Pronunciamento

Neodi Saretta - 076ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/08/2011
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, talvez até para agilizar, se não há outros deputados para discutir, eu gostaria de fazer algumas colocações.
Quanto à votação dos dois projetos, acho que é absolutamente tranquila, pois já passaram na comissão de Constituição e Justiça, na comissão de Finanças. Queremos reiterar isso, até porque esse PLC viabiliza a implantação do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí, com sede em Balneário Camboriú. Mas gostaríamos de destacar a importância da interiorização da Udesc e da sua ida, também, para o meio-oeste de Santa Catarina.
O reitor estava presente, está aqui presente e tem essa boa disposição. E diversos deputados também se manifestaram nesse sentido. Houve uma expansão muito grande do ensino superior em Santa Catarina, nos últimos anos. Ganhamos uma nova universidade, fruto de uma luta comunitária e social, a Universidade Federal da Fronteira Sul, com sede em Chapecó. E estamos votando para que tenhamos agora campus em Concórdia e em São Miguel d'Oeste.
A Udesc também está se expandido. E como existe certo débito da Udesc, vamos dizer assim, com a região do meio-oeste, esta ficaria então bem contemplada. A Universidade Federal da Fronteira Sul também expandindo os seus campi, os Institutos Federais também estão fazendo expansão. Nós, inclusive, temos participado ativamente de audiências públicas para expansão dos institutos federais.
Então, quero, ao lado do encaminhamento favorável e positivo, deixar esta manifestação no sentido de que a Udesc possa, tão logo possível, realmente fincar pé também no meio-oeste. E, se depender da nossa participação na discussão, no encaminhamento de leis e projetos que viabilizem isso, estamos à disposição.
Eu voto favorável, portanto, sr. presidente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)