Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 100ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/11/2010
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não! Ouço v.exa. que também foi secretário de Finanças, que conhece esse setor e sabe quanto é importante esse produto para o nosso estado.
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - Deputado Moacir Sopelsa, realmente é muito importante essa decisão dos Estados Unidos da América em abrir para Santa Catarina esse comércio de suíno, que é a grande conquista do nosso estado.
Entre os nomes que v.exa. citou, acho que até houve algum esquecimento, e isso eu não posso deixar que aconteça. Eu gostaria de incluir Victor Fontana, que foi um grande batalhador na criação de suínos, na implantação da suinocultura em Concórdia e Seara, juntamente com Atílio Fontana. Ele foi o grande braço direito de Atílio Fontana. São pessoas que devem ser até hoje homenageadas por todos nós, que são muito mais jovens, mas que conhecem um pouco dessa história, dessa indústria e que só elevam o nome do estado de Santa Catarina.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Antônio Carlos Vieira. Quero agradecer a v.exa., que faz justiça, lembrando o nome do dr. Victor Fontana, que foi também nosso vice-governador, secretário da Agricultura e uma das primeiras pessoas que tratou da importação de suínos dos Estados Unidos, para melhorar o nosso material genético. Se Santa Cataria hoje é o estado de excelência que é devemos muito ao dr. Victor Fontana.
Fico muito grato por v.exa. ter lembrado de um amigo do meu pai, Faustino Sopelsa, o qual, quando vivo, prezava da sua amizade. Meu pai foi um dos primeiros suinocultores a ser atendidos pelo dr. Victor Fontana.
Por isso quero deixar registrada neste dia a minha alegria por saber dessa possibilidade de exportação de suínos para os Estados Unidos. Quando recebi a informação do nosso ex-governador Luiz Henrique da Silveira, temos que reconhecer aqui que ele foi um dos grandes lutadores para que as coisas pudessem acontecer, para que a suinocultura pudesse crescer, pois no seu governo houve, em muitos momentos, a isenção de tributos e de ICMS.
Os agricultores ficaram também hoje muito felizes ao me passarem essa informação. Fico muito grato e espero que na nossa produção de suínos os nossos produtores possam ter dias melhores.
O Sr. Deputado Flávio Ragagnin - V.Exa. me permite um aparte.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Flávio Ragagnin - Deputado, é um momento de euforia e v.exa. colocou muito bem a participação de todos, que foi importante. Mas uma coisa que tem que ser destacada é que o suinocultor do oeste de Santa Catarina cumpriu com a legislação ambiental. Eles sofreram e investiram, houve muita discussão, houve muito problema, dizia-se que o oeste era só poluição, e não é. Então, o suinocultor está cumprindo com a sua obrigação na questão ambiental.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado.
A verdade é que o produtor de Santa Catarina tem respeitado o meio ambiente. E eu costumo dizer sempre que os rios começam a ficar destruídos depois que passam pelas cidades. Enquanto eles vêm do campo, a água é limpa e pode ser aproveitada. Então, temos que se dar...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)