Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 093ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/10/2011
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, srs. deputados, senhoras e senhores da imprensa, na verdade faço uso do horário do PMDB para fazer uma prestação de contas da viagem que fiz ao Japão e à Coréia. Claro que não vou conseguir, deputado Elizeu Mattos, fazer essa prestação de contas em quatro minutos, mas quero deixar registrado, até porque é um dever e um compromisso prestarmos contas das viagens que fizemos.
Tive a felicidade de, juntamente com o deputado Reno Caramori, com o presidente da cooperativa Aurora, dr. Mário, com o presidente da Ocesc, dr. Marcos Zordan, com o representante da Fecoagro, secretário executivo Ivan Ramos, e mais uma dezena de presidentes de cooperativas interessadas no mercado e na exportação de carnes, uma vez que tanto o Japão quanto a Coréia são grandes compradores de carne de aves do Brasil, especialmente de Santa Catarina.
A Aurora é uma grande exportadora. Então, o interesse era que se pudesse vender àqueles países não só carne de aves, mas também exportar carne suína.
Tivemos a oportunidade, nessas quase duas semanas, de ver e conhecer a necessidade de alimentos que existe naqueles países. Os Estados Unidos, o Canadá e a Dinamarca são os países que mais vendem para o Japão e para a Coréia, como para os países Árabes também. Esse é um mercado que o Brasil precisa ir buscar e Santa Catarina tem o reconhecimento já destacado, todo o mundo sabe da qualidade do produto que temos e da segurança da sanidade animal.
Mas infelizmente, deputado Jailson Lima, o Brasil ainda não tem uma política definida de exportação dos nossos produtos. Não há nenhum país que queira comprar sem pensar em vender. Quando se pergunta aos japoneses por que compram tanto dos Estados Unidos e não compram do Brasil, eles respondem que é porque os americanos são os maiores importadores de carros da marca Toyota do Japão. Quer dizer, compramos os automóveis, mas em contrapartida queremos vender a nossa produção, os nossos produtos.
Então, precisamos fazer com que as coisas possam acontecer como uma via de duas mãos. O Brasil também é um importador de carros da marca Toyota produzida no Japão. Temos que ter essa política para fazer com que as nossas agroindústrias, os nossos produtos - o Brasil que é um grande produtor de alimentos - sejam valorizados no sentido de trazermos mais recursos para o nosso país, e darmos à nossa produção agrícola uma segurança maior com relação aos seus produtos.
Vejam srs., a Coréia importa quase 100% dos seus produtos, paga por um quilo de carne bovina até 70 dólares - e não são as melhores carnes. E aqui vemos que, muitas vezes, o nosso produtor não consegue cobrir o seu custo de produção.
Ainda devo me pronunciar sobre esse assunto, mas deixo o registro de que só vamos conseguir êxito, só vamos conseguir valorizar os nossos produtos no momento em que tivermos uma política definida sobre o que queremos comprar, sobre o que queremos vender, e quem são os nossos representantes lá fora para vender os nossos produtos.
Eu quero também cumprimentar o deputado Neodi Saretta, que está de aniversário. Que possa ter muito sucesso, felicidade e saúde.
Eu tenho certeza de que todos os deputados desejam-lhe isso também.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)