Pronunciamento

Neodi Saretta - 080ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/09/2013
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, gostaria de tecer alguns comentários sobre assuntos que julgo importantes. Alguns dos quais, ou a maioria deles, já acabaram de passar aqui sob a forma de pedido de informação ou de indicações que entendo serem importantes. Também quero tecer alguns comentários para deixar isso mais explicitado e para que as soluções cheguem talvez com mais agilidade.
Um deles diz respeito à questão de um laboratório de análise de química, de solo, que é mantido pela Cidasc, em parceria com o Instituto Federal Catarinense, no campus de Concórdia.
As notícias dos últimos dias dão conta do fechamento desse laboratório. Aliás, prosseguindo a política de esvaziamento das nossas empresas públicas, da Cidasc, da Epagri e outras entidades, leva-nos a propor a criação de uma frente parlamentar em defesa do serviço público.
Estamos propondo essa frente na Assembleia Legislativa, mas queremos trazer o apelo nesta tribuna para que a Cidasc e o governo do estado revejam esses encaminhamentos que estão na empresa e que o serviço de análise do solo tão importante para o município de Concórdia e para sua região possa ser utilizado e que possa continuar sendo mantido esse laboratório.
Nós também queríamos tecer um comentário sobre um pedido de informação a respeito da Udesc, porque no ano passado ou retrasado, temos até fotos circulando nas redes sociais, se fez uma inauguração simbólica, inclusive foi descerrada uma placa, e essa placa está com dificuldades de ser localizada.
Então, é uma preocupação. E na semana passada, quando aqui estava o reitor da Udesc, falou-se da necessidade de ela cumprir compromissos históricos. E um desses compromissos históricos é a instalação de uma unidade na região do meio-oeste, tão pedida e solicitada por aquelas comunidades.
Também quero fazer uma referência a uma proposição que fizemos ao governo do estado, a respeito do município de Maravilha que tem uma UTI e que tinha um convênio com o estado que não foi renovado. Desde 2012 esse convênio não é renovado.
O hospital já integra a rede de urgência e emergência. Esse hospital tem 100 leitos, sendo dez de UTI e destes sete são cadastrados pelo SUS, o que garante o atendimento necessário para a região.
Portanto, estamos fazendo um apelo ao governo do estado para que faça esse convênio com o hospital e possa manter essa UTI tão importante.
Aliás, em termos de UTI temos feito uma defesa não só aqui na Assembleia Legislativa, mas já falamos inclusive com o governador sobre isso, com o secretário da Saúde, que é também a necessidade da região do meio-oeste de Santa Catarina ter uma UTI neonatal, sendo que as UTIs que atendem à região do meio-oeste são de Curitibanos e Concórdia, mas toda a região do meio-oeste não tem nenhum leito de UTI neonatal. E seria importante e fundamental que ali também tivesse. Então faço um apelo para que o governo do estado possa pensar nisso.
Mais do que nunca o tema saúde tem estado na pauta dos municípios, dos estados e da união. São discutidos aqui os novos pactos, a implantação das redes de urgência e de emergência, as novas redes que estão sendo implementadas e os novos recursos que estão sendo discutidos, a exemplo dos royalties do pré-sal, que parte deles será destinada para a Saúde.
Acho que é a hora de as nossas entidades e o governo do estado, com os municípios e junto com o Ministério da Saúde, buscarem aparelhar melhor as nossas diversas regiões, ter uma estrutura em cada uma das microrregiões de Santa Catarina, para de fato, deputado Serafim Venzon, haver uma diminuição desse deslocamento muito grande de ambulancioterapia e de outras formas de transferência de pacientes, deixando o tratamento fora do domicilio só para os casos realmente de maior complexidade, já que sabemos que nem todo o tratamento poderá se levar para todas as cidades.
Então, fizemos esse apelo em relação à UTI de Maravilha, tão importante e fundamental para aquela região.
Muito obrigado, sr. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)