Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 082ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/09/2011
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Nilson Gonçalves. Também quero mais uma vez, deputado, cumprimentar v.exa. e parabenizá-lo.
Esse é o trabalho da nossa Polícia Militar de Santa Catarina. E sempre tenho dito que o trabalho que a nossa Polícia Militar faz temos que ter o maior reconhecimento, pois o policial sabe a hora que sai de casa, mas não sabe a hora que volta e também de que forma volta. Por isso, parabéns por essa homenagem justa que v.exa. faz.
Quero cumprimentar os srs. deputados, as sras. deputadas e cumprimentar toda a imprensa.
Eu gostaria, deputado Nilson Gonçalves, ao mesmo tempo em que homenageamos e reconhecemos o trabalho da nossa Polícia Militar, de falar sobre a questão dos bombeiros militares e dos bombeiros voluntários.
V.Exa. possui em Joinville, como temos em Concórdia, os bombeiros voluntários há 50 anos. E continuamos ainda, deputado Mauro de Nadal, com essa divisão e com essa tendência de que bombeiro precisa ser militar, de que bombeiro não pode ser voluntário.
Quero deixar registrado que essa semana que passou vi com muita tristeza, lá em Concórdia, e quero isentar o prefeito municipal, sr. João Girardi, que recebeu, deputada Angela Albino, dos bombeiros voluntários, e também não quero fazer juízo do poder de cada corporação, tenho que respeitar o poder de cada corporação, mas acho uma injustiça que se instale, deputado Elizeu Mattos, o bombeiro militar em Concórdia, deputado Narciso Parisotto, v.exa. que é filho também daquele município, apenas para fazer a fiscalização das obras e dar os alvarás às construções, esquecendo os mais de 50 anos que os bombeiros voluntários prestam serviço e que é nessa atividade que conseguem algum recurso para manter a corporação.
É um trabalho digno, um trabalho que ninguém tem condições de colocar reparos, um trabalho que não tem hora, que não tem dificuldade. E sabemos o quanto vale o trabalho do Corpo de Bombeiros, quando precisamos, quando acontece alguma coisa que o bombeiro precisa ser chamado.
O motivo do meu pronunciamento aqui é que possamos encontrar uma solução. E aí temos que achar a legalidade, e não discuto a legalidade, mas discuto a valorização que tem o bombeiro militar, sim, mas que tem muito também o bombeiro voluntário. E lá em Concórdia vamo-nos dedicar para fazer tudo que pudermos. Tenho certeza de que podemos contar com os srs. deputados e com as sras. deputadas para preservar aqueles que cuidaram da nossa vida por mais de meio século, que prestaram um trabalho e que estão em Santa Catarina, como estão em Joinville, há mais de 100 anos, fazendo o seu trabalho, prestando o seu serviço com competência, com lealdade e, acima de tudo, com muito espírito de luta, com espírito de humildade, procurando cuidar e tratar de todas as pessoas.
Até podemos, quem sabe, numa parceria, legalizar a questão dos certificados, a questão das licenças que precisam ser dadas para as construções, fazer isso em parceria com os bombeiros militares. Mas não apenas, deputado Edison Andrino, achar que agora, depois de todos esses anos que prestam serviço em Concórdia, podemos esquecê-los e dar o filão de resultado positivo para o Bombeiro Militar.
Sei que v.exa., deputado Darci de Matos, conhece muito a questão dos bombeiros voluntários. E quero repetir que o exemplo é a cidade que v.exa. mora, o município de Joinville. Perdemos no tempo, porque Joinville tem mais de 100 anos, mas não perdemos na qualidade, não perdemos no trabalho que fazem os bombeiros voluntários no município de Concórdia.
Por isso, deputado Reno Caramori, v.exa. que também conhece as atividades dos bombeiros voluntários, deixo, aqui, nesta tarde, esse registro de que nunca vou aceitar que sejam substituídos os bombeiros voluntários nos municípios onde estão instalados.
Os bombeiros militares que procurem se instalar onde não existem corporações de bombeiros, que vão dar segurança onde não temos segurança. Agora, nos municípios em que por mais de cinco ou seis décadas os bombeiros prestam serviço, não posso admitir que agora venha o bombeiro militar querer conveniar com a prefeitura para tirar os recursos que sustentam os bombeiros voluntários, que têm um trabalho de transparência, de dignidade, de humildade e que colocam, acima de tudo, as suas vidas para preservar a vida das pessoas.
O Sr. Deputado Reno Caramori - V.Exa. me permite um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Reno Caramori - Deputado, não vou, aqui, dizer que não vou parabenizá-lo pela sua fala. O que seria até uma indecência minha pelo que sei o quanto o senhor luta pelos Bombeiros Voluntários.
V.Exa. está justamente transmitindo a Santa Catarina, para as pessoas que nos acompanham através da TVAL e da Rádio Alesc Digital, a sua opinião com conhecimento de causa. O senhor conhece o trabalho dos bombeiros voluntários. Em absoluto, nunca vamos ser contra os bombeiros militares nem contra os bombeiros comunitários. Queremos que todos cresçam dentro de um processo legal e de direito.
Agora, o trabalho que os bombeiros voluntários exercem em Santa Catarina é muito importante. V.Exa. é da cidade de Concórdia, onde existe uma das corporações mais atuantes do estado, como temos em Caçador, em Joinville, em Araranguá e até em Arabutã, ali do ladinho, pequenininho, e que tem o bombeiro como exemplo.
Por isso, deputado Moacir Sopelsa, quero cumprimentá-lo. Realmente, é muito importante que o governo se alerte para isso, que deixe os bombeiros voluntários atuarem onde eles estão estabelecidos, sim. E onde não tem que demos oportunidade para os militares e os comunitários instalarem suas corporações. Como precisamos também que o governo nos dê condições de criarmos mais unidades de bombeiros voluntários também onde não tem.
Acho que essa irmanada, essa tripartite, deve existir para que possamos socorrer o povo. O povo é que precisa disso, é a nossa sociedade.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Obrigado, deputado.
O Sr. Deputado Darci de Matos - V.Exa. me permite um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Darci de Matos - Deputado, o seu pronunciamento é no sentido de que o bombeiro militar procurou a prefeitura de Concórdia para fazer convênio, sendo que existe lá o bombeiro voluntário?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Exatamente!
O Sr. Deputado Darci de Matos - Deputado Moacir Sopelsa, isso é um absurdo, é uma brincadeira de mau gosto! Aliás, existe uma briga desnecessária, deputado Edison Andrino, dos bombeiros militares com os bombeiros voluntários e com os bombeiros comunitários. Mas precisamos das três corporações.
Os bombeiros militares têm que procurar fazer convênios e se instalar nos 170 municípios do estado que não têm nenhum bombeiro. Agora, querer atuar, deputado Nilson Gonçalves, nos municípios em que já existe um trabalho há décadas pelos bombeiros voluntários consistentes, reconhecidos pela comunidade, é um absurdo! V.Exa. está com razão. Não podemos permitir que isso aconteça. Nós queremos que cada um cumpra com a sua tarefa na região, no município onde eles estão instalados. E que os bombeiros militares procurem se instalar nos 170 municípios que ainda não têm bombeiros de espécie alguma. Enfim, o que está acontecendo em Concórdia é um absurdo. Eu estou perplexo.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Exatamente, deputado Darci de Matos. Eu agradeço a v.exa. o seu aparte.
Srs. deputados Manoel Mota, Darci de Matos e Reno Caramori, não tenho nada contra o bombeiro militar, mas entendo que é uma questão de respeito a uma corporação que tem mais de 50 anos no município de Concórdia, que sempre atendeu, que sempre serviu, que agora se vê impedida de trabalhar por essa corporação que vai para lá para firmar convênio com a prefeitura, a fim de buscar recursos. Esses recursos podem ser procurados de outra forma. Que se dê apoio aos voluntários, que eles sejam respeitados.
Eu respeito os bombeiros militares, pois entendo que têm um papel importantíssimo na sociedade, mas que seja dado o devido respeito àqueles que trabalharam durante todos esses anos no município de Concórdia.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Eminente deputado Moacir Sopelsa, quero cumprimentar v.exa., aniversariante no dia de hoje, bem como o meu amigo, deputado Elizeu Mattos, e a nossa amiga, deputada Dirce Heiderscheidt. É a bancada do PMDB, com o seu tamanho, que pode ter três aniversariantes no mesmo dia.
Por isso quero pedir ao Parlamento que a sessão seja suspensa por dez minutos, para que todos possam dar parabéns e comer um pedacinho de bolo dos colegas aniversariantes do PMDB, que nos têm orgulhado pelo seu trabalho neste Parlamento catarinense.
Podem ter certeza de que é um dia memorável, inesquecível. Não fizemos isso para nenhum outro deputado, nem no meu aniversário, porque era apenas um aniversariante, mas três têm que fazer uma festa, nesta Casa, com bolinho.
Então, queremos convidar todos para comemorar o aniversário de três figuras ímpares, e se o nobre presidente pudesse suspender a sessão por dez minutos para que os funcionários pudessem comemorar, seria uma honra para nós.
Muito obrigado, sr. presidente!
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Manoel Mota.
Quero agradecer a todos os deputados, em nome de nós três aniversariantes. É claro que se tivermos o privilégio de poder receber todos aqui, na sala de imprensa, e oferecer o nosso...
(Discurso interrompido pelo término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)