Pronunciamento

Neodi Saretta - 062ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/08/2015
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, estimados catarinenses.
Gostaria de usar esta tribuna para relatar importante audiência que mantivemos ontem, em Brasília, no ministério da Educação, a respeito de uma luta antiga que temos travado, qual seja, pela expansão do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul, e ontem, especificamente, tratamos da criação do campus de Concórdia.
A região de Concórdia participou ativamente da ação e do movimento pela criação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Na ocasião, como prefeito daquele município, também em inúmeras ocasiões, participamos de reuniões, mobilizações, até que finalmente esta universidade foi criada, num grande avanço, e estabeleceu a reitoria em Chapecó, e campus também no Paraná e Rio Grande do Sul.
Desde aquela ocasião, ansiava-se, no caso específico da região de Concórdia, também pela instalação de um campus, e essa luta prosseguiu. Foi elaborado um projeto, houve, em 2012, um compromisso do governo, então assumido pelo ministro da Educação Aloizio Mercadante, de que esse campus era importante e deveria sair.
A universidade instituiu a comissão oficial de elaboração do projeto, foi o projeto elaborado, e hoje nós estamos na expectativa de que isso de fato seja efetivado.
Estivemos, ontem, mais uma vez, no ministério da Educação, acompanhado de lideranças do Alto Uruguai Catarinense, do prefeito de Concórdia, a prefeita presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, de representantes de entidades empresariais e do deputado federal Pedro Uczai, com que articulamos essa reunião. E, mais uma vez, estivemos lá com o secretário executivo do MEC, que nos atendeu de forma muito atenciosa, e também com uma perspectiva positiva de que este campus de fato saia.
Até porque depois desse campus, deputado Padre Pedro Baldissera, nós temos outras reivindicações que estão na fila, como o de São Miguel do Oeste, que nos somamos a elas para esta expansão, que era um compromisso do MEC desde a criação, deputado Natalino Lázare, da Universidade Federal de Fronteira Sul.
Então, ontem, tivemos essa reunião importantíssima, mais uma vez ressaltando que todos os requisitos já estão preenchidos, o projeto está elaborado, e, nas palavras do próprio secretário executivo do MEC, não há discussão, deputado Padre Pedro Baldissera, sobre a questão do mérito, ou da tramitação, da criação. Há apenas a pendência de ter aprovação, por parte do Congresso Nacional, de mais cargos de professores para as instituições superiores, de professores e técnicos para as nossas universidades. Estes cargos sendo distribuídos para as universidades permitem que elas, dentro da sua autonomia, criem os campus e esses cursos, aquilo que já está encaminhado.
Então, nós ficamos satisfeitos com esta audiência, deputado Natalino Lázare, porque demos mais um passo nessa luta que existe desde o movimento pela criação da Universidade Federal da Fronteira Sul, há uns 15 ou 16 anos. E depois, deputado Padre Pedro Baldissera, v.exa. que acompanhou todo esse movimento, depois da criação da Universidade da Fronteira, temos quase oito anos dessa luta para ter o campus da Universidade Federal da Fronteira Sul em Concórdia, ou seja, mais um campus da Universidade Federal em Santa Catarina, que é a nossa grande luta, o grande sonho.
O Sr. Deputado Natalino Lázare - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Pois não!
O Sr. Deputado Natalino Lázare - Primeiramente, gostaria de cumprimentá-lo, deputado.
Tenho uma especial admiração por v.exa. pelos cargos que ocupou, prefeito de Concórdia duas vezes, com extraordinária performance e também como parlamentar. E nessa sua luta da implantação do ensino público em Santa Catarina, especialmente no oeste de Santa Catarina.
Nós, no oeste, andamos a duras penas, precisamos avançar muito. Nada contra quem já conseguiu esses benefícios, mas a sua luta nos encoraja muito a continuarmos, no sentido de que se avance ainda mais.
Nós não temos a Udesc ainda lá consolidada no oeste de Santa Catarina, não temos ainda a Universidade Federal da Fronteira Sul, não temos ainda o ensino público consolidado.
Então, essa sua luta é uma luta realmente importante para a nossa região. E esse deputado está à disposição para realmente fazermos a pressão necessária em Brasília e aqui no estado, para que os alunos do oeste de Santa Catarina também sejam considerados iguais a todos os estudantes de Santa Catarina. Por isso, parabéns por essa luta.
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Obrigado pelas suas palavras bondosas, em primeiro lugar a respeito desse parlamentar e, em segundo lugar, por essa sua solidariedade nessa luta e essa sua disposição.
Portanto, quero fazer esse registro dessa audiência que mantivemos ontem em Brasília, desse momento importante. E a minha expectativa e deixar registrado o nosso apelo para que o MEC possa conseguir articular com o Congresso Nacional, com o governo federal, a criação de cargos de professores para as nossas universidades brasileiras que permitam continuar uma expansão importante que foi feita nos últimos anos e que não pode parar. E dentro dessa expansão, a expansão da Universidade Federal da Fronteira Sul é uma das grandes exigências e sonho dos catarinenses.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)