Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 098ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/11/2007
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, também gostaria de cumprimentar o nosso vereador de Araranguá, sr. Ronaldo Pereira da Silva. É um prazer tê-lo aqui junto com seu amigo, um dos nossos agricultores de Araranguá!
Da mesma forma, também quero cumprimentar os professores e alunos aqui presentes.
Sr. presidente e srs. deputados, eu me dirijo à tribuna, hoje, para falar de algumas ações do governo do estado na microrregião da Amauc.
Na última estada do governador na região de Concórdia, inauguramos o acesso asfáltico a Arvoredo. Portanto, é mais um município que tem o seu acesso asfaltado, dando a oportunidade do seu desenvolvimento e progresso. Como diz o nosso governador Luiz Henrique da Silveira, não existe desenvolvimento se não tivermos estradas, deputado Antônio Aguiar. E o governador vem cumprindo esse seu compromisso de fazer chegar o asfalto, deputado Nilson Gonçalves, a todos os municípios do estado de Santa Catarina.
Arvoredo será valorizado com a instalação de novas indústrias e com o crescimento da nossa agricultura, uma vez que aquela cidade tem semelhança com os municípios do oeste de Santa Catarina, sendo um grande produtor de alimentos, através da suinocultura e da avicultura.
Da mesma forma, participamos de um dos projetos da prefeitura de Presidente Castelo Branco, um dos menores municípios do estado de Santa Catarina, que tem uma proposta inédita. O governo do estado contribuiu com R$ 300 mil e o prefeito, deputado Professor Grando - e v.exa. conhece Presidente Castelo Branco -, perfurou um poço profundo que poderá extrair até 70 mil litros de água por hora. Assim o prefeito Ademir Domingos Miotto, num convênio com o governo do estado, está fazendo com que chegue água potável, oriunda desse poço, a todas as comunidades do interior. Portanto, todos os agricultores vão ser beneficiados com água encanada de qualidade, água mineral, em todas as propriedades agrícolas.
Presidente Castelo Branco é um dos menores municípios, que tem a menor receita do estado. E essa foi uma decisão do prefeito, com a participação efetiva do governo do estado, ajudando a resolver um problema que há no interior, às vezes: o consumo de água sem a qualidade necessária.
O governador também entregou recursos ao prefeito de Alto Bela Vista, um dos municípios que ainda tinham 16 quilômetros de estrada de chão. Vejam que seis quilômetros de asfalto foram concluídos no governo passado de Luiz Henrique. Agora dez quilômetros foram licitados, sendo que em dez meses deverão estar prontos. Portanto, esse é mais um município da região da Amauc que terá o seu acesso asfaltado.
A cidade de Alto Bela Vista é conhecida - e o deputado Onofre Santo Agostini conhece - como a Capital do Coalho do Brasil, já que a maior produção de coalho está lá. E aquele município também está sendo contemplado com o asfalto, deputado Manoel Mota. Portanto, o governador está cumprindo com a sua missão de fazer chegar o asfalto a todos os municípios.
Da mesma forma, acontece com o município de Paial. Eram três municípios, dos 16 da região da Amauc, que não tinham ainda os seus acessos asfaltados. Paial, que tem um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano de Santa Catarina, fica a 40 quilômetros de Chapecó e a 70 quilômetros de Concórdia. Portanto, ainda são percorridos 40 quilômetros de estrada de chão para se chegar lá. A ponte que liga Paial a Chapecó, sobre o rio Irani, está pronta e o governador deverá inaugurá-la ainda este ano. Depois partirá para a licitação para fazer chegar o asfalto também a Paial. Até o término do mandato do governador Luiz Henrique da Silveira, eu não tenho dúvida de que nós, na região da Amauc, teremos a felicidade de ter todos os nossos municípios com os acessos asfaltados - e assim também acontecerá com todos demais municípios.
Eu fico feliz porque a agricultura e o interior do estado ganham muito com isso. Nós sempre lutamos para que o agricultor pudesse ter dignidade de morar na sua propriedade, mas para isso ele precisa ter lucro. E para que o seu filho também tenha interesse e prazer de morar no interior, primeiro precisamos dar-lhe as mesmas condições que têm aquelas pessoas que moram nas cidades. Nós precisamos levar até lá não só a energia elétrica e a comunicação, mas também as vias de acesso asfaltadas. E esse programa deixa-nos felizes porque se trata de uma decisão do governador Luiz Henrique, que agora está sendo cumprida.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Quero cumprimentar o eminente deputado Moacir Sopelsa e dizer da sua luta pela região e das conquistas que tem levado para lá.
O governo tem que fazer um trabalho com planejamento, e é isso que o governador Luiz Henrique está fazendo. Quer dizer, está priorizando a pavimentação asfáltica aos municípios que ainda não foram beneficiados e que foram esquecidos pelos outros governos.
Infelizmente, há um parlamentar aqui na Assembléia Legislativa que precisa fazer exame de vista, porque não enxerga direito. Então, todas essas obras são fruto da nossa imaginação? Será que seremos obrigados a tirar algumas fotos e mostrá-las aqui para, quem sabe, com uma visão mais de perto, s.exa. acordar?!
A sociedade reconhece tudo o que está sendo feito e por isso o sucesso deste governo em Santa Catarina, que está trabalhando, buscando alternativas e, independentemente de cores partidárias, levando uma solução para os municípios que ainda não tinham o acesso asfáltico.
Por isso temos que cumprimentar o governador Luiz Henrique da Silveira, a sua equipe e o secretário Mauro Mariani. Inclusive, queremos parabenizar v.exa. pelo trabalho que está sendo realizado, buscando essas alternativas. Deputado, é assim que se trabalha e buscam-se resultados para a população!
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Manoel Mota. V.Exa. é uma pessoa que, aqui na Assembléia Legislativa, sempre está atento a todas as ações desenvolvidas.
Mas, é verdade, também temos que parabenizar a equipe da secretaria de Infra-Estrutura, o Deinfra, na pessoa do deputado Mauro Mariani, que foi nosso colega na legislatura passada e hoje é deputado federal, pelo grande trabalho que faz à frente daquela pasta.
É assim que nós queremos que ocorram os investimentos. Ouvi há pouco o deputado Dirceu Dresch falar das questões da agricultura, da pequena agricultura catarinense. Nós ainda somos um exemplo para o país. Na maioria dos estados há latifúndios, grandes propriedades, e nós ainda temos perto de 200 mil pequenas propriedades na agricultura de Santa Catarina. Mas elas precisam ter o investimento dos governos estadual e federal nas áreas da saúde, da educação e da infra-estrutura.
Isso nos dá ânimo e coragem, pois dessa forma vamos construir um estado cada vez melhor, para que as pessoas possam viver com dignidade nas suas propriedades.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)