Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 076ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/09/2009
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, sras. deputadas, srs. deputados, senhoras e senhores da imprensa, venho à tribuna desta Casa no dia de hoje para externar também a minha preocupação, deputado Ismael dos Santos, e o meu sentimento pelas vítimas da catástrofe deste fim de semana, vítimas fatais e pessoas que mais uma vez perderam os seus bens, que perderam as suas propriedades, devido a essa situação climática no estado de Santa Catarina.
Uma empresa do meio-oeste, empresa importante para nós, a Celulose Irani, que tem uma reserva muito grande de floresta nativa e plantada, também perdeu parte dos seus bens, o que fez com que muitos dos seus funcionários tivessem dificuldade de realizar o seu trabalho no dia de hoje, causando altos prejuízos econômicos à empresa.
Também tivemos grandes prejuízos na agricultura. Proprietários agrícolas perderam as suas instalações, suas casas e suas ferramentas de produzir, de trabalhar, que são as instalações onde são alojados os animais. Mais uma vez se vê a importância de termos um seguro que dê uma segurança maior ao nosso produtor. Seguro das suas instalações, seguro das suas propriedades para minimizar um pouco esse sacrifício. Fui informado pela Casa Civil de que amanhã o governador irá percorrer as regiões afetadas pela catástrofe, com o intuito de ajudar os que foram prejudicados.
Sr. presidente, na semana passada participei de alguns encontros na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Eram encontros do governo do estado e da secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, além da secretaria da Agricultura de Santa Catarina, representada pelo secretário Antônio Ceron. Na ocasião, tratamos de um trabalho conjunto voltado à pequena agricultura dos dois estados, especificamente na questão de pequenas pastagens.
É uma necessidade e vem ao encontro do desenvolvimento da pequena agricultura, uma vez que temos em Santa Catarina pequenas propriedades de leite, de suínos e de cereais, cuja produção é muito importante. E se dermos oportunidade de melhorarem a propriedade, a pastagem, de investirem na melhoria de seus campos, tenho certeza de que poderão agregar valor à produção, colhendo resultados, colhendo dividendos.
Vimos a força do agronegócio na Exposição Internacional de Esteio: na pecuária de leite e de corte, na ovinocultura e no comércio de equipamentos. Esse tipo de evento movimenta mais de R$ 500 bilhões e dá a oportunidade de verificar a importância que tem o agronegócio, a agricultura para o Brasil.
Sempre digo que o dia em que tivermos a nossa produção agrícola reconhecida, em que tivermos o verdadeiro reconhecimento para aqueles que produzem alimentos, o Brasil deixará de ser um país de terceiro mundo para ser de primeiro mundo. Com certeza vamos estar entre os países que têm a melhor economia, porque sem alimento ninguém vive e ninguém pode sustentar-se.
Hoje o mundo vem em busca dos alimentos brasileiros e espero que isso dê uma condição melhor para o produtor; espero que haja maior reconhecimento na política de preços. Uma vez cumprido nosso dever, teremos uma agricultura com qualidade, com higiene, com sanidade, com produtividade. Apenas precisamos dar uma segurança maior na hora da comercialização dos produtos, porque o consumidor paga por um produto e o agricultor não recebe.
É isso que precisamos fazer para fortalecer ainda mais este país que, sem dúvida nenhuma, será o maior produtor de alimentos do mundo e também o maior exportador. Essa é a característica do nosso produtor e a característica do nosso país.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)
O SR. PRESIDENTE (Gelson Merísio) - Ainda dentro do horário reservado aos Partidos Políticos, os próximos minutos são destinados ao PSDB.
Com a palavra o sr. deputado José Natal, por até nove minutos.
O SR. DEPUTADO JOSÉ NATAL - Sr. presidente, srs. deputados, sob a liderança esta semana, nesta Casa, do deputado Giancarlo Tomelin, quero, em nome do PSDB, saudar e anunciar a presença, desde as 9h, quando chegou ao meu gabinete, do meu amigo Leandro Venâncio, de Guaramirim, presidente da Associação dos Deficientes daquela cidade, Adefig, acompanhando a sua mãe, dona Marlene, uma guerreira, e o jovem amigo que se engajou à causa também, o Samir.
Registro um agradecimento todo especial ao Zenir, motorista da prefeitura municipal daquela cidade, que transita em diversos lugares com o meu amigo Leandro nas questões inerentes às pessoas deficientes. A ele o meu agradecimento pelo reconhecimento do trabalho que vem tentando fazer em prol da Associação dos Deficientes Físicos da cidade de Guaramirim. E ao mesmo tempo o meu agradecimento ao prefeito daquela cidade, independentemente de questões políticas e de partido político, que há menos de 60 dias no cargo já se colocou à disposição da Adefig, uma situação que não tinha ocorrido com o prefeito que tinha assumido o mandato naquela Casa, porque parece que a ele e a tantos outros no estado de Santa Catarina as pessoas portadoras de deficiência ainda não fazem parte da sociedade.
Então, o meu reconhecimento ao atual prefeito de Guaramirim e ao Zenir, que anda há bastante tempo com o Leandro, na busca de soluções para as pessoas com problemas de deficiência.
Deputado Giancarlo Tomelin, meu líder a partir de hoje, quero agradecer em nome da bancada do PSDB, através da bancada do PMDB, por ter-me solicitado que assumisse a liderança do governo nesta Casa, a partir do dia de hoje, até a chegada do deputado Elizeu Mattos, que está em missão internacional junto com o vice-governador Leonel Pavan, para tratar de assuntos que são de extrema importância para o estado de Santa Catarina.
O PSDB é um partido totalmente parceiro, assim como o vice-governador Leonel Pavan, o governador Luiz Henrique da Silveira e a própria bancada do PSDB, nesta Casa, eis que me fizeram uma deferência especial, solicitando-me que representasse o governo. E daqui, desta tribuna, quero agradecer e pedir a todos os deputados desta Casa, principalmente aos deputados que dão sustentação ao governo, que desçam de seus gabinetes na hora que entrarmos realmente na Ordem do Dia, para que possamos de uma vez por todas limpar a pauta com relação a alguns vetos que precisam ser apreciados, para o bem do governador, para o bem de Santa Catarina, e assim podermos dar continuidade na apreciação dos projetos de lei desta Casa.
Então, eu pediria para me prestigiarem, srs. deputados, descerem de seus gabinetes, para votarmos e limparmos a pauta dos projetos de lei que foram vetados e algumas outras matérias que precisam ser apreciadas nesta Casa.
Deputado Giancarlo Tomelin, antes de dar continuidade ao próximo assunto, que julgo também de extrema importância, lamentavelmente, por questões climáticas, sofremos nos últimos três dias problemas graves no estado de Santa Catarina novamente. E esse assunto já foi levantado aqui por diversos deputados.
Nós nos somamos ao governador do estado, a alguns prefeitos, que têm sofrido panes momentâneas com a questão do mau tempo, que tem deixado as administrações municipais cada vez em situação mais precária.
Ligou-me, hoje pela manhã, desesperado, o prefeito Antônio Pereira, o Duda, de Rio do Campo, no alto vale, dizendo que novamente a sua cidade foi atingida, ela que já estava com suas estradas vicinais em situação bem crítica.
Somos tenazes, assim como o governador Luiz Henrique da Silveira, o vice-governador Leonel Pavan e o Poder Legislativo, independentemente de partido político, não deixará de somar esforços para que possamos levar alento para aquelas pessoas que foram realmente atingidas. Que possamos, através de ações do PSDB, do PMDB, do PT, do PP e de todas as bancadas nesta Casa, encontrar a resolução imediata para dar abrigo a todos aqueles que perderam o seu lar, às empresas que precisam de suporte do governo, para dar continuidade na geração de emprego, de impostos, que é o que move este país, que é o que move Santa Catarina.
Então, como líder do governo nesta Casa, reitero o pedido aos deputados para que venham a plenário para podermos apreciar as matérias.
O Sr. Deputado Giancarlo Tomelin - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOSÉ NATAL - Ouço o meu líder, deputado Giancarlo Tomelin, que muito bem representa a cidade de Blumenau nesta Casa. Desta vez, deputado Giancarlo Tomelin, não irá recurso para Blumenau, ficará para os outros municípios.
O Sr. Deputado Giancarlo Tomelin - Deputado José Natal, apenas para dizer que amanhã vou tratar desse tema da tempestade que atingiu Blumenau, em que a empresa Auto Viação Catarinense acabou tendo a sua estrutura metálica arremessada para cima da rua São Paulo. Várias coisas aconteceram na cidade. Então, amanhã vou tratar sobre esse assunto da tribuna.
Quero rapidamente desejar êxito a v.exa. à frente da liderança do governo. V.Exa. tem toda legitimidade dentro do PSDB para conduzir certamente a liderança do governo, mas mais do que isso o nosso compromisso com essa polialiança é um compromisso baseado em três coisas: ética, moral e lealdade. E isso certamente o governo Luiz Henrique da Silveira e Leonel Pavan pode esperar da bancada do PSDB. E v.exa., desta vez assumindo a liderança do governo, dá-nos a certeza de que irá dar continuidade e até mais serenidade às coisas aqui dentro do Parlamento catarinense.
Parabéns, deputado José Natal. Eu, que substituo temporariamente o deputado Serafim Venzon, que está em viagem para a capital federal, tenho certeza de que v.exa. irá dar tudo de si para que as coisas aqui no Parlamento aconteçam de forma inteligente e com cumplicidade. E isso é o que temos aqui.
O SR. DEPUTADO JOSÉ NATAL - Muito obrigado, deputado Giancarlo Tomelin. Saiba v.exa. que serenidade nós damos a todas as ações, porque o que realmente pretendemos é continuar nesta Casa de leis viabilizando a governabilidade, viabilizando que as pessoas que moram em nosso estado tenham condições de aqui permanecer, sobreviver.
Temos falado em questões climáticas há muito tempo. E temos aqui o deputado Pedro Uczai, um apaixonado e conhecedor das questões climáticas, assim como tantos outros deputados. Mas estamos sofrendo, sim, Santa Catarina e alguns outros lugares, assim como também o país e o mundo. Mas os desleixos do passado na questão da degradação ambiental transformaram o mundo. Mas haveremos de arrumar soluções, se não para darmos definitivamente cabo de algumas situações, pelo menos para amenizar as questões climáticas que têm prejudicado a vida de tantas e tantas pessoas, em que o próprio homem é culpado.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)