Pronunciamento

Neodi Saretta - 083ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/09/2011
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, estimados assistentes, gostaríamos de fazer um registro nesta sessão sobre um evento que vem acontecendo alguns anos, já está na sua 22ª edição, que é a Romaria da Terra e da Água, que este ano será realizada no próximo domingo, dia 11 de setembro. Aliás, é uma data triste para o mundo em função dos ataques terroristas aos Estados Unidos. Mas não tem nada a ver com essa romaria, pois ela é histórica. Quem sabe possa até servir para reflexão.
A Romaria da Terra e da Água acontece na diocese de Joaçaba, no município de Irani, um dos berços do Contestado, que foi um conflito pela posse da terra dos mais históricos de Santa Catarina, mas por muito tempo a história brasileira deixou essa passagem triste encoberta. Estamos aproximando-nos do centenário da Guerra do Contestado, inclusive apresentamos um projeto de lei, que está tramitando nesta Casa, instituindo a data comemorativa dos 100 anos dessa passagem da história catarinense. E é nesse berço, mais precisamente na região de Irani, que será realizada a 22ª Romaria da Terra e da Água.
O tema deste ano será Mudanças Climáticas e não poderia ser mais oportuno, no momento em que o planeta debate essa questão, em função das catástrofes que têm ocorrido mundo afora. O Brasil vez por outra tem problemas climáticos. Inclusive, estamos atravessando um período de excesso de chuva, o que preocupa, pois diversos municípios estão em estado de alerta e outros em estado de emergência.
Por essa razão, queremos solidarizar-nos com as pessoas que estão sofrendo, até em função desse excesso de chuvas, mas debater as mudanças climáticas é importante para todos nós. Hoje temos que ter ciência e debater essa questão, até para que as ações feitas ao longo dos próximos anos seja no sentido de se ter em mente as suas implicações, a fim de que tenhamos um meio ambiente sustentável e cada vez melhor de se viver.
A Romaria da Terra e da Água é histórica e é coordenada por igrejas, mas estão convidados para participar todos aqueles que queiram refletir sobre o tema, sobre as questões da terra no Brasil, sendo que a questão da ocupação e da distribuição da terra em nosso país é um momento de reflexão.
Sr. presidente, tive a oportunidade de participar de diversas romarias ao longo desses anos e no dia 11 de setembro de 2011, em Irani, teremos a 22ª Romaria da Terra e da Água, um momento oportuno para refletirmos e meditarmos. Lá estaremos participando ativamente desse evento, para o qual estendemos o convite a todos os colegas e aos que nos assistem neste momento.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)