Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 077ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/10/2008
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sra. presidente, deputada Ana Paula Lima, eu vou dividir o tempo do nosso partido com o deputado Romildo Titon.
Venho à tribuna desta Casa hoje, srs. deputados, sra. deputada, para falar acerca do domingo próximo passado, dia 12 de outubro, no qual se comemorou o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do nosso país.
Dia 12 de outubro também foi o Dia da Criança. O que temos de mais importante na vida de cada um de nós são as crianças, os nossos filhos, os nossos netos e bisnetos. Além disso, dia 12 de outubro foi o dia do engenheiro agrônomo também, que tem dado uma contribuição muito grande para o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país. A data dedicada ao engenheiro agrônomo foi oficializada em 12 de outubro de 1933, e quem assinou o decreto foi o nosso presidente, à época, Getúlio Vargas, embora a profissão de engenheiro agrônomo já existisse desde o governo imperial, através das duas primeiras escolas de agronomia, sendo uma na Bahia desde 1875 e outra desde 1883, em Pelotas, no Rio Grande do Sul.
Segundo o presidente do Seagro - Sindicatos dos Engenheiros Agrônomos, no nosso estado atuam cerca de 3.800 profissionais, sendo que aproximadamente 30% estão no serviço público estadual e federal. Os outros estão no setor privado e no setor autônomo.
O engenheiro agrônomo, a quem eu quero me referir hoje, deputado Romildo Titon, tem e teve uma importância muito grande no desenvolvimento do nosso país, mais especificamente, deputada Ana Paula Lima, no desenvolvimento do estado de Santa Catarina.
Com o nosso setor produtivo e com o setor dos médicos veterinários, o trabalho do engenheiro agrônomo coloca Santa Catarina como o maior produtor de suínos do país, o segundo maior produtor de aves do país, o décimo maior produtor de milho. E aqui quero fazer um parêntese no que diz respeito à produção de milho em Santa Catarina. Somos grandes consumidores de milho, consumimos mais de cinco milhões de toneladas de milho por ano, devido à grande produção de suínos, à grande produção de aves e ao grande consumo que nós temos nesses dois setores. Realmente, Santa Catarina vem crescendo nessa produção ano após ano.
Nós produzimos na safra 2006/2007 3.860 toneladas de milho; na safra 2007/2008 nós passamos para 4.190 milhões de toneladas, diminuindo o déficit de milho de 1.410 milhão de toneladas, que precisávamos importar, para 1.180 milhão de toneladas. Isso significa que a tecnologia, deputado Silvio Dreveck, desses profissionais foi aceita pelos nossos produtores. E eu vi há pouco os filhos dos nossos agricultores da agricultura familiar, os nossos jovens do campo. Infelizmente, às vezes temos dificuldade em mantê-los na atividade, porque nem sempre essa atividade é compensatória.
Deputado José Natal - e v.exa. tem aqui uma vivência mais perto dos grandes centros, mais perto da nossa capital -, não sabemos o porquê das cidades encherem tanto, não sabemos porque os bairros, as periferias dos grandes centros, enchem de pessoas a cada ano que passa. Acredito que por trás disso está o fato de não termos uma política de preço, uma política de garantia para o nosso produtor.
Deputado Professor Grando, v.exa. foi prefeito desta capital. E v.exa. vem de uma região de agricultura familiar, de pequenos agricultores, do interior do Rio Grande do Sul, que hoje está numa linha de desenvolvimento diferente, onde o vinho transformou aquela região em uma região de apresentação de outras atividades diversificadas para a nossa agricultura.
Então, faço aqui uma homenagem a esses profissionais, que ao longo de suas histórias, às vezes, nem reconhecidos são, com um salário justo, de acordo com o trabalho que prestam, mas que assim mesmo procuram levar tecnologia para o desenvolvimento, para o crescimento do nosso estado, para que o nosso estado produza aquilo que temos de mais sagrado, o alimento.
Deputado Romildo Titon, v.exa. usará o tempo que resta do nosso partido e faço questão que o use.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)