Pronunciamento

Neodi Saretta - 031ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/04/2014
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, estimados catarinenses que acompanham esta sessão, gostaria de saudar, de forma muito especial, os servidores que estão aqui presentes nesta tarde acompanhando pessoalmente esta sessão: os servidores ligados à Aprasc e também à nossa Udesc.
Quero, inclusive, fazer um comentário, porque nos últimos anos tivemos uma expansão importante do ensino superior no Brasil e em Santa Catarina. Nós, em termos de instituições federais, somente tínhamos uma instituição federal, a Universidade Federal de Santa Catarina. Depois ela passou a ter diversos campi e extensão por este estado afora e, inclusive, foi criada uma segunda instituição federal, a Universidade Federal da Fronteira Sul, cuja Reitoria está em Chapecó, e está em vias também de criação de um campus em Concórdia, além dos campi que existem no Rio Grande do Sul e no Paraná.
Essa expansão importante tanto em cursos, estrutura e recursos não se deu na mesma proporção aqui em Santa Catarina em relação à nossa Universidade do Estado de Santa Catarina. Aliás, eu já fiz até um pedido nesta Assembleia para saber onde estavam as placas de inauguração de duas unidades da Udesc, uma em Caçador e outra em Joaçaba, porque as unidades não estão lá.
E hoje estão aqui os servidores trazendo uma carta ao povo catarinense, colocando as suas reivindicações. E ainda de manhã, quando conversaram conosco, falamos que vimos as manchetes dizendo que houve um aumento do vale alimentação, mas que não diziam de quanto foi o aumento. E dava-nos a impressão de que talvez fosse, quem sabe, um aumento de, pelo menos, R$ 10,00 por dia, que seria pouco, mas seria razoável. E quando fomos analisar a medida provisória, vimos que se trata de R$ 1,00 e isso realmente faz com que vocês tenham razão para estar aqui presentes.
Também, através da nossa bancada, estamos nos colocando à disposição para ajudar na intermediação, nas conversações, e queria dizer que são muito importantes as entidades representativas das diversas categorias.
Digo isso porque tivemos também a notícia, na reunião da bancada, ao meio-dia, de que há uma tentativa do governo, em relação ao Sintesp, de pedir na Justiça a destituição dos seus dirigentes.
Ora, sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, estimados catarinenses, nós podemos discordar dos dirigentes de qualquer entidade, inclusive do sindicato, podemos discordar de um dirigente, de um prefeito, de um governador, de um presidente, de uma presidenta, mas, na medida em que discordarmos, não vamos entrar para destituir. Isto me parece o contrário daqueles ares de rememoração de agora sobre os anos da ditadura.
Então, queria fazer um apelo ao governo do estado para que reveja esta posição de entrar com um pedido de destituição de dirigentes sindicais. Isso seria uma afronta às diversas categorias, independentemente de qual sindicato se trata. Trata-se de um direito democrático, de liberdade e de organização sindical.
Então, nos colocamos à disposição de vocês que estão aqui presentes para ajudarmos nessa negociação. Hoje devemos ter a votação da medida provisória do Magistério e também apresentaremos, em nome da nossa bancada, um substitutivo para que aqueles 8,5% sejam pagos em parcela única. Infelizmente, a comissão de Mérito não acatou e estamos fazendo um requerimento para votação em Plenário. Então, esperamos ter o apoio dos srs. deputados.
Sr. presidente, srs. deputados, deputado Valdir Cobalchini, quero aproveitar para saudar v.exa. e o faço por justiça. V.Exa. é deputado, mas estava como secretário da Infraestrutura, uma pasta importante, uma pasta difícil de ser conduzida, que tem demandas importantes em Santa Catarina. Há obras que estão em andamento, outras que precisariam estar, talvez ainda não estejam, mas, independentemente do mérito, v.exa. conduziu muito bem a referida secretaria. Saúdo v.exa. pela forma cordial como sempre nos atendeu e encaminhou os pleitos dos nossos prefeitos e das nossas lideranças. No seu retorno, não poderíamos deixar de fazer este registro, esperando que seu sucessor não apenas dê andamento aos projetos, mas também possa atender os representantes, quando lá forem, da melhor maneira possível.
E, antes de finalizar, sr. presidente, dentro deste horário destinado às Breves Comunicações, queria dizer que neste final de semana - fazendo aquilo que normalmente fizemos nos finais de semana, que é estar em contato com a nossa comunidade, nos nossos municípios -, estivemos, nos três municípios que estão comemorando os seus aniversários de emancipação político-administrativa, e um deles é Seara, que realizou uma belíssima feira.
Queria registrar que Seara é o município que tem o maior museu entomológico do mundo, e lá esteve Fritz Plaumann, que foi um famoso colecionador de borboletas. A nossa Seara estava de aniversário e fez uma belíssima feira. Queria parabenizar o povo de Seara por este evento.
Da mesma forma, estivemos em São Domingos, prestigiando a Faic, uma feira que recebeu milhares de pessoas, uma feira bastante popular, que acontece há 51 anos naquele município, comemorados ontem.
Também estivemos no município de Ouro, onde também prestigiamos os eventos dos 51 anos da Facisc. Estes são municípios importantes, cujas administrações também procuram fazer o melhor para a sua população.
Então, eram esses os registros que nós tínhamos nesta sessão.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)