Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/05/2019
DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Reporta-se à produção agrícola no estado catarinense, especificamente na questão de suínos, aves e leite, ilustrando com a apresentação de slides.
Sobre o assunto, destaca a importância do referido setor para a economia catarinense, entretanto comenta que, quando houve concessão junto ao Ministério da Agricultura, há dois anos, sob a coordenação da Empraba, surgiu um ponto crucial, obrigando as empresas recolherem carcaças de animais mortos, acondicionando-as em composteiras, e enfatiza que tal procedimento é impossível ao produtor cumprir, incumbindo-se então à prefeitura realizar o trabalho, enterrando os animais por retroescavadeira. Esclarece que a proposta foi autorizada pelo ministro, e era executada até 15 dias atrás por uma empresa credenciada pelo Ministério da Agricultura, pela Cidasc e secretária da Agricultura para fazer o recolhimento desses animais, transformando os resíduos em biofertilizante e biodiesel.
Divulga a moção de sua autoria dirigida ao ministério da Agricultura, ao governo federal e à secretaria da Agricultura para que encontrem uma solução, sob pena de o estado perder uma experiência que está nascendo em Santa Catarina em prol do país, além do destino correto de seus resíduos, favorecendo o meio ambiente, os produtores, a economia do estado e do país.
Finaliza convidando todos os deputados que apoiam o assunto a assinarem moção de sua autoria.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela preocupação de resolver tão relevante assunto, considerando um problema grave de saúde pública, além de possibilitar rentabilidade econômica.

Deputado Mauro de Nadal (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo tema, e manifesta apoio à moção, posto que é um assunto importante para se discutir no Parlamento, além de beneficiar a sociedade catarinense. [Taquígrafa: Elzamar]