Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 085ª SESSÃO ORDINARIA

Em 03/10/2000
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, também quero neste horário que pertence ao meu Partido, o PMDB, primeiramente cumprimentar o Deputado Neodi Saretta pela sua eleição no Município de Concórdia e desejar que possa fazer o governo proposto e realmente dar aos concordienses aquilo que cada um de nós almejamos.
Quero dizer também ao Deputado Neodi Saretta que vamos estar aqui na Assembléia Legislativa, dentro das nossas possibilidades, dentro do nosso alcance, para defender tudo aquilo que pudermos em favor do Município de Concórdia.
Quero também aproveitar para cumprimentar o Vereador Edson Gonçalves, do PPS, reeleito, desejando-lhe que tenha a condição de exercer o seu mandato em favor daqueles que acreditaram na sua eleição.
Gostaria de deixar registrado nesta Casa meus cumprimentos a todos que disputaram a eleição no Município de Concórdia; àqueles que foram vitoriosos, aos que não obtiveram sucesso na eleição, eis que tivemos, graças ao conhecimento e à educação do povo concordiense, uma eleição realmente exemplar, sem que houvesse ofensas nem de um lado nem de outro.
Desta forma, quero deixar, em meu nome e em nome do meu Partido, registrado esses cumprimentos e esses agradecimentos aos eleitos e aos participantes do pleito no Município de Concórdia.
Gostaria também de dizer que vejo a maneira como os veículos de imprensa estão referindo-se ao PMDB como perdedor.
Permito-me também discordar de alguma forma, porque perdemos, sim, algumas Prefeituras importantes, como a de Concórdia, a de Criciúma, mas fomos vitoriosos em muitas outras Prefeituras. E o próprio Partido do Governo do Estado, na microrregião à qual pertenço, tem apenas uma Prefeitura, onde o meu Partido é cabeça de chapa dos 16 Municípios de sete Prefeituras; somos vice do PDT em uma Prefeitura; somos vice do PFL em outra Prefeitura; e apoiamos duas Prefeituras.
Então, se formos ver, não é tanto quanto se coloca. Claro que o Partido perdeu Prefeituras importantes e reconheço uma delas, a de Concórdia.
O Sr. Deputado Jaime Duarte - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Jaime Duarte - Agradeço o aparte que V.Exa. me concede e quero dizer que já fiz a manifestação anteriormente da tribuna a respeito da nossa visão desse processo eleitoral, que penso que não têm perdedores nem vencedores; o que existe é a manifestação das urnas, que pode nos desagradar mais ou menos, e o importante é que tenhamos a capacidade de respeitar.
Penso que a grande preocupação que essa eleição nos passou é que mais do que nunca precisa-se exercer um poder local mais comprometido com as causas sociais, com um programa social que prestigie aqueles que estão excluídos.
Gostaria de cumprimentar aqui, Deputado Moacir Sopelsa, o Deputado Neodi Saretta pela sua vitória no Município de Concórdia, uma vitória que também teve a participação do meu Partido. E aqui também eu quero saudar a presença do Vereador Edson Gonçalves, companheiro de valor, que consegue a reeleição neste Município tão importante que é Concórdia.
Quero Fazer esta manifestação e fazer uma homenagem a V.Exa. que tem sido um Deputado extremamente democrático e de bom senso. Acho que na vida um dos grandes valores é o bom senso. Quero homenagear e ao mesmo tempo cumprimentar o Deputado Neodi Saretta e o nosso companheiro Edson Gonçalves.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Com certeza o Vereador Edson Gonçalves é merecedor dessa vitória.
Sr. Presidente, quero aproveitar a oportunidade para cumprimentar o Instituto Cepa, que no dia de amanhã completa 25 anos. Gostaria, se possível, que esta Casa encaminhasse uma mensagem de cumprimentos pelo trabalho que presta o Instituto ao Estado de Santa Catarina, a esses bravos técnicos que buscam nos dar todo o conhecimento da situação da produção agrícola, seja ela animal ou cereal, em nosso Estado, apoiando os nossos produtores.
Quero deixar registrado nos Anais desta Casa o meu reconhecimento a este pessoal merecedor de elogios, pelo trabalho que presta para o engrandecimento do Estado de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Olices Santini - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - É com prazer que concedo um aparte a V.Exa.
O Sr. Deputado Olices Santini - Gostaria que constasse nesse documento que irá ser encaminhado ao Cepa a minha assinatura, por reconhecer o excelente trabalho que este Instituto tem prestado a Santa Catarina. A agricultura de Santa Catarina é um exemplo em nível de País como ponto de estatística agrícola, assessoria e planejamento.
Cumprimento V.Exa. pela lembrança em cumprimentar o Cepa pelos seus 25 anos.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - É com prazer que incorporo o seu desejo neste ofício que pretendemos encaminhar ao Cepa pelos seus 25 anos de seu aniversário.
Quero deixar registrado nos Anais desta Casa o meu reconhecimento ao valor que tem essa brava gente, assim como agradece-los pelo trabalho que realizam em favor do nosso Estado.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)