Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 043ª SESSÃO ORDINARIA

Em 12/06/2001
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, Sr. Presidente!
Srs. Deputados, dirijo-me ao Deputado Heitor Sché, dizendo-lhe que na próxima terça-feira, na audiência pública que trata da regulamentação dos despachantes, gostaríamos que pudessem estar presentes aqui, Deputado Heitor Sché, todas as partes interessadas, desde o nosso Diretor do Detran, como também a Associação dos Despachantes.
Nos últimos dias, aqui nesta Casa, temos ouvido diversos pronunciamentos acalorados e quero, neste momento, cumprimentar o Deputado Herneus de Nadal pelo esclarecimento, pela posição que trouxe a esta Casa no dia de hoje, sobre a ameaça de que seria processado por ter aqui apenas dito aquilo que levanta o Tribunal de Contas no seu relatório.
Nós temos que ter a consciência, Deputado Ronaldo Benedet, de que fomos eleitos para corresponder à expectativa da nossa gente. Fomos eleitos para estar aqui para fiscalizar, para estar aqui em defesa de todo o povo catarinense. Tenho sido procurado nos últimos dias pela imprensa, principalmente por aqueles do interior, dos pequenos Municípios, perguntando qual é o rumo que seria dado nos próximos dias à CPI da Sonegação Fiscal. E tive a oportunidade hoje, na reunião da Bancada do PMDB, de sermos unânimes em defender a continuidade desta CPI.
Eu defendo que não se faça da CPI um palanque político de um Deputado ou de outro, de um Partido ou de outro, mas que tenhamos aqui a responsabilidade, a obrigação e o dever de procurar buscar os interesses de todos.
Portanto, acho que o trabalho que a CPI está fazendo é em benefício de todos nós, porque estamos tentando buscar mais recursos para o Estado.
Vejo muitas vezes que se fala em falta recursos para fazer investimentos nos nossos Municípios. E nós, todos, aqui, especialmente aqueles que têm o compromisso de fiscalizar na ponta final, devemos dar a segurança de que os tributos que são pagos vão de fato para os cofres públicos; e que dos cofres públicos esses recursos sejam investidos de fato em obras voltadas para o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina.
Por isso, deixo aqui a palavra empenhada de que nós precisamos não fazer um palanque político mas, sim, desenvolver aquilo que é o nosso dever e a nossa obrigação: defender o povo catarinense, trabalhar em benefício daqueles que têm mais dificuldades, daqueles que precisam das realizações.
Deputado Romildo Titon, ontem tivemos a oportunidade, Deputado Milton Sander, de ver nesta Casa mais um Município, o Município de Pinheiro Preto, trazer aqui aquilo que é capaz de produzir. Um Município de 3.000 habitantes, considerado o maior produtor de vinho do Estado de Santa Catarina.
Nós que tivemos a oportunidade, Deputado Romildo Titon, junto com o Deputado Onofre Santo Agostini, de sermos, entre outros Deputados, escolhidos Deputado por aquele Município, fazemos justiça em defesa de que Pinheiro Preto possa, através de sua administração municipal e de seus Vereadores, especialmente de seu povo ordeiro e trabalhador, dar a possibilidade de sustentar este nome, de desenvolver este Município, que mostra o seu trabalho.
Também quero aproveitar para dizer que na próxima terça-feira, Deputado Sandro Tarzan, vai estar aqui se apresentando o Município de Concórdia. Um Município do qual tive a oportunidade de ter sido Prefeito, o qual tem na sua atividade principal a avicultura e a suinocultura. E ainda traz para o desenvolvimento desse Município, sem dúvida nenhuma, a economia ligada à agricultura.
Por isso aproveito para fazer o convite a todos os Deputados, para que possam na próxima terça-feira prestigiar o Município de Concórdia, num belo trabalho que faz a Assembléia Legislativa, através de uma idéia do seu Presidente, apoiada por todos os Deputados, de dar oportunidade aos Municípios menores, aos Municípios que têm mais dificuldade de mostrar o seu trabalho, o seu potencial.
O Sr. Deputado Sandro Tarzan - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Concedo um aparte a V.Exa., que tenho certeza que irá engrandecer aquilo que penso e pretendo dizer neste meu pronunciamento.
O Sr. Deputado Sandro Tarzan - Deputado Moacir Sopelsa, quero parabenizá-lo pelo seu discurso.
Escutei atentamente que V.Exa. falava primeiramente com relação à CPI da Sonegação. V.Exa. tem toda razão quando diz que a CPI não pode partir para o lado político.
Sem dúvida alguma nós temos visto que ela tem partido para o lado político. Acho que a população merece e tem o direito de ter uma resposta imparcial em relação à política, para que venha realmente esclarecer os fatos.
Quero cumprimentá-lo por ter parabenizado o Município de Pinheiro Preto, e também deixamos o nosso parabéns a este Município pequeno, promissor, de pouca população, mas de grande qualidade, que produz um dos grandes vinhos de Santa Catarina.
Nós tivemos uma missão na França e fizemos um relatório sobre esta nossa viagem, que tenho certeza que ajudará o Município de Pinheiro Preto.
Sem dúvida alguma nós estaremos prestigiando V.Exa. com o Município de Concórdia, na semana que vem.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, Deputado.
Quero finalizar convidando mais uma vez os Srs. Deputados que fazem parte da Comissão dos Transportes para que, após a nossa sessão plenária, possamos nos reunir para darmos o encaminhamento de alguns projetos que estão pendentes.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)