Pronunciamento

Neodi Saretta - 053ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/05/2022
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Informa que pela manhã aconteceram dois eventos da Comissão de Saúde. O primeiro foi um pedido de realização de audiência pública na intenção de debater a questão da ampliação dos leitos de UTI, em especial os de neonatal e pediátrica, em Santa Catarina. Comenta que muitos leitos de UTI utilizados na pandemia foram descredenciados, e afirma que a reivindicação sempre foi que os leitos pudessem permanecer credenciados para atender outras necessidades.
Registra que o segundo evento foi a audiência de prestação de contas quadrimestral com a Secretaria de Estado da Saúde. Destaca que os temas predominantes foram a situação da dengue no estado, o calendário vacinal e a fila de cirurgias eletivas. Destaca que é importante que haja uma política forte para resolver a enorme fila de pacientes para cirurgias eletivas.
Também informa que fez um questionamento, pois na prestação de contas constava zero pagamentos nas emendas parlamentares impositivas da saúde. Lamenta que a Secretaria de Saúde não tenha autonomia administrativa e financeira para que os pagamentos fossem realizados sem precisar de autorização da Secretaria da Fazenda.
Deputado Adriano Pereira (Aparteante) - Parabeniza o Deputado Saretta pelo pronunciamento. Comenta que há uma grave falta de leitos neonatal no Hospital Santo Antônio, em Blumenau.
Deputado Ismael dos Santos (Aparteante) - Concorda com o Deputado e comenta que é essencial que se cumpra a lei.
Deputado Marcius Machado (Aparteante) - Também lamenta a falta de autonomia da Secretaria de Saúde.[Taquigrafia: Northon]