Pronunciamento

Neodi Saretta - 085ª SESSÃO ORDINARIA

Em 03/10/2000
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero, evidentemente, agradecer as manifestações de apoio e de cumprimento que temos recebido pela nossa eleição em Concórdia.
Mas, antes de falar da eleição em Concórdia, gostaria de fazer uma breve análise do desempenho do Partido dos Trabalhadores no Brasil e em Santa Catarina.
Desde a sua fundação, o PT tem buscado agir com a seriedade que a sociedade brasileira exige de um Partido Político, de seus Parlamentares e de seus governantes quando no Executivo.
É por isso que o crescimento do Partido dos Trabalhadores, nesses vinte anos, é público e notório, e o desempenho dessas eleições, mais uma vez, comprovou esse fato. A eleição em diversas Prefeituras, aumentando o número de Prefeitos, somada àquelas que vão disputar o segundo turno, mostram que o Partido tem trilhado e percorrido um caminho seguro, onde a população brasileira tem sentido que é o caminho da ética, da seriedade nas administrações públicas e nos Parlamentos.
Em Santa Catarina, com igual satisfação, registramos esse crescimento, que se dá, em primeiro lugar, pelo número de Prefeitos que elegemos. Na última eleição o PT elegeu sete Prefeitos e nesta eleição saltou para treze Prefeitos de cidades importantes de Santa Catarina, como: Blumenau, Chapecó, Concórdia, Coronel Martins, Criciúma, Dionísio Cerqueira, Gaspar, Guaraciaba, Indaial, Irati, Novo Horizonte, Rio do Sul e Xavantina.
Em diversas outras Prefeituras também tivemos a oportunidade de indicar o Vice-Prefeito em coligações vitoriosas e ainda tivemos alguns Municípios onde apoiamos as candidaturas vitoriosas sem ter o candidato a Prefeito e Vice-Prefeito.
Da mesma forma, nas Câmaras de Vereadores, onde tínhamos anteriormente cerca de 90 Vereadores, elegemos 155 Vereadores espalhados pelo Estado de Santa Catarina, o que demonstra também o crescimento no Legislativo Municipal de diversos Municípios do Estado.
Foi, portanto, um resultado extremamente vitorioso e que coloca o nosso Partido na administração de cinco das vinte maiores Prefeituras do Estado de Santa Catarina.
E eu não poderia deixar de destacar também a reeleição do Prefeito de Blumenau, com 62% dos votos, do Prefeito de Chapecó, com 48.92% dos votos, do Prefeito de Dionísio Cerqueira, com 54.10% dos votos, do Prefeito de Guaraciaba, com 58.77 % dos votos e do Prefeito de Irati, com 42.26% dos votos, resultados expressivos que mostram que as administrações desses Prefeitos têm atendido aos anseios e aos interesses da maioria da população desses Municípios.
Mas gostaria também, e não poderia ser diferente, de parabenizar os demais Deputados que disputaram esta eleição, especialmente aqueles que tiveram um resultado positivo, embora os demais também tenham contribuído com a sua participação. Nesse sentido destacamos o Deputado Pedro Uczai, da nossa Bancada, que foi eleito Vice-Prefeito de Chapecó, o Deputado Volnei Morastoni, que teve um brilhante desempenho, embora não tenha sido vitoriosa a sua campanha no Município de Itajaí, o Deputado Heitor Sché, do PFL, o Deputado Ciro Roza, do PFL, que foi vitorioso, o Deputado Manoel Mota, que não foi vitorioso, do PMDB, mas que fez uma bela campanha. A todos eles parabenizamos.
Finalmente, é claro, não poderíamos deixar de fazer, Deputados Jaime Duarte e Jaime Mantelli, do PDT e PPS, Deputado Francisco Assis da minha Bancada, um registro sobre as eleições em Concórdia, que disputamos com o apoio do PPS e do PDT, enfrentando uma coligação formada pelo PMDB, PFL, PSDB, PTB e ainda com a candidatura do PV. Fizemos 68.86% dos votos contra 29.86% do segundo lugar e 1.28% do terceiro.
Eu creio que esses números são expressivos, mas, como dissemos lá em Concórdia, recebemos com a humildade daqueles que sabem que uma vitória é importante mas que a responsabilidade é muito maior, ou seja, a responsabilidade de cumprir aquilo que foi estabelecido como meta no programa de Governo, de cumprir com os anseios da sociedade.
Temos a certeza de que esse expressivo resultado em Concórdia foi fruto da vontade de mudança população e também do esforço dos Partidos que compõem a nossa coligação PT/PDT e PPS. E também foi fruto de um esforço muito grande de muitas pessoas que não têm Partido, e até mesmo de algumas pessoas de outros Partidos, que entenderam que a nossa candidatura deveria ser a vitoriosa e, portanto, auxiliaram-nos.
Agradeço a todos que nos incentivaram e apoiaram-nos, especialmente, é claro, quero fazer este registro público aqui, ao povo de Concórdia, o qual temos representando aqui na Assembléia Legislativa, a quem no próximo ano estaremos comandando, à frente da administração municipal, com a mesma seriedade que caracterizou a nossa ação nesta Casa.
Creio que a grande escola que aqui tivemos nos mandatos que exercemos e a própria honra de ter exercido o cargo de Presidente da Assembléia Legislativa nos dão a bagagem para que possamos representar bem a população de Concórdia no exercício do cargo de Prefeito.
Por isso, registro publicamente o apoio que recebemos, o agradecimento ao meu Partido, o PT, que desde a sua direção nacional até a direção estadual e municipal nos apoiou, o agradecimento também ao PDT, que nos deu o seu apoio, pois o Deputado Jaime Mantelli lutou bravamente, foi leal.
O PPS, que foi fundado há pouco tempo, Deputado Jaime Duarte, reelegeu o Deputado Edson Gonçalves, que neste momento se encontra presente. E quero aproveitar para, em seu nome, homenagear todos os Vereadores eleitos do Município de Concórdia, não só do meu Partido e do PPS, mas também os Vereadores dos demais Partidos que foram eleitos, como os suplentes. E quero registrar a expressiva votação que teve o candidato do PDT, que ficou na primeira suplência, mas que auxiliou, com certeza, os demais a obter a sua vaga.
Portanto, Sr. Presidente e Srs. Deputados, esse registro que faço é de agradecimento aos que nos auxiliaram. Também registro, agora na condição de Líder de Bancada, o crescimento do nosso Partido no Estado de Santa Catarina, da participação efetiva dos três Deputados do PT que concorreram às eleições e do apoio do Deputado Francisco de Assis e da Deputada Ideli Salvatti às nossas candidaturas e às candidaturas do nosso Partido em todo o Estado, que foram fundamentais.
Tivemos a solidariedade da nossa Bancada, e com certeza isso foi importante para a expressiva votação que receberam os nossos candidatos neste Estado.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)