Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 053ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/07/2013
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, imprensa, no meu primeiro manifesto quero fazer um agradecimento e também os cumprimentos às corporações dos bombeiros pelo seu dia hoje. Sou um eterno, deputado Kennedy Nunes, defensor dos bombeiros voluntários que fazem na cidade onde moro, deputado Antônio Aguiar, um grande trabalho, mas hoje é o dia de todos os bombeiros que prestam seus serviços nas horas mais difíceis. Os meus cumprimentos a todos.
Também quero cumprimentar a direção do Hospital São Francisco, em Concórdia. A cidade completa 79 anos, este ano, e o hospital completa hoje 78 anos. O hospital nasceu junto com o município de Concórdia, um hospital que nos orgulha pelo trabalho que faz, um trabalho coordenado pelos Camilianos, com interesse voltado para a sociedade. Parabéns ao Hospital São Francisco.
Eu também quero agradecer aos colegas deputados por me permitirem fazer uso do Horário dos Partidos Políticos no dia de hoje.
Também quero cumprimentar e parabenizar o nosso partido que teve, no sábado passado, uma memorável convenção, da qual infelizmente não consegui participar. Dos 583 convencionais, se não me falha a memória, 557 exerceram o seu direito de voto.
Parabéns ao dr. Eduardo Pinho Moreira, nosso vice-governador, nosso presidente reeleito. Tenho certeza de que ele continuará elevando o nome do nosso partido, em Santa Catarina. Um partido que tem, sem dúvida nenhuma, com respeito a todos os partidos, uma grande militância, uma grande bancada aqui na Assembleia e uma participação forte no governo Raimundo Colombo.
Também quero cumprimentar e parabenizar o deputado Mauro Mariani, aliás, ele deve ser duplamente parabenizado, primeiramente, por ter feito uma grande convenção e ser um grande companheiro. Eu tenho certeza de que se ele não ganhou a eleição, também não foi derrotado. É um grande líder que tem o PMDB. E o reconhecimento veio, deputado Antônio Aguiar, na convenção.
O segundo motivo de estarmos parabenizando é que a esposa do deputado Mauro Mariani, um dia depois da convenção, deu-lhe três filhas trigêmeas.
Eu, que sou pai de três filhas, posso aconselhá-lo a respeito, pois as minhas já são mulheres, deputadas Ana Paula Lima e Luciane Carminatti. Então, posso falar com conhecimento.
Meus parabéns ao deputado Mauro Mariani.
Antes de iniciar fazendo um pequeno relato da nossa viagem, concedo um aparte ao deputado Antônio Aguiar.
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - Deputado Moacir Sopelsa, v.exa. trouxe à baila um tema importante sobre a convenção do PMDB em Santa Catarina, mas saiba também que teremos as convenções municipais no final do ano. E quero estar junto com v.exa. compartilhando a grande vitória do PMDB, Partido Movimento Democrático Brasileiro, no estado de Santa Catarina, com a Presidência do Eduardo Pinho Moreira, nosso vice-governador, escolhido como o próximo presidente do PMDB do estado de Santa Catarina.
Da mesma forma, gostaria de me reportar ao deputado Mauro Mariani, que fez com que as convenções agitassem o partido e ao mesmo tempo revigorassem o partido, mostrando que existem outros caminhos a percorrer.
Então, parabéns a Eduardo Pinho Moreira e também a Mauro Mariani, pelo importante ato de democracia que fizeram no sábado, aqui na Assembleia Legislativa, fazendo com que o partido do PMDB voltasse a ser grande e, mais uma vez, mostrando a união com a eleição que tivemos.
Muito obrigado, deputado Moacir Sopelsa.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado, incorporo o seu pronunciamento à minha fala.
Ouvia há pouco o deputado José Milton Scheffer fazer um pequeno relato da nossa viagem ao Japão, muito cansativa, quando acompanhamos com muito prazer o governador Raimundo Colombo e sua comitiva, a comitiva do presidente da Fiesc, dr. Glauco Côrte. E lá estava também o vice-prefeito do município de Concórdia, Neuri Santhier.
Participamos do seminário organizado pela Fiesc, no Hotel Imperial, em Tóquio, com a presença de um grupo de mais de 60 empresários japoneses. E as tratativas junto aos empresários catarinenses foram as mais diversas, naquilo que é o nosso interesse, no momento em que mudar, imagino, uma trajetória de sucesso para a suinocultura catarinense.
Visitamos uma empresa, a Jetro, uma trade que funciona em apoio aos empresários japoneses interessados em exportações e importações. Participamos de um jantar, na embaixada do Brasil, em Tóquio, oferecida pelo embaixador Marcos Galvão. Foi um jantar feito com a carne catarinense da primeira exportação, oferecida pela empresa BRF, líder no Brasil e no mundo.
O governador Raimundo Colombo fez questão de agradecer ao vice-ministro da Agricultura, do Japão, Yoshito Kajiya, uma das pessoas encarregadas da entrada da nossa carne naquele país. O ministério da Agricultura japonês entendeu a qualidade dos produtos, a segurança que Santa Catarina oferece para aquilo que irão adquirir.
A delegação contou também com a participação do deputado José Milton Scheffer, do secretário da Agricultura, João Rodrigues, do presidente da Fiesc, Glauco Côrte, do presidente da Associação das Indústrias Exportadoras de Carne Suína - Abipesc, Rui Vargas, e do diretor-executivo do Sindicarne, Ricardo Gouvêa.
Nessa noite foi quando recebemos a primeira informação de que a BRF carregava, nos primeiros dias deste mês, os containers de carne suína para o Japão. O diretor da Aurora, Dilvo Casagrande, também anunciava, no mesmo momento, que carregaria mais dois containers para lá.
A empresa BRF está instalada na sua base eleitoral, deputado Romildo Titon, na cidade de Campos novos. Um frigorífico moderno, que tem todas as condições de exportar para o mundo.
Entendo que não basta só o mercado japonês que conquistamos que vai mudar a característica da produção de suínos em Santa Catarina, mas o mercado mundial podemos alcançar pela tradição, pela seriedade que os japoneses tratam os seus negócios.
Tenho certeza de que a partir de agora estaremos aptos, e já há interesse da China, da Coreia e dos Estados Unidos comprarem a nossa carne suína.
Espero que a suinocultura catarinense, que trabalhou tanto, que os produtores, as indústrias que pagaram para chegar a este momento, possam também fazer parte da lucratividade, deputado Neodi Saretta, uma vez que o Japão compra cortes de primeira de suíno, como é o lombinho, como é o filé mignon, como outros produtos importantíssimos.
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)