Pronunciamento

Neodi Saretta - 003ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/02/2024
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Registra que, infelizmente, Santa Catarina e parte do Brasil vivem uma epidemia de dengue. No Estado, já são 5.897 casos prováveis da doença, o que representa um aumento de quase 650% em 2024, segundo últimos dados da DIVE - Diretoria de Vigilância Epidemiológica, o que considera extremamente preocupante. Conforme as informações, foram identificados 7.185 focos do mosquito Aedes aegypti em 182 municípios, sendo que 154 são considerados infestados pelo vetor.
Cita que a Ministra da Saúde fez pronunciamento em rede nacional, objetivando realizar uma mobilização nacional contra o mosquito transmissor e alertar a população quanto ao combate do vírus da dengue. Também o Governo Federal anunciou R$ 1,5 bilhão como repasse de recursos para Estados e Municípios, num esforço nacional, inclusive para ampliar a produção e acesso à vacina. Adverte sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito, conscientizando a população, além do trabalho dos agentes de combate às endemias e epidemias.
Quanto à vacinação da dengue, informa que o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer este imunizante, e 750 mil doses foram recebidas no mês de janeiro, parte de um lote de aproximadamente 1,3 milhão de doses. Destaca que, no Estado, num primeiro momento, 13 municípios receberão doses para crianças de 10 a 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações.
Ainda, na questão das rodovias, cita os diversos programas, reconhece os esforços sendo feitos, mas considera a situação muito drástica. Traz como exemplo a SC-283, ligação entre Concórdia, Seara, Chapecó e extremo oeste, onde há uma demora na revitalização, dificuldade de lançar licitações, muitas delas encaminhadas no governo anterior e foram suspensas. Destaca as questões urgentíssimas, como o trecho entre Concórdia e Chapecó, que teve dois deslizamentos, um deles há mais de meses, e uma parte da pista foi interditada, necessitando de uma obra emergencial. Faz apelo ao Governo do Estado para que haja uma ação urgente nestes pontos de deslizamento, esperando que o Programa Estrada Boa possa dar andamento às revitalizações para que o Estado tenha uma melhor infraestrutura. [Taquígrafa: Sara]