Pronunciamento

Neodi Saretta - 059ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/06/2011
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, eu gostaria de falar um pouco nesta tribuna sobre uma atividade que realizamos na semana passada, mas antes disso falarei sobre uma instituição que era objeto da atividade que realizamos na cidade de Concórdia.
Trata-se da Universidade Federal da Fronteira Sul, nascida da luta popular, que tem sede no oeste de Santa Catarina, em Chapecó, e abrange parte do Paraná, parte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.
Tínhamos apenas uma universidade federal em Santa Catarina, a nossa UFSC, sediada em Florianópolis, e por diversos anos se tentou uma nova universidade.
Nesse ato que realizamos na semana passada estava presente um companheiro professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, que lembrava os tempos em que militávamos e atuávamos juntos na Pastoral da Juventude, no movimento estudantil. E era uma das nossas bandeiras naquela ocasião para ter uma nova universidade federal que abrangesse o oeste de Santa Catarina.
Depois esse movimento ganhou corpo através da participação social, da luta popular, da participação de instituições, de prefeituras. Eu mesmo na ocasião, na condição de prefeito do município de Concórdia, tive a oportunidade, deputado Moacir Sopelsa, v.exa. que também é de lá e também participou de um ato lá realizado...
Participamos de inúmeros eventos, até ver concretizada a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Quando da sua criação, tencionava-se que ela tivesse diversos campi, que seria pelo menos de dois a três em Santa Catarina, dois no Rio Grande do Sul, dois a três no Paraná. Enfim, no momento da sua criação restaram assegurados dois campi no Rio Grande do Sul e dois no Paraná. E Santa Catarina ficou com a sede, com a reitoria central. Embora ficar com a reitoria implicasse um campus na cidade de Chapecó.
Em todos os debates naquela ocasião, as duas outras fortes manifestações a favor de sediar essa universidade foram de Concórdia, na região do alto Uruguai catarinense e mais ao extremo de São Miguel d'Oeste. Em todas as nossas conversações ficou de que tão logo fosse possível essa universidade deveria se expandir e levar para Concórdia, para São Miguel d' Oeste seus campi. E na sexta-feira passada, num grande ato no município de Concórdia, diversas lideranças regionais, prefeitos, vereadores, representantes da comissão de Educação da Câmara Federal, sob a organização nossa, da prefeitura e da Câmara de Vereadores de Concórdia, fizemos um grande evento em que marcamos mais uma vez o desejo da comunidade do alto Uruguai catarinense de contar com um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul.
Tivemos a presença do reitor Jaime Giolo, da Universidade Federal, a presença do professor Antônio Valmor de Campos, que nos explanaram sobre esse primeiro ano de atuação dessa universidade.
É uma universidade que se está consolidando, que já tem dezenas de alunos e que grande parte deles, cerca de 90%, são moradores da região de abrangência da Universidade Federal da Fronteira Sul - ou seja, do Rio Grande do Sul, do Paraná e do oeste de Santa Catarina.
Essa é uma universidade que nasceu diferente, nasceu do desejo popular, da luta popular pela expansão do ensino superior, pela expansão da universidade federal, mas também pela criação de uma universidade diferente. E como eu já disse, nasceu a partir do desejo da comunidade regional. E um dado importante, público e notório - falamos isso na sexta-feira e vamos falar desta tribuna também, deputado Ismael dos Santos - foi quando levada essa reivindicação o então ministro da Educação colocava-se com dúvidas se deveria apoiar a criação dessa universidade, pois havia outros planos de expansão. Mas a força do movimento popular e social e a participação decisiva inclusive do posicionamento político do ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, foram decisivas para que em dado momento o próprio ministro da Educação dissesse que estava então convencido da criação dessa universidade. E a partir daquele momento estava junto conosco na luta pela criação da Universidade Federal da Fronteira Sul.
Essa universidade tornou-se realidade. E agora, além de consolidá-la bem, de ajudar politicamente para que o orçamento garanta recursos para a sua consolidação, queremos que tão logo possível ela faça um processo de expansão.
O município de Concórdia, a região do alto Uruguai, inclusive com a presença de lideranças da Ammoc...
Tiramos um documento chamado a Carta de Concórdia, que reafirma a luta histórica pela criação dessa universidade federal, reafirma a importância desse primeiro ano da sua consolidação e manifesta o desejo de que em breve possa ter a sua expansão.
Também lembramos naquele dia de outras ações importantes sob o ponto de vista do ensino superior, o fortalecimento dos institutos federais, do IFC, inclusive na região, sendo que a região de Campos Novos pleiteia a instalação de um instituto federal, deputado Romildo Titon, que seria importantíssimo para o meio-oeste.
Na região de Ouro e Capinzal já existem tratativas, quem sabe, para se levar também uma extensão do IFC, Instituto Federal Catarinense, do campus de Concórdia para a região de Capinzal e Ouro, criando-se uma instituição em Campos Novos. Assim, teríamos aquela região extremamente bem servida, já que temos o instituto federal em Videira, ou seja, a região do meio-oeste estaria nesse sentido contemplada.
Foi lembrado lá, deputados Romildo Titon, sr. presidente Moacir Sopelsa e srs. deputados, da importância de Santa Catarina também fazer a expansão do seu ensino superior. E na legislatura passada não estávamos aqui, mas acompanhamos atentamente os debates para a criação de um campus da Udesc no meio-oeste de Santa Catarina, principalmente em Joaçaba e Caçador. Então, é importante que a Udesc possa pensar urgentemente nessa expansão.
Temos a Universidade Federal da Fronteira Sul com sede em Chapecó, pretendemos uma extensão dela para Concórdia e também para o meio-oeste e para São Miguel d'Oeste. Teríamos a Udesc mais para o meio-oeste, e a expansão dos institutos federais nos dariam uma cobertura muito boa em termos de educação, tanto no caso da educação técnica, que são os institutos federais, como do ensino superior.
Então, sr. presidente, srs. deputados, gostaria de registrar isso nesta tribuna e fazer um agradecimento público a todos aqueles que estiveram presentes nesse grande encontro, nesse seminário que debateu esse primeiro ano da Universidade Federal da Fronteira Sul, as suas perspectivas e a sua futura expansão.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)