Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 123ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/12/2012
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Jailson Lima, que preside esta sessão, sras. deputadas, srs. deputados, senhoras e senhores que estão-nos assistindo, servidores da Saúde do estado de Santa Catarina.
Deputado Mauro de Nadal, é lamentável que nós vejamos investimentos sendo feitos - e isso vale para obras do governo federal e do governo estadual - em obras que não correspondem em termos de qualidade. A BR-282 é assim, a BR-470 é assim, a BR-153 é assim, e se formos ver a recuperação das estradas estaduais, é a mesma coisa. O estado e a união jogam dinheiro na vala quando fazem essas reformas, pois quatro ou cinco meses depois, deputado Padre Pedro Baldissera, nada mais existe
Portanto, quero cumprimentá-lo, deputado Mauro de Nadal, pelo pronunciamento e acho que esta Assembleia Legislativa pode contribuir muito com isso. Nós deveríamos fazer uma moção para o DNIT e também para a secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina, cobrando explicações acerca dessas obras que devem ter uma durabilidade de, pelo menos, alguns anos, mas que às vezes não duram mais do que cinco ou seis meses.
Mas o que me traz à tribuna nesta tarde, no horário do meu partido, é uma homenagem que o Conselho Estadual de Esportes fez para algumas pessoas, concedendo-lhes a comenda Mérito Esportivo 2012.
Na oportunidade, citei o fato de que quando era criança andava quatro quilômetros da localidade onde morava até a escola, que ficava na cidade e que à época havia dezenas de campinhos de futebol onde podíamos brincar e divertir-nos. Hoje as cidades cresceram e os campos de futebol viraram asfalto e prédios de concreto. Na época em que existiam tantos campinhos de futebol, havia apenas uma cadeia, que tinha, talvez, cinco ou seis celas. Os campinhos desapareceram e a cadeia aumentou e hoje há, em Concórdia, uns 250 presos.
Eu me referi a isso para falar sobre a importância de três ações. Não quero aqui entrar no mérito e discutir a questão da greve dos funcionários da Saúde, pois cada um tem que buscar os seus direitos. Mas enquanto não pensarmos na saúde, na educação, no alimento e no lazer não teremos uma sociedade justa. Enquanto pensarmos em colocar recursos para construir mais cadeias, mais penitenciárias, deixaremos de investir naqueles setores que são primordiais para a vida do ser humano.
Por isso, quero cumprimentar os homenageados de Santa Catarina no esporte armador. Estou-me referindo aos Jogos Abertos, dos quais muitas crianças e jovens participam. Mas às vezes nos esquecemos de homenagear essas pessoas que fazem tanto pela coletividade, pela vida e pela dignidade das pessoas.
Assim sendo, quero deixar registrado que a homenagem feita aos técnicos, aos professores, àqueles que desenvolvem o esporte amador em nosso estado foi justa, foi uma homenagem de mérito. Mas precisamos continuar acreditando que é necessário fazer muito pela dignidade das pessoas e fazer investimentos em setores importantes.
Por isso mais uma vez os nossos parabéns à Fundação Municipal de Esportes e ao Conselho Estadual de Esporte por lembrarem-se daquelas pessoas que tanto lutaram para fazer a saúde da nossa...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)