Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 043ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/05/2009
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, deputado Gelson Merísio, srs. deputados, sras. deputadas, assomo hoje à tribuna para dizer que os assuntos que estão sendo veiculados nos jornais, nas últimas semanas, têm muito a ver com o oeste de Santa Catarina, tirando as questões da reforma partidária, que é uma das questões sobre as quais precisamos ter mais consciência, pois é necessário que seja tomada alguma atitude a respeito.
Mas, deputado Pedro Uczai, eu nasci no PMDB, não tive outro partido a não ser este, e sempre participei das eleições com muito trabalho, cumprindo o meu dever. Sendo assim, tenho dificuldade em aceitar aqueles que se elegem sem muito compromisso com a população.
Não sei se querem que a próxima eleição seja feita com lista fechada ou com lista aberta, se com voto misto distrital ou não. Mas nós, quando falamos no voto distrital, precisamos lembrar-nos que somos deputados de municípios pequenos e que isso não pode ficar apenas com os grandes colégios eleitorais. Enfim, precisamos ter consciência de que temos que fortalecer o partido para haver fidelidade partidária, para haver responsabilidade nas ações de cada parlamentar, de cada político exerce, seja no Executivo, no Legislativo, nas Câmaras de Vereadores, nas prefeituras municipais, nas Assembleias, no governo federal, no governo estadual, no Congresso Nacional.
Temos que pensar com seriedade, com transparência e fazer alguma coisa para fortalecer e atender a população. Não apenas um discurso contra ou a favor da lista fechada. É preciso que tenhamos consciência de que da forma como está não podemos continuar, deputado José Natal. V.Exa. é um deputado de uma região populosa de eleitores, tem compromisso, como nós temos, com aqueles pequenos municípios e sabe que precisamos caminhar para fortalecer a democracia, para ter um partido político forte, a fim de buscarmos de fato aquilo que é de responsabilidade de uma pessoa que exerce um cargo público, ou seja, trabalhar com transparência e com seriedade para mostrar que na função que exercemos é necessário dar o exemplo.
Eu, quando fui vereador pela primeira vez, em 1982, tive a recomendação do meu pai para ser fiel ao meu partido e trabalhar com transparência, para poder andar sempre de cabeça erguida. E o terceiro alerta que o meu pai me fez foi que eu não iria mais viver para a minha família, mas que a minha família iria passar a ser todos aqueles que me conduziriam ao mandato de vereador, todos aqueles que esperavam de mim um trabalho. E são esses conselhos que eu procuro seguir!
Também gostaria de falar, pois acho muito oportuno, sobre a questão da fusão da Sadia e da Perdigão. Vivemos um momento muito difícil e às vezes são distorcidas as ações, as informações e acabamos esquecendo que dia após dia são mais pessoas desempregadas devido à crise.
Nós sabemos que as nossas indústrias - e eu me refiro mais às indústrias ligadas ao setor agropecuário - estão fechando o seu frigorífico em Joaçaba, ocorrendo demissões de pessoas em Chapecó e em outras unidades. E agora, com a crise, uma das nossas maiores indústrias está tendo que buscar parceria. Por isso temos, deputado Pedro Uczai, que ser justos com os funcionários dessas empresas que fizeram a sua parte com os integrados, com os trabalhadores e com os produtores. Na verdade, quem não fez a sua parte foi quem comandava, quem dirigia essas indústrias, colocando-as em dificuldades, tendo que buscar bilhões de reais para pagar a sua dívida.
Então, nós temos que ter a consciência de defender os funcionários - eu vi que a grande imprensa está preocupada com os 180 mil empregos nessas indústrias - e com o consumidor, para que tenha a oportunidade de escolher o produto com mais opção.
Também me preocupo muito com aqueles que produzem a matéria-prima, no sentido de que eles possam ser reconhecidos verdadeiramente por essas empresas. Eu tenho conversado e dito aos diretores das empresas que olhem para o nosso produtor, porque ele está envelhecendo, está ficando pobre, mas é ele que gera 180 mil empregos, é ele que dá condições para que esses produtos sejam distribuídos dentro do país e pelo mundo afora.
Tenho certeza de que o atual presidente da Sadia, dr. Luiz Fernando Furlan, uma pessoa de berço como o fundador da empresa, sr. Attilio Fontana, que foi um exemplo para o país e para o estado, tem uma visão social e vai atender aquelas pessoas que mais precisam. E que essa empresa que, eu acredito, será forte, grande e competitiva em todo o mundo, possa realmente olhar para aqueles que a fizeram crescer e que continuam fazendo-a crescer, seus funcionários, seus trabalhadores e os produtores agrícolas que produziram a matéria-prima. Que eles tenham competência para fazer uma empresa que vá trabalhar na sua atividade e não no capital especulativo, gerando assim muita dificuldade.
O Sr. Deputado Pedro Uczai - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Ouço v.exa., deputado Pedro Uczai, que com certeza conhece e sabe das necessidades do grande oeste de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Pedro Uczai - Deputado Moacir Sopelsa, quero cumprimentar v.exa. pela preocupação e sensibilidade principalmente com os trabalhadores e com os agricultores que movem a produção econômica no oeste de Santa Catarina.
Eu vivi, como prefeito de Chapecó, 100 dias de trabalho para colocar o Frigorífico Chapecó em funcionamento, a partir de novas empresas arrendando. E vivenciamos o sofrimento dos agricultores e dos trabalhadores, durante oito meses, com o frigorífico parado. E agora, infelizmente, quando a Aurora fecha uma unidade em Joaçaba, já temos consequência regional.
Quanto a essa fusão da Sadia e da Perdigão, torcemos para que tenha sucesso, que se crie essa empresa e que seja cada vez maior a sua produção. Por outro lado, temos que defender, como agentes públicos, que o dinheiro público que irá financiar essa nova empresa esteja condicionado à preservação dos agricultores, dos trabalhadores. E um dos encaminhamentos começa a partir do seu pronunciamento. E, se for de sua iniciativa, assinarei esse encaminhamento ao BNDES, que vai financiar essa nova empresa.
Só há razão de haver dinheiro público numa grande empresa, cujos diretores irresponsáveis colocaram em crise, se condicionado à manutenção da integração e à manutenção do emprego, porque não foi a produção, não foram os trabalhadores, não foi a economia no sentido produtivo, mas foi no setor especulativo que essas grandes empresas produtoras se equivocaram, numa leitura cambial de buscar recursos.
Quero colaborar nessa direção e parabéns pela sua preocupação.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Pedro Uczai, eu sabia que v.exa. ajudaria. E acho que é válido pensar aqui, no conjunto da Assembleia Legislativa, em fazermos esse pleito, porque entendo também que quando há recursos públicos, quando há dinheiro público nos investimentos, deve haver o compromisso de olhar o lado social, o lado das pessoas, e garantir aos trabalhadores do campo a permanência na sua atividade. Vamos trabalhar nessa direção e vamos ser parceiros.
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não, só pediria que fosse breve por causa do horário regimental.
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - Deputado Moacir Sopelsa, muito obrigado pelo aparte e pela gentileza.
Eu quero fazer uma rápida observação, porque esse assunto tem-me instigado e eu gostaria de estabelecer esse debate, mas não teremos tempo aqui, mesmo que usássemos os demais minutos que restam ao PMDB. Mas é um assunto que merece um grande debate, porque são milhares de vidas de pessoas envolvidas.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Sargento Amauri Soares.
O restante do tempo do partido será usado pelo deputado Manoel Mota.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)