Pronunciamento
Neodi Saretta - 081ª SESSÃO ORDINÁRIA
Em 06/08/2014
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados e estimados catarinenses que acompanham esta sessão, vou abordar o tema da infraestrutura, já que, nesta manhã, abordei a questão da saúde.
Quero dizer, deputado Antônio Aguiar, que realmente precisamos fazer mais e melhores investimentos em saúde, agora, para ser prioridade, isso tem que também estar no Orçamento. O estado de Santa Catarina aplica o mínimo dos mínimos em Saúde, porque 12% equivale ao mínimo, e ele aplica rasos 12%. Então, isso não é prioridade. Acho que o governo do estado deveria repensar os seus investimentos no setor de saúde e se engajar nesse grande esforço nacional que está sendo feito para que haja uma melhoria, de fato, na saúde pública catarinense.
Gostaria de abordar nesta semana um assunto que já venho falando há algum tempo. Falei ontem sobre a infraestrutura rodoviária em Santa Catarina, mencionei uma série de rodovias que estão em estado precário, especialmente a SC-355, um trecho paralisado de obras no município de Jaborá.
Falamos da situação também da rodovia que liga Seara a Chapecó, que precisa de uma revitalização urgente.
Hoje, quero fazer menção há duas rodovias federais, porque julgo importante comentar sobre isso, já que elas estão no debate para serem incluídas no PAC 3, para que sejam feitas melhorias de duplicação.
A primeira delas é a BR-282, que corta toda Santa Catarina, a partir do extremo oeste vindo por São Miguel d'Oeste passando por Chapecó, na altura de Irani, depois de Joaçaba, Lages, chegando até a nossa Ilha de Santa Catarina. Essa é uma das BRs mais perigosas, inclusive pela sua característica geográfica de muitas curvas, aclives, declives, portanto, é uma das rodovias mais perigosas em Santa Catarina e tem feito um número grande de vítimas. Nós entendemos que são necessárias melhorias urgentes, no sentido da sua recuperação, em função do excesso de chuvas que ocasionou problemas, mas falo mais da questão estrutural, que é a questão futura da sua revitalização total e, preferencialmente, da sua duplicação em todo o seu trecho. A SC-282 é fundamental para o desenvolvimento de Santa Catarina. Nós percebemos a diferença quando passamos por Lages, onde se está concluindo a travessia urbana da duplicação, como fica mais dinâmico, como melhora a segurança. Digo o mesmo em Xanxerê, onde houve tantas manifestações e protestos quando estava parado lá e agora vemos as melhorias que estão sendo feitas na rodovia. Então, a 282 é uma rodovia que precisa, em toda ela, de duplicação. Nós defendemos a sua efetiva inclusão nas obras do PAC 3 para a sua duplicação.
E a segunda rodovia que defendemos e queremos registrar aqui, inclusive, que recebemos um documento da Amures assinado por diversas entidades, capitaneado pela prefeita da cidade, que é presidente da Amures, que defende novos investimentos para a BR-116, melhorias e investimentos que beneficiarão a cidade por intermédio de passarelas, passagens seguras, vias laterais, pista de rolamento, trevo de acesso, enfim, obras que garantirão mobilidade e a livre circulação das pessoas. Essas obras não estão previstas em contrato e agora os prefeitos estão mobilizando-se.
Então, são duas rodovias importantes que nós defendemos para a inclusão no PAC 3 na sua efetiva concretização dos investimentos através do ministério do Transporte, do DNIT. Quero fazer uma referência ao ex-superintende do DNIT, o João José, que fez um belo trabalho à frente desse órgão. Nós precisamos que esse trabalho prossiga para que possamos ter perspectiva, a curto e médio prazo, de ter essas rodovias ampliadas, duplicadas, que são tão importantes.
O Sr. Deputado Daniel Tozzo - V.Exa. me permite um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Pois não!
O Sr. Deputado Daniel Tozzo - Sendo da região e vendo a sua preocupação com as rodovias, quero estender e reforçar o seu discurso. Quando estive, na semana passada, reunido com o presidente do Sicom, da Acic e do CDL, de Chapecó, as reivindicações eram no mesmo sentido.
Então, para reforçar, trata-se de três entidades muito importantes para toda nossa região que estão solicitando o empenho desta Casa para acelerar esse processo.
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Deputado, agradeço por contribuir e incorporo o seu aparte na minha fala. Isso demonstra o esforço das entidades para que tenhamos, efetivamente, essas rodovias incluídas nas obras estruturantes que deverão ser encaminhadas nos próximos anos, nesse caso, obras federais.
Quero ao final de minha fala, dizer que também temos uma expectativa positiva de ver o andamento da concretização do sonho das nossas ferrovias. Temos projetos de estudos, agora, saindo das ligações das ferrovias, sendo uma delas, a que liga o extremo oeste catarinense ao oeste, o litoral aos portos, que antigamente se chamou de Ferrovia do Frango, mas é muito mais do que isso, é a Ferrovia da Integração. E esperamos que sigamos adiante na defesa disso, que nos dará melhor infraestrutura de transporte para Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)
Quero dizer, deputado Antônio Aguiar, que realmente precisamos fazer mais e melhores investimentos em saúde, agora, para ser prioridade, isso tem que também estar no Orçamento. O estado de Santa Catarina aplica o mínimo dos mínimos em Saúde, porque 12% equivale ao mínimo, e ele aplica rasos 12%. Então, isso não é prioridade. Acho que o governo do estado deveria repensar os seus investimentos no setor de saúde e se engajar nesse grande esforço nacional que está sendo feito para que haja uma melhoria, de fato, na saúde pública catarinense.
Gostaria de abordar nesta semana um assunto que já venho falando há algum tempo. Falei ontem sobre a infraestrutura rodoviária em Santa Catarina, mencionei uma série de rodovias que estão em estado precário, especialmente a SC-355, um trecho paralisado de obras no município de Jaborá.
Falamos da situação também da rodovia que liga Seara a Chapecó, que precisa de uma revitalização urgente.
Hoje, quero fazer menção há duas rodovias federais, porque julgo importante comentar sobre isso, já que elas estão no debate para serem incluídas no PAC 3, para que sejam feitas melhorias de duplicação.
A primeira delas é a BR-282, que corta toda Santa Catarina, a partir do extremo oeste vindo por São Miguel d'Oeste passando por Chapecó, na altura de Irani, depois de Joaçaba, Lages, chegando até a nossa Ilha de Santa Catarina. Essa é uma das BRs mais perigosas, inclusive pela sua característica geográfica de muitas curvas, aclives, declives, portanto, é uma das rodovias mais perigosas em Santa Catarina e tem feito um número grande de vítimas. Nós entendemos que são necessárias melhorias urgentes, no sentido da sua recuperação, em função do excesso de chuvas que ocasionou problemas, mas falo mais da questão estrutural, que é a questão futura da sua revitalização total e, preferencialmente, da sua duplicação em todo o seu trecho. A SC-282 é fundamental para o desenvolvimento de Santa Catarina. Nós percebemos a diferença quando passamos por Lages, onde se está concluindo a travessia urbana da duplicação, como fica mais dinâmico, como melhora a segurança. Digo o mesmo em Xanxerê, onde houve tantas manifestações e protestos quando estava parado lá e agora vemos as melhorias que estão sendo feitas na rodovia. Então, a 282 é uma rodovia que precisa, em toda ela, de duplicação. Nós defendemos a sua efetiva inclusão nas obras do PAC 3 para a sua duplicação.
E a segunda rodovia que defendemos e queremos registrar aqui, inclusive, que recebemos um documento da Amures assinado por diversas entidades, capitaneado pela prefeita da cidade, que é presidente da Amures, que defende novos investimentos para a BR-116, melhorias e investimentos que beneficiarão a cidade por intermédio de passarelas, passagens seguras, vias laterais, pista de rolamento, trevo de acesso, enfim, obras que garantirão mobilidade e a livre circulação das pessoas. Essas obras não estão previstas em contrato e agora os prefeitos estão mobilizando-se.
Então, são duas rodovias importantes que nós defendemos para a inclusão no PAC 3 na sua efetiva concretização dos investimentos através do ministério do Transporte, do DNIT. Quero fazer uma referência ao ex-superintende do DNIT, o João José, que fez um belo trabalho à frente desse órgão. Nós precisamos que esse trabalho prossiga para que possamos ter perspectiva, a curto e médio prazo, de ter essas rodovias ampliadas, duplicadas, que são tão importantes.
O Sr. Deputado Daniel Tozzo - V.Exa. me permite um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Pois não!
O Sr. Deputado Daniel Tozzo - Sendo da região e vendo a sua preocupação com as rodovias, quero estender e reforçar o seu discurso. Quando estive, na semana passada, reunido com o presidente do Sicom, da Acic e do CDL, de Chapecó, as reivindicações eram no mesmo sentido.
Então, para reforçar, trata-se de três entidades muito importantes para toda nossa região que estão solicitando o empenho desta Casa para acelerar esse processo.
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Deputado, agradeço por contribuir e incorporo o seu aparte na minha fala. Isso demonstra o esforço das entidades para que tenhamos, efetivamente, essas rodovias incluídas nas obras estruturantes que deverão ser encaminhadas nos próximos anos, nesse caso, obras federais.
Quero ao final de minha fala, dizer que também temos uma expectativa positiva de ver o andamento da concretização do sonho das nossas ferrovias. Temos projetos de estudos, agora, saindo das ligações das ferrovias, sendo uma delas, a que liga o extremo oeste catarinense ao oeste, o litoral aos portos, que antigamente se chamou de Ferrovia do Frango, mas é muito mais do que isso, é a Ferrovia da Integração. E esperamos que sigamos adiante na defesa disso, que nos dará melhor infraestrutura de transporte para Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)