Pronunciamento

Neodi Saretta - 027ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/04/2021
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Comunica que se iniciou, no dia anterior, a campanha de vacinação contra a gripe, e salienta a importância da referida campanha para evitar mais casos de doenças. E comenta algumas alterações que aconteceram para evitar aglomerações de pessoas. Enfatiza a importância da imunização contra a gripe, tendo em vista a lotação nos leitos de UTI por conta da Covid-19, podendo evitar uma possível sobrecarga nos sistemas de saúde.
Lamenta a queda de aproximadamente 20% da produção de milho em Santa Catarina, causada pela estiagem, resultando aos produtores uma perda de 800 mil toneladas de milho. Além da estiagem, o Deputado comenta que os produtores também foram surpreendidos pela praga cigarrinha do milho. Relata que, no início de março, encaminhou um pedido à Secretaria de Estado da Agricultura para a criação de um programa de auxílio aos agricultores para evitar a proliferação da praga, e ao fim de março, sugeriu a criação de uma linha de crédito para auxiliar os agricultores afetados pela praga. Acrescenta que a Epagri já disponibilizou seus técnicos para fazer os laudos e encaminhar aos bancos, mas lamenta que o seguro agrícola cubra apenas perdas causadas pela estiagem, deixando de fora perdas causadas aos afetados pela seca e pela cigarrinha.
Apela ao Governo do Estado e ao secretário da Agricultura, Deputado Altair Silva, para que crie linhas de créditos para auxiliar os agricultores catarinenses. [Taquigrafia: Northon]