente, e de Anelise Razia, a primeira princesa.
Então, diversas pessoas que estão aqui presentes participarão da Expo Concórdia, que foi instituída, deputado Moacir Sopelsa - e v.exa., como eu, teve o prazer e a satisfação de ser prefeito dessa nossa querida Concórdia -, com a finalidade de mostrar o que Concórdia e região produzem na área da indústria, do comércio, da agricultura, da agropecuária, da música e da cultura. Com certeza, ela integra o rol dos eventos tradicionais de Santa Catarina e é, inclusive, uma oportunidade excelente para a realização de bons negócios.
O Parque Municipal de Exposições Attílio Fontana está todo reformulado para essa Expo Concórdia que tem um grande diferencial em relação a outras grandes feiras importantes que acontecem em Santa Catarina: a feira estará com portões abertos durante todos os dias da sua realização. Do dia 23 ao dia 31 de julho, as pessoas que quiserem visitar o município e conhecer a exposição da indústria e do comércio, a feira agropecuária, a exposição da agricultura familiar, terão ingressos e portões livres.
Dentro do parque de exposições há um dos mais belos centros de eventos de Santa Catariana, que tem sido palco de muitos acontecimentos importantes. Inclusive, sedia os jogos da Associação Concordiense de Futsal, sendo que o Concórdia disputará a Liga Nacional de Futsal. E ele estará, nesta quinta-feira, com transmissão pela SporTV, jogando com o Corinthians de São Paulo.
Teremos também diversos shows na Expo Concórdia. E aí, sim, naquele local, deputada Luciane Carminatti, para quem especificamente quiser assistir ao show, haverá a cobrança de ingressos, com dois shows gratuitos. E esse é um diferencial, como eu disse, de outras feiras: todos os dias os portões estarão abertos, com ingressos gratuitos.
Portanto, não poderíamos deixar, com muito orgulho e satisfação, de fazer a divulgação desse evento, neste dia, na Assembleia Legislativa, com o lançamento da Expo Concórdia.
A Sra. Deputada Luciane Carminatti - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Pois não! Ouço, com muito prazer, v.exa.
A Sra. Deputada Luciane Carminatti - Rapidamente, deputado, quero parabenizá-lo por também ter sido prefeito dessa belíssima cidade, assim como o prefeito João Girardi que se encontra aqui, juntamente com o vice-prefeito, Neuri Antônio Santhier, a rainha e todas as lideranças da cidade de Concórdia.
Estive recentemente em Concórdia e conheci o centro de eventos. Achei muito interessante, porque ele possui uma acústica boa e é muito espaçoso, comporta muitas pessoas.
Então, quero parabenizá-lo pela realização da feira. E ela realmente tem esse espírito de que serve muito mais para divulgar do que para buscar tão somente negócios ou visar lucro. Portanto, esse é o espírito da Expo Concórdia: exatamente divulgar a economia e a produção local e regional.
Assim, quero parabenizá-lo e dizer que faremos, com certeza, um grande esforço para estar lá, porque o evento merece também a nossa presença.
Muito obrigada!
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Muito obrigado, deputada Luciane Carminatti.
O Sr. Deputado Volnei Morastoni - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Pois não! Quero também incorporar ao meu discurso um aparte de v.exa., deputado Volnei Morastoni, que foi também prefeito de Itajaí.
O Sr. Deputado Volnei Morastoni - Meu querido companheiro deputado Neodi Saretta, parabéns a v.exa., que foi um excelente e brilhante prefeito de Concórdia; ao João Girardi, o nosso atual prefeito dessa progressista cidade; a toda comitiva; a rainha e as princesas da Expo Concórdia.
Parabéns a essa cidade e desejamos todo sucesso!
Quero, rapidamente, meu caro companheiro, responder às indagações apresentadas pelo deputado Marcos Vieira sobre o ministério da Pesca: quanto às 15 embarcações que estão no mar, em Biguaçu, são lanchas construídas por uma empresa em Biguaçu. Três dessas embarcações já foram destinadas para o nosso estado e as demais estão destinadas a outros estados, inclusive para a Polícia Federal e para a Marinha do Brasil. E neste momento estão sendo feitos os termos de permissão de uso. Assim que forem concluídos os termos de permissão de uso, os estados irão receber essa frota de 15 lanchas que estão aguardando esse encaminhamento.
Por outro lado, o ministério da Pesca deve retornar brevemente à Esplanada dos Ministérios, porque já foi solicitado ao ministério do Planejamento.
Muito obrigado!
A Sra. Deputada Angela Albino - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Deputada Angela Albino, concedo um aparte a v.exa.
A Sra. Deputada Angela Albino - Deputado Neodi Saretta, muito rapidamente, quero saudar v.exa. pela Expo Concórdia 2011. Estive visitando a cidade de Concórdia, fui muito bem recebida pelo prefeito João Girardi e pude ver a grande administração que o Partido dos Trabalhadores fez e faz naquela cidade.
Parabéns, deputado Neodi Saretta!
Gostaria de aproveitar para registrar a presença do prefeito de Campo Erê, Nego Lima, que está conosco hoje.
Muito obrigada!
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Gostaria de, nesses segundos finais, registrar que a Expo Concórdia 2011, além da exposição em si, também conta com a XXVI Festa Nacional do Leitão Assado como um dos seus pontos altos, um evento que deverá reunir um grande público. Aliás, há uma estimativa de visita de mais de 250 mil pessoas. Temos também a Expo Feira da Indústria, Comércio e Veículos, a Exposição de Gado de Corte e de Leite, a Exposição de Suínos e Ovinos, a Mostra da Agricultura Familiar e Artesanato, Exposição de Pesca e Aquicultura, além de shows e eventos.
Portanto, convidamos todos, presidente, deputado Moacir Sopelsa, v.exa. que está ajudando na divulgação, na mobilização das pessoas, inclusive, em relação à presença da nossa TVAL no evento. Estaremos, a partir das 16h, juntamente com o prefeito e as demais autoridades, recepcionando todos para esse café colonial que marca o lançamento da Expo Concórdia 2011.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)