Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 052ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/07/2008
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sra. presidente, deputada Ana Paula Lima, e srs. deputados, deputado Valdir Cobalchini, assomei à tribuna porque não o vi. Mas dividirei o tempo com v.exa. e agradeço por isso.
Vou trazer hoje à tribuna dois assuntos. Primeiramente, quero dizer que foi feita, ontem, aqui, uma bela homenagem aos 40 anos da Fetaesc - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina. Foi uma homenagem proposta pelo deputado Herneus de Nadal e aprovada por todos os deputados desta Casa.
Eu ouvi aqui o pronunciamento do deputado Jean Kuhlmann sobre a inflação que ronda as nossas casas, os brasileiros e sobre a questão dos alimentos. E a Fetaesc estava aqui, ontem, representada por mais de 150 presidentes de sindicatos, com mais de 200 pessoas ligadas exatamente à agricultura.
Um estado como Santa Catarina, que tem um pouco mais de 1% do território do país e é o sexto produtor de alimentos, precisa, srs. deputados Professor Grando e Carlos Hoegen, dar o devido valor à nossa agricultura. Em cada pequena propriedade temos uma microempresa produtora de alimentos. Um estado que se coloca como o primeiro produtor de suínos no país, como o segundo produtor de aves do país, que está entre os primeiros na produção de maçãs, na produção de cebola e de alho, precisa, de fato, dar o devido valor à sua agricultura.
Eu vi aqui o deputado Reno Caramori preocupado com a situação da Epagri e da Cidasc. Nós caminhamos muito nos últimos anos e o status sanitário que Santa Catarina conseguiu foi graças ao trabalho do nosso produtor e da Cidasc. Mas é preciso que o estado continue investindo e melhorando esse setor. Precisamos olhar a agricultura de Santa Catarina como modelo para o país. Ela é exemplo e pode ser comparada com os países mais desenvolvidos do mundo. Da mesma forma, o trabalho da Epagri. Eu venho de família da agricultura, vivi a minha vida toda na agricultura e sei a importância que a Epagri teve para o desenvolvimento tecnológico do setor no estado de Santa Catarina.
É claro, deputado Reno Caramori, que precisamos continuar investindo, mas eu também concordo que são poucos os investimentos feitos na agricultura, pelo tanto que representamos. Sei que é difícil, o governo tem se preocupado com isso e, através do Programa Microbacias, foi feito um investimento de mais de R$ 100 milhões, sendo que 50% desses recursos foram desembolsados dos Cofres do governo do estado e os outros 50% foram conseguidos através de financiamento. Eu sei também do investimento que está sendo feito na sanidade animal, com a participação das indústrias, para situar melhor o nosso estado dentro dessa questão, a fim de buscarmos novos mercados que possam pagar melhor os nossos produtos.
Outro assunto que nós discutimos ontem foi com as cooperativas. Neste próximo sábado, as cooperativas festejarão o Dia Mundial do Cooperativismo. Nós também sentimos a necessidade de que haja uma lei para as cooperativas em Santa Catarina. Eu tenho certeza de que podemos contar com os 25 deputados que assinaram o requerimento, deputado Joares Ponticelli, para criar aqui a Frente Parlamentar Cooperativista que vai trabalhar nessa direção. Por quê? Porque eu acho que é outro setor que ajuda a organizar o nosso produtor, que ajuda a fazer com que o nosso produtor tenha mais tecnologia e produza mais.
Então, são ações realmente que precisam ser feitas. Eu tenho certeza de que a grande maioria dos deputados que está na Assembléia Legislativa vem de regiões do interior do estado de Santa Catarina e conhece a agricultura, sabe da sua dificuldade. E aqueles que não são dessas regiões produtoras têm conhecimento disso porque sabem da importância que tem a agricultura para o nosso estado.
Por isso quero deixar aqui registrado, no dia de hoje, o meu reconhecimento aos 40 anos da Fetaesc e dar os parabéns às cooperativas que comemorarão agora, no próximo sábado, o Dia Mundial do Cooperativismo.
Antes de encerrar, sr. presidente, eu queria registrar a presença, nesta Casa, do meu amigo e presidente do PMDB do município de Xanxerê, dr. Adenilson Biazus, como também do assessor jurídico da prefeitura de Faxinal dos Guedes, dr. Edson Valgói. É um prazer recebê-los neste Parlamento.
Eu deixo o restante do tempo ao deputado Valdir Cobalchini.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)