Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 023ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/04/2008
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, sra. deputada.
Quero apenas cumprimentar os vereadores de Correia Pinto, o Anildo do Nascimento e o Eder Mesquita, e dizer da alegria e do prazer em tê-los aqui conosco. São legisladores daquele município progressista que estão nos visitando aqui na nossa Casa.
Muito obrigado!
A SRA. PRESIDENTE (Deputada Ana Paula Lima) - Sejam muito bem-vindos ao Parlamento catarinense.
Sr. deputado Jailson Lima, v.exa. tem a palavra por até oito minutos.
O SR. DEPUTADO JAILSON LIMA - Muito obrigado, deputada Ana Paula Lima, presidente desta sessão, srs. deputados e telespectadores da TVAL.
Eu só quero complementar rapidamente o discurso do deputado Manoel Mota, porque li a sua mente, deputado, e v.exa. não conseguiu concluir porque não foi possível controlar o tempo.
Depois de toda a intervenção que fez a respeito da BR-101, o desfecho não poderia ter sido outro. V.Exa. iria terminar o seu discurso dando nota 13 ao governo Lula pelo resultado da BR-101, porque até o final deste ano as obras estarão 70, 80% concluídas.
Quando o deputado José Natal, que nos antecedeu, veio falar sobre a mudança da Constituição, a de um terceiro mandato, logicamente que se isso houvesse, deputado Manoel Mota, nada mais seria do que uma escola do PSDB, que mudou a Constituição dando um segundo mandato ao então presidente Fernando Henrique Cardoso.
Mas, no entanto, sabemos que esse debate está havendo porque o vice-presidente da República acabou defendendo um terceiro mandato para o presidente Lula. E isso em virtude das obras que são realizadas no nosso estado e no país como um todo; isso em virtude da mudança de conceito administrativo e do contingente de recursos que há neste país, com a administração de um governo sério.
É lógico que há equívocos e erros e, como foi citado aqui, deturpações de homens públicos que houve no PT e que nada mais foram do que histórias seqüenciais que vinham do governo anterior. E dentro do nosso partido nós também tivemos pessoas que erraram, e isso nos cabe condenar. Mas, no entanto, temos que verificar que o país é outro, que as obras estão acontecendo e que, finalmente, a secretaria de Segurança do estado assinou um convênio com o governo federal para o Pronasci - Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania -, também recurso que o governo federal tem colocado na segurança deste país.
E o cenário catarinense, na área de segurança, é extremamente grave. E cito alguns exemplos: o Pronasci já poderia ter sido assinado desde o início do ano, e aqui no estado comeu-se mosca porque não se aderiu ao programa inicialmente, deputada Odete de Jesus! E vemos manchetes de jornais dizendo que em Santa Catarina os assassinatos aumentaram em 95,8% este ano e também dando conta da situação dos presídios catarinenses. Ao mesmo tempo, verificamos que o governo federal faz obra macro e, como o governo republicano, não discrimina nenhum estado. E nós, em Santa Catarina, não sabemos por que cargas d'água, ainda não havíamos aderido ao Pronasci, que representa recursos para o estado catarinense.
Se formos avaliar, veremos que, em agosto de 2007, seis detentos morreram na Penitenciária de São Pedro de Alcântara.
A CPI da Câmara Federal sobre a ação da Segurança Pública mostra agora inúmeros presidiários portadores de aids e tuberculose nas prisões de Santa Catarina sem receber o devido acompanhamento de saúde. Cabe à secretaria de Saúde do estado se preocupar com isso.
(Passa a ler.)
"A delegacia de Palhoça, na Grande Florianópolis, tem sido destaque nacional pelos casos de superlotação, o último deles expôs para milhões de brasileiros em rede nacional, adolescentes e adultos acorrentados fora do prédio por falta de vagas nos presídios."
O presídio do alto vale está há quase um ano sem ser inaugurado, em Rio do Sul - quando prefeito fiz a doação do terreno -, por falta de adequação da cozinha. E, no entanto, no centro da cidade, o presídio está superlotado.
(Continua lendo.)
"A população carcerária do estado de Santa Catarina hoje é de 11,5 mil presos" - o vereador Mário Miguel, de Rio do Sul, é policial, conhece bem a realidade e está aqui presente hoje nos prestigiando - para 6,5 mil vagas existentes.
O presídio de Joinville, já citado aqui pelo deputado Kennedy Nunes, desde o ano passado vem atravessando uma crise de gestão. Já houve troca de direção e 670 presos estão amontoados num espaço para abrigar 324 apenados."
Poderíamos falar muito sobre isso! O Pronasci vem para ajudar a aumentar a segurança do estado, com investimentos de recursos. Esse programa é composto de 94 ações: bolsa-formação para os agentes prisionais; formação policial; recursos para projetos de inclusão social da juventude que está em área de risco; projeto de habitação para aqueles profissionais da segurança pública que são desprovidos de uma habitação adequada, e assim vai. Então, esses são alguns dos programas do governo federal que, neste momento do partido, eu tinha que relatar.
Ao mesmo tempo, deputada Ana Paula Lima e deputado Pedro Uczai, nosso líder, quero dizer ao DEM o seguinte: façam-me o favor! Essa semana, ou na semana passada, em São José, houve um encontro do grande partido, o Democratas, e, capitaneados por Jorge Konder Bornhausen e Rodrigo Maia, um jovem do PFL, abriram uma ação. Estão entrando com um mandado contra o nosso presidente para impedir que ele faça o lançamento dos programas nacionais, deputado Pedro Uczai! Até isso!
O governo federal está colocando recursos no estado de Santa Catarina, em Chapecó, que é do
PFL; vai assinar, em Blumenau, convênio para o saneamento básico, e o município é administrado pelo DEM, D25. Há pouco, ao conversarmos com o nosso companheiro Darci de Matos, amigo que temos imenso prazer de ter aqui, ele elogiou o Lula. E o que nós vemos é o DEM querer evitar que o presidente Lula visite as obras e os recursos que está gerando para este país.
Por isso, deputado José Natal, Lula cidadão catarinense...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)