Pronunciamento

Neodi Saretta - 029ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/04/2021
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Retoma assunto tratado em reunião com representantes da Secretaria de Estado da Saúde e com a OZZ, empresa que administra o Samu, a Procuradoria-Geral do Estado e, também, com representantes dos trabalhadores do Samu, através dos sindicatos que os representam no Estado. Destaca que mais de uma vez foram discutidos os itens que estão pendentes no contrato de gestão do Samu, dizendo que várias questões precisam ser ajustadas: sob o ponto de vista legal, quanto ao reequilíbrio econômico do contrato; por parte dos trabalhadores, o recebimento dos seus direitos trabalhistas; e a infraestrutura de alguns locais, que estão até sem internet. Ressalta que o serviço do Samu é muito importante, e é preciso garantir a sua funcionalidade, sendo fundamental que as questões pendentes sejam resolvidas, e cobra mais produtividade do Governo na condução do assunto.
Menciona que está acompanhando com apreensão o ritmo lento da vacinação no Brasil e no Estado, dizendo que são poucas as doses que estão chegando à Santa Catarina. Alerta que a Alesc já aprovou duas leis importantes, que tratam da normatização da compra de vacinas para acelerar o processo de vacinação, e outra lei que dá isenção do ICMS sobre as mesmas. Portanto, é importante o Estado catarinense ser proativo e fazer o que outros Estados já fizeram, a busca de mais vacinas.
Conclui, acrescentando que é necessário fazer a vacinação progredir com mais rapidez, pois todos são prioritários, a Covid-19 não atinge só quem tem mais idade, já que muitos jovens estão sendo contaminados e até chegando a óbito. [Taquígrafa: Ana Maria]