Pronunciamento

Neodi Saretta - 105ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/11/2013
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, eu já havia me manifestado nesta sessão, mas venho novamente à tribuna para não deixar passar em branco o horário do PT e porque tenho um assunto importante para abordar, que iria tratar na próxima terça-feira, mas já o antecipo nesta sessão.
Na próxima semana, com início no dia 20, teremos um importante evento, que será a Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador da CUT de Santa Catarina.
Há, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a Frente Parlamentar da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, a qual tenho a satisfação de presidir, que tem feito diversos eventos nesta Casa e debates, visando à questão da saúde do trabalhador, que é tão importante.
Mas as entidades que propuseram a criação dessa frente têm feito eventos importantes para debater esse tema. E este ano teremos a realização da Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador da CUT de Santa Catarina e do Brasil, cujo objetivo é o seguinte:
(Passa a ler.)
"A sensibilização das lideranças a respeito da importância e da centralidade dos temas relacionados à saúde do trabalhador. Ou seja, evidenciar que não é simplesmente um tema transversal que influencia circunstancialmente a vida do trabalhador e da trabalhadora de maneira pontual e fortuita no momento em que adoece ou é vítima de um acidente do trabalho. Pelo contrário, saúde do trabalhador é um campo de intervenção complexo."
Eu usei esta frase dos objetivos do evento para exemplificar um pouco a importância desse evento que terá, a partir da abertura, uma mesa debatendo a situação da saúde do trabalhador no Brasil e em Santa Catarina - isso no dia 20, com a abertura às 18h30. E depois, no dia 21, no segundo dia, haverá o encaminhamento dos trabalhos em grupo, debates e depois a plenária trazendo questões sobre a conferência nacional da saúde do trabalhador, sobre as intervenções no Conselho Estadual de Saúde, nas comissões intersetoriais de saúde do trabalhador, sobre o Cerest - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.
Enfim, essa conferência será muito importante e estamos divulgando-a - e estaremos lá na abertura - porque esse tema da saúde do trabalhador tem-se tornado relevante a cada dia mais pela quantia de problemas relacionados ao trabalho que podem ser prevenidos com ações, conscientização e políticas públicas que possam trazer o cuidado na área da saúde do trabalhador. Um esforço conjunto entre o poder público, a iniciativa privada, a comunidade e as entidades populares e sindicais poderá amenizar essa questão e melhorar cada vez mais a saúde do trabalhador.
Era este o registro que eu queria fazer nesta sessão, sr. presidente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)