Pronunciamento

Neodi Saretta - 075ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/10/2020
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Faz registro em relação ao Outubro Rosa, mês em que o mundo chama a atenção para a necessidade de prevenção ao câncer de mama. Diz que o debate sobre o tema é um assunto de toda a sociedade brasileira e salienta a importância do diagnóstico precoce, pois nesses casos as chances de cura são de praticamente 100%.
Cita que, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer, serão 3.370 casos novos da doença em Santa Catarina no ano de 2020. Destaca a necessidade de que sejam feitos exames anuais como forma de prevenção. Lamenta que, no orçamento do ano que vem, não esteja contemplado, no mínimo, os 15% dos recursos do Estado destinados à saúde.
Discorre, também, sobre a saúde psicológica dos familiares que aguardam a liberação de falecidos no IML, em especial no município de Concórdia. Diz que a questão de falta de médicos no IML se perlonga por anos e parece não ter fim, mesmo após diversas solicitações.
Conclui, fazendo apelo para que a Secretaria da Saúde resolva a questão do IML, em nome das famílias das vítimas, que passam por horas de extrema angustia até o corpo ser liberado. [Taquigrafia: Roberto]