Pronunciamento

Neodi Saretta - 009ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/02/2022
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Destaca que no dia 23 de fevereiro ocorrerá uma reunião da Comissão de Saúde para a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2021 da Secretaria de Estado da Saúde. Lembra que o momento será importante, onde analisarão como os recursos estão sendo aplicados e quais apresentam as maiores lacunas a serem solucionadas, como as cirurgias eletivas.
Entende que a pandemia causou um freio nas cirurgias, e em decorrência do avanço da vacinação os procedimentos foram retomados, mas a fila continua a mesma. Comenta do crescimento da fila em cerca de 60% durante a pandemia, e destaca quase 100 mil catarinenses a espera em filas para cirurgias eletivas.
Expressa a angustia das pessoas que aguardam anos por procedimentos, como o sofrimento da espera pelas complicações. Fala da sua visita a Treze Tílias na reunião da Uvemoc, União dos Vereadores do Meio Oeste Catarinense, junto com os hospitais e representantes do Legislativo Municipal, onde houve um importante debate, cujo tema principal foi sobre cirurgias eletivas.
Fala sobre a questão da estiagem, a qual atinge grande parte do Estado, como o meio-oeste e planalto serrano. Diz estar muito preocupado com os açudes secos e as perdas na agricultura. Discorre sobre os recursos enviados e reforça que são pouquíssimos os valores disponíveis, e em conversa com a EPAGRI, lembra que muitos são os projetos que estão parados, pois os recursos não são suficientes para atender os agricultores. [Taquigrafia: Guilherme]