Pronunciamento

Neodi Saretta - 037ª SESSÃO ORDINARIA

Em 03/05/1999
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, ocupo a tribuna desta Casa, inclusive como ex-Presidente, como ex-membro da Mesa Diretora que capitaneou a implantação do Orçamento Regionalizado no Estado de Santa Catarina, para falar sobre essa proposta, aprovada por esta Casa através de emenda constitucional de autoria do ex-Deputado Estadual e hoje Deputado Federal Carlito Merss.
Essa proposta encontrou, depois, na Comissão do Orçamento Regionalizado, presidida durante dois anos pelo atual Presidente desta Casa, o Deputado Gilmar Knaesel, suporte para ser implementada no Estado. No ano passado, inclusive, criamos a Coordenadoria do Orçamento Regionalizado.
Nunca esta Casa esteve tão próxima da população catarinense como no período de discussão do Orçamento Regionalizado, no qual foram colocados recursos na ordem de R$80 milhões no ano passado, envolvendo 1.163 obras. Foi pouco para o que Santa Catarina precisa, mas foi pouco justamente para que fosse viável, para que fossem exeqüível, para que não ficasse naquela velha fórmula de as lideranças municipais e regionais reivindicarem determinadas obras e os Parlamentares elaborarem um orçamento que, na maioria das vezes, sabiam ser inexeqüível. Ficava tudo no "fiz de conta que pedi e sei que não vai sair".
O Orçamento Regionalizado mudou isso, Sr. Presidente e Srs. Deputados. Passou a ser feito com a participação das comunidades, dos Municípios. Passou a fazer da participação popular um instrumento, um mecanismo de democratização da administração pública. Passou, portanto, a fazer democracia com a participação popular, não de forma tão avançada como no Orçamento Participativo, mas avançada nos moldes que era possível estabelecer-se.
Infelizmente, as notícias não são alvissareiras. Um dos maiores jornais deste Estado estampou a seguinte manchete: "Governador tenta driblar o Orçamento Regionalizado", e se isso acontecer, se o Orçamento Regionalizado não for comprido, há que se dizer, Sr. Presidente e Srs. Deputados, que a população catarinense será desrespeitada.
Por isso, fazemos um veemente apelo ao Governo do Estado para que respeite a decisão soberana da população na escolha dessas obras, que respeite aquilo que esta Casa estabeleceu na votação do Orçamento para 1999. Ainda restam 97% do Orçamento para o Governador do Estado manipular livremente, se assim desejar, mas se atacar os 3% apenas que foram destinados para o Orçamento Regionalizado isso é realmente atacar a democracia.
Isso posto, conclamamos todos os Deputados desta Casa, de todos os Partidos, para que, juntos, possamos convencer o Governo a não cometer esse crime contra a democracia e contra a população catarinense.
E ao que foi dito pela imprensa neste final de semana diria mais: o Orçamento Regionalizado não é apenas uma questão de honra para a Assembléia Legislativa, é também uma questão de honra para a população catarinense. Vamos respeitar a participação popular nos Governos. Que o povo participe do processo de escolha e de definição das obras, da aplicação do recurso, que, em última instância, sai do bolso do consumidor, que paga seus tributos.
Sr. Presidente e Srs. Deputados, queremos crer que essa intenção do Governo não passa de um equívoco, de um desacerto de início de Governo. E esperamos que ele possa respeitar, acima de tudo, a população catarinense, que participou desse processo de forma tão democrática.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)