Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 105ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/11/2009
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Deputado Gelson Merísio, que preside esta sessão, srs. deputados, sras. deputadas, pessoal da imprensa, vou dividir o meu tempo com o deputado Adherbal Deba Cabral, a quem agradeço, já que o primeiro horário seria de s.exa.
Deputado Lício Mauro da Silveira, quero cumprimentar v.exa. e deixar registrado nesta Casa que a ilustre figura do dr. Felipe Luz poderá ser homologada como presidente da Celesc. Trata-se de uma pessoa que conviveu muitos anos com o senador Atílio Fontana, que foi quem construiu a Sadia, um senhor que não tinha estudo, apenas o curso primário, mas que construiu um império e que tinha, acima de tudo, sensibilidade social, um homem que olhava para as pessoas mais humildes.
Sei que o dr. Felipe Luz carrega isso com ele e que vai olhar, sim, para os investimentos da Celesc, para o lucro dos investidores, mas também vai olhar para os consumidores, vai olhar para os que precisam de instalação de energia elétrica, para aqueles que ainda não tiveram a felicidade de ter eletricidade principalmente no campo, aonde a energia elétrica não chegou. Nos últimos anos foram muitas as expansões da rede, mas ainda temos locais, regiões, onde a energia elétrica precisa chegar.
Faço esse registro com muito orgulho e quero dizer a todos que dependem da Celesc, àqueles que são acionistas da Celesc, que tenho certeza de que ele irá conduzir essa empresa muito bem, eis que é um homem que pensa no desenvolvimento e nas pessoas mais necessitadas.
O Sr. Deputado Lício Mauro da Silveira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Lício Mauro da Silveira - É como eu falei há pouco no meu pronunciamento, a preocupação que os sindicatos têm, e não sou a pessoa que possa falar em nome dos sindicatos, pois não tenho essa responsabilidade, não posso ter, e dos funcionários é que essas mudanças estão sendo feitas de forma muita constante e que isso prejudica o andamento do serviço, no aspecto do planejamento.
Eles não têm nada contra a pessoa do dr. Felipe Luz, como também v.exa. e eu que o conhecemos e sabemos da sua seriedade e competência. Eu tive a oportunidade de falar com o dr. Felipe Luz rapidamente, coloquei-me à sua disposição para conversar, no bom sentido, com relação à empresa. Agora, só não gostaria de no início do próximo ano ser tomado de surpresa, deputado Moacir Sopelsa, com uma nova mudança. Ele tem que vir para ficar até o final do governo. Nós não podemos ter mudança atrás de mudança, porque isso prejudica, como já falei, o andamento dos trabalhos da empresa.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Lício Mauro da Silveira. Claro que também torço para isso.
O Sr. Deputado Vânio dos Santos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - O horário não é todo meu, mas ouço v.exa. com todo prazer.
O Sr. Deputado Vânio dos Santos - Até quero agradecer, deputado Moacir Sopelsa, já v.exa. é um democrata. Mas quero dizer ao deputado Giancarlo Tomelin que não tenho nenhum problema em fazer a defesa dos empresários, porque tenho muitos amigos que são micro, pequenos e até médios empresários; por isso, não tenho problema de fazer a defesa dos empresários que cumprem a lei, que respeitam o meio ambiente, que cumprem as leis trabalhistas e que possuem responsabilidade social. Agora, nem todos agem assim.
Eu citei a autoria da entrevista não para defender o que está escrito, pelo contrário, para dizer que a exposição da Celesc não interessa a ninguém e por isso a empresa tem que ter uma gestão cada vez mais profissionalizada, com investimentos.
Eu estarei logo mais junto com os trabalhadores da Celesc nessa paralisação, que irá pedir exatamente isso e tenho certeza de que o deputado Lício Mauro da Silveira, que sempre participou dessa luta, também estará lá.
O que não dá é para colocar a culpa nos trabalhadores, dizer que estão sobrando pessoas na Celesc do jeito que está escrito ou que a empresa é ineficiente por sua própria natureza, porque não é assim.
Agora, acho que também essa questão da descontinuidade administrativa prejudica, porque foge de um dos pressupostos que é exatamente cada vez mais ter a profissionalização da gestão da empresa.
Quanto aos demais empresários, não vou entrar nesse cenário, porque certamente o deputado Giancarlo Tomelin tem muito mais condições de defendê-los do que eu.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Obrigado, deputado Vânio dos Santos.
Para encerrar, quero dizer que fico feliz de o dr. Felipe Luz assumir a presidência da Celesc.
Deputado Vânio dos Santos, sabemos que existem empresários que têm a ganância às vezes maior do que a necessária. Mas sabemos também que a Celesc precisa do empresário, precisa dos seus funcionários, precisa dos seus técnicos, e o presidente precisa do apoio de toda essa estrutura para fazer um bom trabalho.
Deputado Adherbal Deba Cabral, só quero fazer um registro e já passo a palavra a v.exa. Inclusive, o deputado Peninha também vai querer um espaço no horário do partido.
Ouvi hoje o deputado Dirceu Dresch, que agora deve estar em seu gabinete, fazendo alguns registros. E fico feliz porque o governo federal também começa a pegar como exemplo o Código Ambiental de Santa Catarina. Inclusive, o próprio ministro Carlos Minc, que num primeiro momento foi contra, hoje, deputado Lício Mauro da Silveira, está flexibilizando em algumas partes. Ele está mais flexível do que o nosso Código Ambiental.
Agora, também fico em dúvida quando o deputado Dirceu Dresch diz que a Fatma ainda não está agindo dentro do novo Código Ambiental. E se em algum local a Fatma ainda não está agindo com a nova lei, é preciso que isso seja levado ao conhecimento do governador e do presidente da empresa porque é uma lei que aprovamos para ser cumprida.
Fico feliz também porque muitas ações do governo federal começam a tomar como exemplo o estado de Santa Catarina. Ontem houve uma discussão na Câmara dos Deputados, deputado Edison Andrino, com relação à criação de um fundo social para o governo federal.
Deputado Jailson Lima, v.exa. é um amigo que tenho, é um deputado que tem feito pronunciamentos democráticos, por isso fico feliz que o exemplo de Santa Catarina seja seguido pelo governo federal, que quer criar o seu fundo social para investir em algumas ações mais urgentes, que exigem maior rapidez, deputado Edison Andrino.
Então, nem tudo aquilo que o nosso governador criou é ruim, como querem alguns, porque muitas das ações do governo catarinense estão servindo de exemplo para o país. Essa do Fundo Social é uma e a do Código Ambiental catarinense é outra.
Muito obrigado, deputado Adherbal Deba Cabral, pela sua compreensão.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)