Pronunciamento

Neodi Saretta - 078ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/08/2021
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Discorre sobre o histórico da pandemia no Brasil e lembra que o primeiro caso de coronavírus foi registrado no dia 26 de fevereiro de 2020 em São Paulo. Desde então, diversas cepas surgiram, acelerando o processo de contaminação, levando pessoas a óbito, trazendo medo e preocupação.
Chama atenção para o surgimento da variante Delta, altamente contagiosa, a qual pode influenciar significativamente na ocupação de leitos hospitalares. Diz que o momento é de vacinar e para isso precisa que o Ministério da Saúde agilize a entrega das vacinas e os municípios as apliquem com rapidez.
Conta que algumas cidades já começaram a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos, e Santa Catarina tem a meta de até final de agosto imunizar todos os cidadãos de 18 anos para cima. Ressalta que a imunização completa ainda está longe, pois apenas 25% da população catarinense concluiu a segunda dose.
Comunica que no dia 18 de agosto a Comissão de Saúde irá realizar uma audiência pública para debater o cenário atual da pandemia, bem como reunirá gestores públicos para falar sobre a questão de dar amparo aos que ainda sofrem com sequelas da doença. Acrescenta que no âmbito nacional foi criada a Associação de Vítimas da Covid. [Taquigrafia: Roberto]