Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 024ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/04/2008
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, deputado Valmir Comin, que está presidindo esta sessão, srs. deputados, senhoras e senhores, assomo à tribuna desta Casa hoje para dizer que sempre tive como conduta, deputado Pedro Uczai, respeitar as pessoas. E algumas questões pessoais levantadas aqui, deputado Edison Andrino, afrontam muitos deputados desta Casa.
Ouvi deputados se pronunciaram nesta Casa dizendo que o governador iria sair algemado do governo, que ele iria ser preso, etc. Essa maneira de agir nunca fez parte da minha índole. Penso que temos que fazer as críticas, levantar a oposição quando é preciso, fazer os pedidos de informação, os requerimentos, é um direito do deputado, mas com respeito às pessoas. E vi isso ontem, quando o deputado Manoel Mota pedia verificação de quórum, pois não havia quórum para deliberação, e vi hoje também.
Há também aqui pedidos de informação, srs. deputados, como este da bancada do PT, solicitando ao governo do estado informações a respeito de seu deslocamento para o município de Criciúma. Não tenho nada contra os pedidos de informação, mas o governador é uma pessoa, deputado José Natal, que merece o reconhecimento de todos, independentemente de partido político, pois ele está presente em todas as regiões.
Não conheci nenhum outro governador que tenha feito isso. O ex-governador Esperidião Amin fazia um trabalho que dava a impressão de que estava em todos os municípios, mas não da mesma forma que o governador Luiz Henrique. Não estou dizendo isso só porque ele é do meu partido, mas sim porque precisamos fazer justiça. É um governador que não tem sábado, não tem domingo. E eu quero dizer isso a v.exa., deputado José Natal, por causa dos seus pronunciamentos acalorados, pois ele é um governador que não persegue ninguém, e isso precisa ser dito. Ele somente administra o estado de uma maneira diferente, através de uma nova forma!
Sr. deputado Pedro Uczai, v.exa. foi prefeito em Chapecó quando Luiz Henrique era governador em seu primeiro mandato, e ele fazia o reconhecimento e tinha muito respeito pela sua figura de prefeito. Agora, na segunda-feira passada, foram assinados na região da Amauc dois convênios com duas prefeituras do PT: a de Ipumirim e a de Lindóia, deputado Flavio Ragagnin. Em Seara, com o prefeito Edemilson, onde o D25 faz parte da base do governo, investimentos foram feitos nesse município, mas independentemente do partido do prefeito.
Então, isso precisa ser reconhecido. Mas parece que deve ser votado aqui, deputado Valmir Comin, um pedido de informação a respeito do deslocamento do governador, no domingo à noite, a Criciúma, para participar de um ato político. E tenho certeza de que esse pedido será aceito, pois ele é uma pessoa que tive a oportunidade de acompanhar por muitos anos e que sempre recomendou, determinou, quando fui secretário da Agricultura, que as coisas fossem feitas com transparência, com lealdade. Sempre agiu assim, em toda a sua vida política, e talvez seja o político com mais mandatos em Santa Catarina, salvo se houver outro, mas não conheço ninguém que tenha tido uma vida sempre pautada pela lealdade.
Podemos questionar a forma de se governar, o plano que está sendo implantado, mas não de uma forma desrespeitosa, de forma pessoal, contra uma pessoa, contra uma família.
Ontem, ouvi aqui o deputado Herneus de Nadal falar sobre os programas da primeira-dama, da d. Ivete, que faz um trabalho silencioso, atendendo todos os municípios, principalmente nas questões sociais. Ela está fazendo de tudo para atender as Apaes, os clubes de idosos, de mães, a questão das entidades, sem aparecer como primeira-dama. Enfim, ela faz o seu trabalho de forma silenciosa.
Então, o governo e a sua família não podem ser acusados de não estarem agindo com seriedade, com lealdade. O governador é uma pessoa séria, é uma pessoa correta, é uma pessoa que mostra, no seu dia-a-dia, no seu trabalho, aquilo que é capaz de fazer. O resultado vem quando acontecem as eleições. Se fosse como muitas questões que são levantadas aqui, não teria esse resultado a seu favor nas últimas eleições. Foram três as últimas eleições para o governo do estado, duas disputadas em dois turnos, e nas duas o governador mostrou o trabalho que está fazendo na questão de votos. A mesma coisa aconteceu quando esteve à frente da prefeitura de Joinville.
Então, quero deixar aqui o meu registro de que temos que fazer política, temos que fazer oposição, a Situação precisa fazer a defesa, mas não podemos entrar nunca no ataque pessoal, no ataque da família. É esse o meu aprendizado. É assim que aprendi a fazer política, ou seja, falando sobre os programas de governo, sobre as ações, falando naquilo que concordamos, naquilo que não concordamos, mas sem atacar as pessoas diretamente, como se elas fossem responsáveis por isso ou por aquilo.
O Sr. Deputado Renato Hinnig - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Ouço v.exa., deputado Renato Hinnig.
O Sr. Deputado Renato Hinnig - Deputado Moacir Sopelsa, quero parabenizar v.exa. por trazer esse assunto à tribuna. Na verdade, o que parece estar acontecendo é que trabalhar muito, como é o feitio do governador Luiz Henrique, incomoda a Oposição, particularmente o PP, que já teve oportunidade de governar Santa Catarina por algumas vezes.
Se formos comparar períodos de governo do PMDB com períodos de governo do PP, o governo do PMDB, em termos de realizações em Santa Catarina, apesar de estar governando apenas por três períodos o estado, certamente tem muito mais o que apresentar do que o PP em todo o período em que esteve no governo.
Então, são essas coisas que acabam incomodando. Mas precisamos efetivamente ressaltar as qualidades do governador Luiz Henrique, que é um homem honrado, um homem digno, que tem, sim, demonstrado muito trabalho por toda Santa Catarina. E é por esse fato que ele conseguiu, pela primeira vez na história de Santa Catarina, reeleger-se governador do estado.
Parabenizo v.exa. por esse posicionamento, quero me alinhar aqui ao seu pronunciamento e desejar ao governador Luiz Henrique que continue tendo, cada vez mais, essa disposição, esse dinamismo e essa vontade de trabalhar por Santa Catarina. E que o governo seja cada vez mais ousado e presente em todos os municípios do nosso estado.
O governador é como todos nós, parlamentares, um agente político. E como agente político é natural que participe de atos políticos. Não vejo nenhum crime nisso, é natural do exercício da democracia, ou seja, é natural de um homem que exerce a função de governador do estado participar de atos políticos.
Certamente ele esteve em Criciúma não só para participar daquele ato político, como também para levar ações administrativas, já que Criciúma está também recebendo muitos investimentos do governo do estado.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Renato Hinnig.
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Deputado Elizeu Matos, tenho ainda 30 segundos e queria concluir apenas dizendo que sou a favor dos demais requerimentos, do requerimento que esclarece a questão da Epagri, porque são questões que precisam ser esclarecidas. Mas que não sejam feitos requerimentos apenas pensando em quem se vai prejudicar, tomando tempo, inclusive, daqueles que recebem o salário dos nossos impostos para fazer essas informações.
Desculpe-me, deputado Elizeu Mattos, por eu não poder conceder um aparte, pois tenho certeza de que v.exa. também engrandeceria...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)