Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 058ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/06/2011
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, srs. deputados, pessoas que nos acompanham através da TVAL e Rádio Alesc Digital, deputados Kennedy Nunes e Volnei Morastoni, eu os ouvir falar e é difícil quando as coisas não caminham da melhor forma possível. Já tive a oportunidade de dizer que não há quem não lamente essa situação difícil da Educação e do governo.
Sempre escutei, desde criança, que às vezes o sapato do nosso semelhante parece ser melhor do que o nosso. Mas temos que ter consciência, temos que ter tranquilidade, temos que buscar com muita transparência que o governo atenda a um direito dos educadores e faça aquilo que prometeu.
A mesma coisa aconteceu na segunda-feira e no domingo, ocasião em que se viu a dificuldade da nossa companheira e colega, deputada Ada De Luca. Eu disse hoje que a deputada está como um treinador de um time de futebol que tem dificuldades para escalar 11 atletas para jogar. E a segurança não é um privilégio da Segurança de Santa Catarina. Vemos isso no país todo e, por que não dizer, no mundo todo. Claro que temos compromisso e temos que ver, deputado Kennedy Nunes, a segurança do estado, aquilo que podemos fazer para melhorá-la. Agora, não dá para culparmos uma companheira nossa, que assumiu somente há dois meses a secretaria de Justiça e Cidadania.
Na verdade, as coisas vêm-se agravando há 20, 30, 50 anos e a nossa companheira, felizmente ou infelizmente, preside a secretaria que tem a responsabilidade de atender àquelas pessoas que por um ou por outro motivo estão atrás das grades.
Mas quero dizer a v.exas., deputados, respeitando a opinião daqueles que pensam diferente, que está sobre os ombros dessa mulher uma missão muito difícil. Eu a admiro por ter tido a coragem de aceitar essa missão difícil. Torço por ela, pois tenho certeza de que terá competência de fazer algo melhor para a nossa segurança e para a segurança das nossas famílias, ajudando a minimizar essa situação difícil e caótica por que passam os presídios do nosso estado.
E repito aqui, não é um privilégio de Santa Catarina, é uma questão do país, é uma questão mundial, pois cada vez mais estamos sentindo a falta que faz uma família bem constituída, assunto esse que tive a oportunidade de levantar várias vezes desta tribuna. Temos que voltar um pouco no tempo e lembrar a formação que tivemos, aquilo que nossos pais nos ensinaram. Muitos daqueles que hoje estão presos, que estão atrás das grades, que por um motivo ou outro a Justiça entendeu que fizeram por merecer estar ali, podem ser recuperados.
Vemos a imprensa cobrando, e é justo que o faça, é um direito seu, mas temos que ter a sensibilidade de ver o trabalho desta companheira, da nossa abnegada deputada Ada De Luca que, tenho certeza, fará o melhor que puder.
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - Deputado, ao acompanhar, hoje, o seu pronunciamento, ouvi v.exa. dizer que as coisas já vem-se agravando há 50 anos e eu digo que há mais de 100 anos. Lembro que em 2003 havia quatro mil vagas nos presídios e hoje ultrapassa dez mil vagas. Então, muito mais pessoas foram presas.
Acompanhando, ontem, o noticiário, pude ver que estão mudando, inclusive, as leis para aqueles que não foram julgados ainda ficarem em casa com acompanhamento, esperando o julgamento com uma tornozeleira na perna, porque faltam, no Brasil, vagas nos presídios.
A questão prisional é um problema do país, não é um problema somente de Santa Catarina. Sei do empenho da deputada Ada De Luca. Faz um mês e meio que ela assumiu a secretaria, está montando a sua equipe agora e há uma preocupação do governo com a questão prisional, tanto que na reforma administrativa foi criada a secretaria da Justiça e Cidadania, justamente pensando num melhor atendimento, deputado Moacir Sopelsa, a esse problema.
A deputada Ada De Luca assumiu há pouco tempo a pasta da secretaria, a equipe ainda está tomando pé da situação e não podemos culpá-la por uma fuga que já ocorreu em outras épocas. Daqui a pouco a deputada será culpada pela fuga, mas não foi ela que abriu a porta do presídio. Acho que devemos ter um pouco de cautela, dar um tempo, pois há necessidade disso para se repensar todo o sistema prisional.
Entendo que foi um ato de coragem da deputada Ada De Luca sair daqui para assumir a pasta da Justiça que, todos sabem, é uma bomba não apenas em Santa Catarina, mas no Brasil. Mas ela teve a coragem de sair do Parlamento dizendo que iria contribuir e tentar fazer o melhor. Ela tem-nos consultado, pois temos uma aproximação grande por causa do partido, para saber quais são as ideias que podemos dar para a secretaria e o que ela pode fazer, e isso é importante. Há vontade, por parte da secretária, de melhorar, deputado Moacir Sopelsa, e de ajudar no equacionamento do sistema prisional do estado.
O SR. DPEUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Elizeu Mattos, pelo seu aparte.
Quero reafirmar que precisamos construir uma vida diferente para as pessoas. Se ao longo de 500 anos não conseguimos fazer, já é tempo de começar.
Tenho certeza de que o governador Raimundo Colombo e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira sabem disso, porque qualquer pessoa que sair às ruas e perguntar qual a maior necessidade da população, não tenho dúvidas de que falarão das dificuldades na Saúde e da falta de segurança.
Por isso quero deixar aqui registrado que sei das dificuldades e da importância que tem a segurança, mas também quero reafirmar a vontade da secretária Ada De Luca de acertar, de fazer o melhor, para dar uma vida mais justa e...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)