Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 057ª SESSÃO ORDINARIA

Em 08/06/1999
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, eu ouvia aqui o Deputado Jaime Duarte apresentar uma indicação que visa criar novos empregos para a nossa gente. E eu quero, nessa linha, Deputado Jaime Duarte, colocar aqui algumas questões que são, sem dúvida nenhuma, importantes para a agricultura.
Tramitou aqui nesta Casa, com o apoio de todos os Deputados... E eu espero encontrar apoio também no Congresso Nacional, Deputados, para podermos realmente ver, entre as reformas que tramitam lá, a reforma da lei trabalhista.
Eu não tenho nenhuma dúvida de que nós, no interior, podemos criar alguns milhares de empregos se tivermos a possibilidade de que o agricultor possa documentar o trabalho daquela pessoa que ele busca para prestar um serviço na sua propriedade.
Hoje, temos muita dificuldade, Deputado Jaime Duarte, para poder legalizar um trabalhador para prestar serviço numa propriedade rural. E eu não tenho dúvida de que no campo temos condições de que ele more melhor do que nas cidades, pois nelas às vezes vive numa casa coberta de lona ou até embaixo de uma ponte. Lá nós temos, além da propriedade, além da casa para ele morar, o conforto da energia elétrica e, acima de tudo, temos a possibilidade dele poder produzir quase tudo ou boa parte dos alimentos que consome.
Lá no campo não temos dificuldade do abastecimento de água; não temos dificuldade, às vezes, do próprio recolhimento do lixo, dos entulhos que criamos, muitas vezes, na cidade por vivermos mal, por termos péssimas condições de moradia.
Então, achamos que devemos encontrar juntos, a Assembléia Legislativa e o Governo do Estado, uma solução.
No Governo anterior teve início um programa para viabilizar uma renda melhor para o nosso produtor. E eu ouvia hoje o Deputado Nelson Goetten dizer que haverá neste Governo a continuidade do atendimento para que o nosso produtor possa fazer um pequeno reflorestamento, Deputado Jaime Duarte, com o auxílio do Governo, que pagará pelo menos uma parte do investimento que esse agricultor fizer por ano até que ele comece a produzir e essas árvores possam começar a ser retiradas da propriedade.
Então, venho aqui, neste momento, dizer que podemos contribuir, e muito, para amenizarmos a falta de oportunidade de trabalho que encontramos na cidade e o momento difícil por que passa a agricultura, mas que passa também a indústria, a agroindústria, a pequena indústria e o pequeno comércio de darem oportunidade de trabalho.
O Governo, especialmente o Federal, precisa encontrar um programa e deixá-lo à disposição daqueles que desejam o investimento, para que se possa, realmente, minimizar essa situação difícil.
Às vezes nós reclamamos porque o salário que recebemos não é aquele que desejamos ou aquele que precisamos. Mas eu sempre digo que o pior salário é aquele que não existe, o pior salário é daquele que está desempregado. É lamentável que um pai ou uma mãe de família, no momento de pagar o seu talão de luz, não possa fazê-lo porque não tem recursos ou quando for buscar alimentos para os filhos, não tenha com que comprá-los.
Eu sou uma pessoa que veio da agricultura e que tenho o maior prazer de ter sido um agricultor e de ter puxado no cabo da inchada. Isso me dá alegria e prazer. Por isso, conheço essa atividade e tenho certeza de que se houver bom senso, se houver um pouquinho de reconhecimento por parte dos nossos governantes, vamos poder melhorar, em muito, a atividade agrícola e dar alguns milhares de empregos e produzir alimentos para aqueles que residem nos grandes centros.
Mas precisa, realmente, sair do papel, sair do discurso o apoio para a agricultura. E na maioria das vezes esse apoio vem apenas na época da eleição, quando os políticos vão pedir o voto. Precisamos que isso se torne uma prática e que seja, efetivamente, viabilizada uma política para esse setor que, não tenho dúvida, haverá de tirar o País da crise em que nós estamos vivendo.
Deixo aqui, então, Deputado, o meu apoio ao pedido de V.Exa. e, tenho certeza, o apoio de todos os Deputados.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)