Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 082ª SESSÃO ORDINARIA

Em 25/10/2001
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sra. Presidente e Srs. Deputados, quero usar a tribuna para comentar sobre a CPI do Leite, CPI que se instala hoje também no Estado do Mato Grosso.
Não tenho feito muita coisa nos últimos dias, a não ser tratar desta questão. Acredito que temos tido sucesso. Todos os Deputados, desde o Deputado Relator Afonso Spaniol e seus membros, V.Exa., Deputado Milton Sander, têm trazido subsídios à nossa CPI.
Nesses quarenta e poucos dias de instalação da nossa CPI, depois de ouvirmos toda a rede produtiva através dos representantes das entidades, da nossa agricultura por parte dos nossos produtores, tivemos a oportunidade de ouvir o Secretário de Estado da Fazenda Antônio Vieira e o representante do Ministério da Agricultura sobre a fiscalização qualidade do leite em nosso Estado. Tivemos também a oportunidade de ouvir os representantes das indústrias, obtendo informações importantes que podemos deixar como recomendação em nosso relatório final.
Concluímos, então, que é importante que haja investimento e retomada do trabalho das nossas cooperativas com uma indústria, para proteger o nosso produtor, e vimos o Governo do Estado acenar com a possibilidade de dar incentivos às cooperativas para que voltem a investir nesse setor.
Recebemos declarações de apoio do Sr. Governador à CPI, mas lamentamos, Srs. Deputados e Sra. Presidente, não poder dizer a mesma coisa do colega Deputado e Secretário da Agricultura do Estado de Santa Catarina. Não sei se ele não tem intenção de colaborar, se acha que não precisa defender essa classe, essas mais de 60.000 famílias no Estado de Santa Catarina, as quais tenho tido sempre o devido respeito.
Mas não podemos deixar que os meios de comunicação, que a sociedade, que o produtor de leite venha a saber que nós, até o presente momento, que necessitamos de um técnico para fazer um relatório isento de política, não tenhamos, embora a persistência, a paciência, a colaboração do nosso Presidente de ter encaminhado tudo isso através de ofício, buscado esse apoio através do diálogo, da conversação.
Mas até este presente momento ainda não tivemos essa boa vontade, esse reconhecimento e a cedência dessa pessoa que vai não só ajudar o Deputado Moacir Sopelsa, os Deputados que estão nessa CPI, como vai ajudar e colaborar com todo o setor produtivo de indústria de distribuição, uma vez que temos o compromisso, e queremos cumpri-lo até o dia 15 de dezembro, de apresentarmos um relatório com sugestões e, se for o caso, com as devidas denúncias daqueles que são necessários.
Não acredito, Deputado Milton Sander, que o Sr. Governador, pelas suas declarações em defesa da pequena propriedade, concorde com esse tipo, não saberia dizer, de má vontade, ou de pouco interesse, ou de pouco caso, não com a CPI, mas com os nossos produtores, com esse importante segmento agrícola que passa, hoje, por uma dificuldade muito grande.
Então, quero deixar aqui a minha tristeza de ter que dizer isso, até porque é um colega Parlamentar e que tem sua origem no mesmo Município em que fui Prefeito, o Município de Concórdia.
Espero, ainda, que se possa com a conversa, com o interesse na defesa do nosso produtor, fazer aqui uma CPI isenta de política com a participação de todos. Estão lá representados todos os Partidos Políticos e acreditamos que possamos realmente chegar àquela conclusão que queremos.
O Sr. Deputado Milton Sander - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - É com prazer que ouço V.Exa., Deputado Milton Sander, que tenho certeza que é um dos defensores da área agrícola, do setor agrícola, que foi Prefeito de Chapecó por duas vezes que tem no Oeste de Santa Catarina a sua base e todo o seu conhecimento.
O Sr. Deputado Milton Sander - Eu quero agradecer a V.Exa. por me ter concedido um aparte, Deputado Moacir Sopelsa, além de cumprimentá-lo pela abordagem deste assunto.
Quero fazer duas considerações. V.Exa. lembrou que fui Prefeito de Chapecó por duas vezes. Na primeira oportunidade, nós iniciamos o projeto da bacia leiteira de Chapecó. O resultado do primeiro projeto no Oeste, apesar de ser, hoje, um amplo sucesso em matéria de adesão, não está a contento do pequeno produtor em função do preço que recebe.
Em segundo lugar, eu quero também cumprimentar V.Exa. pela sinceridade da abordagem em reconhecer que o nosso Governador Esperidião Amin está interessado em uma solução.
Com relação ao nosso Colega e Secretário da Agricultura Odacir Zonta, quero crer que deva haver algum mal entendido, um curto circuito na informação.
No último dia 9 eu viajei de Florianópolis a Chapecó no mesmo avião da Secretaria da Agricultura, em companhia do Sr. Secretário, e ele era um dos mais entusiastas para que a CPI chegasse a conclusões que pudessem melhorar a situação do nosso pequeno agricultor. Ele disse, inclusive, durante a viagem que tinha recebido instruções do Governador para dar total apoio, já que este assunto é afeto a esta Secretaria.
Por isso estou estranhando esse seu posicionamento. Mas vou ligar, após o seu pronunciamento, ao Secretário Odacir Zonta. E acho que na próxima semana ele talvez possa aqui comparecer e esclarecer este assunto. Porque, na realidade, testemunhei uma palavra totalmente diferente desta informação que V.Exa. nos traz, que evidentemente somos obrigados a acreditar, pela lisura com que V.Exa. tem sempre se apresentado com relação aos temas abordados nesta Casa.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, Deputado Milton Sander.
Mas também quero acreditar que a solicitação desse técnico não tenha nada a ver com nenhum Partido Político. Talvez esse técnico - e aí quero declinar, aqui, com tristeza, se for isso que esteja ocorrendo - não esteja sendo liberado porque serviu na época em que o Deputado Gelson Sorgato foi Secretário da Agricultura; ele foi um dos braços direito do Secretário, uma pessoa que colaborou muito.
Então, quero dizer que estamos justamente pedindo a essa pessoa pelo seu conhecimento, pelo seu trabalho, pelo tempo que tem no instituto Cepa e porque seria, com toda a certeza, importantíssimo para nós.
Embora o Deputado Milton Sander possa também tentar gestionar para que se consiga isso, quem sabe tenha mais sorte do que teve o Presidente desta Casa e do que nós tivemos ao termos solicitado os pedidos, via/ofício. Mas, de qualquer sorte, vamos levar adiante este trabalho que já está surtindo efeitos, porque estamos sentindo alguma coisa, no próprio mercado do leite, nas próprias indústrias que aqui estiveram e que procuram trazer os subsídios necessários.
Então, precisamos nos conscientizar para podermos, realmente, fazer um trabalho que some positivo para o produtor, para o consumidor, enfim, para toda a nossa gente catarinense. É claro que na segunda-feira, quando vamos ouvir a rede distribuidora através da associação dos supermercados, vamos ter, sem dúvida, mais subsídios para levarmos adiante esse trabalho.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)