Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 021ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/03/2008
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, o deputado Flavio Ragagnin é uma pessoa que se tem preocupado com a educação, tanto quando prefeito como quando cidadão comum. Mas preciso registrar, deputado, a importância do campus de Concórdia.
Já falei na imprensa e também já disse ao deputado do meu apoio à estadualização, ou seja, a Udesc encampar e instalar um campus junto a nossa universidade. Mas preciso deixar registrada aqui a preocupação que tenho com o campus universitário do nosso município. A nossa universidade, que tem uma das melhores estruturas do estado, passa por um momento de muita preocupação. Há muito tempo que eu não via uma determinação, por parte da Justiça, de uma intervenção. Isso me faz lembrar a época dos governos militares. Mas a decisão da Justiça tem que ser acatada. E eu vejo que cada dia que passa há menos cursos naquela universidade - tínhamos cursos importantes que hoje não existem mais. Outros cursos estão com menos de 50% dos alunos necessários para que o curso ande.
Então, é louvável o requerimento do nosso deputado Flavio Ragagnin, que tem o meu apoio. Há que se tomar uma posição imediata, e deixo aqui esse alerta ao prefeito municipal de Concórdia. A Justiça considera o campus de Concórdia ainda de uma fundação municipal; portanto, de responsabilidade do município.
Além do requerimento do nosso deputado, precisamos da vontade do prefeito de fazer isso. Eu acho que temos que construir juntos, independentemente de partido político, uma solução para o campus de Concórdia. Há denúncias de desvios de recursos, de abuso de poder. Espero que essas denúncias sejam esclarecidas. Se há culpados, que sejam punidos, mas que não se faça do campus de Concórdia uma questão política que venha em prejuízo daquela que tem sido uma das universidades que mais cresceram dentro do estado de Santa Catarina.
Era este o registro que eu queria fazer. Mais uma vez, os meus cumprimentos ao deputado Flavio Ragagnin. Conte com meu apoio! Mas quero que fique registrada a minha preocupação. Pela forma como estão sendo conduzidas as questões da nossa universidade de Concórdia, amanhã ela talvez esteja fechada por falta de alunos!
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)