Pronunciamento

Neodi Saretta - 076ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/09/2013
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, sra. deputada Ana Paula Lima, catarinenses que acompanham esta sessão ordinária da Assembleia Legislativa.
Gostaria de falar sobre mais uma conquista importante em termos de saúde, que é a vacina contra a catapora que passa a ser ofertada pelo SUS. Quero dar ênfase a essa matéria, repercuti-la, porque julgo importante e também porque o tema saúde, deputado Jorge Teixeira, tem sido bastante debatido. A saúde realmente está na pauta dos debates em Santa Catarina, em nossos municípios e pelo país afora.
Tivemos mais uma conquista importante a respeito dessa vacina, como outras que passaram a ser fornecidas pelo Sistema Único de Saúde. No caso específico desta - e vou utilizar-me do material divulgado pela Agência Nacional de Saúde -, o público alvo é formado por crianças de 15 meses que já tenham tomado a primeira dose da tríplice viral. Com a nova vacina, o ministério da Saúde pretende reduzir as internações por varicela, catapora.
Sempre que se fala em saúde, fala-se também em prevenção. Infelizmente, não temos vacina para todo tipo de problema de saúde, mas naqueles casos em que já foram desenvolvidas vacinas, a prevenção tem-se mostrado muito importante.
O ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização, passa a oferecer, a partir deste mês, em toda a rede pública de saúde a vacina contra a varicela incluída na tetra viral que também protegerá contra sarampo, caxumba e rubéola. A nova vacina vai compor o calendário nacional de vacinação e será ofertada exclusivamente para crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira vacina.
Com a inclusão da vacina, o ministério da Saúde estima uma redução de 80% das hospitalizações por varicela/catapora. Esse é um dado sempre importante. Hoje os nossos hospitais já estão superlotados, assim sendo, quanto mais prevenção, melhor para o cidadão e para a rede hospitalar.
Hoje temos dados que mostram que quase nove mil pessoas são internadas anualmente com varicela e ocorrem mais de 100 óbitos. Além disso, ela facilita o trabalho dos profissionais e traz economia, pois se usa apenas uma agulha, uma seringa, um único local de conservação, segundo o próprio ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Com a tetraviral o SUS passa a ofertar 25 vacinas, 13 delas já disponibilizadas no calendário nacional de vacinação. Foram investidos R$ 127 milhões para a compra de 4,5 milhões de doses por ano.
A população deve informar-se nos postos de saúde mais próximos para saber se a vacina tetra viral já está disponível. Isso porque alguns municípios ainda estão adequando a rotina à nova vacina por causa da necessidade de capacitação dos profissionais para administração da dose ou pela dificuldade de distribuição para salas de vacinas em locais de difícil acesso.
Então, quero lembrar ainda que a tetra viral é segura, conforme garante o ministério da Saúde, pois tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas.
Quero reforçar essa conquista importante para os usuários do SUS - Sistema Único de Saúde. Como já dissemos aqui em outras ocasiões, há outras vacinas importantes a serem fornecidas como a da hepatite B, para a qual se aumentou gradativamente o limite de idade, muito embora defendamos a tese de que deva ser fornecida para toda a população, independentemente da idade.
Além disso, srs. parlamentares, também comemoramos recentemente o fornecimento da vacina HPV para as meninas até 11 anos. Eu acredito que todos têm que fazer um grande esforço em defesa da saúde no estado e nos municípios. Para isso, as campanhas públicas de esclarecimento sobre a importância da prevenção e vacinação são importantes, assim como é fundamental o aumento dos recursos destinados ao setor. Estados, união e prefeituras têm que estar cientes de que a melhoria da qualidade da saúde no país passa, sim, por uma melhor gestão e cuidado, mas passa também por mais recursos, por mais estrutura.
Acredito que, nesse sentido, o SUS, que é uma rede integrada da qual fazem parte os municípios, a união e os estados, tem essa tarefa importante, principalmente para as pessoas que não possuem planos de saúde e condição de arcar com recursos próprios a saúde privada.
Portanto, é uma grande conquista a inclusão de mais essa vacina no conjunto das vacinas fornecidas pelo Sistema Único de Saúde no Brasil.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)