Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 072ª SESSÃO ORDINARIA

Em 03/08/1999
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sra. Deputada, uso o espaço que cabe ao meu Partido para registrar a passagem dos 65 anos de emancipação político-administrativa do Município de Concórdia, comemorada na semana que passou, do qual tenho o prazer e a alegria de ser filho.
Na companhia do Deputado Neodi Saretta, tivemos a oportunidade de ver, mais uma vez, a luta do grandioso povo concordiano, assim como da nossa microrregião.
Vários eventos foram realizados por diversos segmentos para comemorar essa data, o da indústria, o do comércio e o da agricultura. Para a Deputada Ideli Salvatti, a porcaria que é a economia do nosso Município faz parte da grande economia do Estado de Santa Catarina. Com orgulho temos no Oeste catarinense as maiores agroindústrias do Sul do País, que contribuem com o trabalho do nosso agricultor levando o alimento para todo o Brasil e também para fora do nosso País.
Dentre os eventos, um contou com a presença, acredito eu, de mais de 25 mil pessoas, realizado no domingo passado, que foi a Festa Nacional do Leitão Assado, onde se pôde mostrar para todo o País o trabalho da nossa agricultura e do nosso agricultor.
Sr. Presidente e Srs. Deputados, uso este horário não apenas para cumprimentar a administração municipal de Concórdia, a nossa Prefeita Leni Suzin Marini, o Presidente da Comissão Organizadora, o Vice-Prefeito Genésio Seganfredo, mas também para cumprimentar todos os concordianos, especialmente o nosso produtor já muito sacrificado, que nesses últimos dias, com a greve dos transportadores - uma reivindicação justa e natural, pois procuravam uma oportunidade melhor para a sua categoria -, temia a falta de alimentos para os seus animais nos seus estabelecimentos.
Mas no domingo lá estavam, e o Deputado Neodi Saretta pôde ver mais de 200 equipes, mais de 15 mil quilos de carne suína sendo assados, mostrando para todo o País a estrutura e a vontade desse segmento, que muitas vezes não é reconhecido e que trabalha sem ter um lucro mínimo, sem poder dar para os seus familiares, para a sua gente, uma oportunidade melhor.
Por isso deixamos registrado que realmente nós precisamos nos preocupar com aqueles que são determinados, com aqueles que com vontade fazem o progresso do nosso Estado e do nosso País.
O Sr. Deputado Neodi Saretta - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Concedo um aparte ao Colega do mesmo Município, da mesma região, que com certeza vai dar uma dignidade ainda maior àquilo que nós estamos dizendo sobre o nosso Município.
O Sr. Deputado Neodi Saretta - Deputado Moacir Sopelsa, nós gostaríamos de ratificar esta sua manifestação a respeito da Festa Nacional do Leitão Assado, ocorrida no último domingo em Concórdia.
É uma festa de larga tradição, que mostra a todo o Brasil um pouco da potencialidade existente na região Oeste, desta cidade conhecida como a Capital do Trabalho, a Capital do Alto Uruguai catarinense, que é Concórdia.
É evidente que preferiríamos que os agricultores tivessem rendas maiores, que pudessem mostrar, além de toda essa produção, que estão tendo melhorias no sentido dos seus ganhos econômicos. Porém, infelizmente, essa não tem sido a constante dos últimos tempos na agricultura. Mas teremos outras oportunidades para debater esse assunto da perda que os agricultores vêm sofrendo.
O que realmente queríamos neste momento era nos somar ao seu pronunciamento para manifestar a nossa satisfação pela realização da Festa Nacional do Leitão Assado, enaltecendo a importância, a pujança do Município de Concórdia, o trabalho da sua gente, não só de Concórdia, diga-se de passagem, mas de toda a região, da qual inúmeras pessoas participaram do concurso do leitão assado, assim como também outras pessoas que foram lá não para participar do concurso mas para fazer com seus fornos, Deputado Onofre Santo Agostini. Mas só quem esteve lá é que pôde presenciar a grandiosidade dessa festa.
Quem sabe, Deputado Moacir Sopelsa, para a festa do próximo ano já deixamos o convite a todos os Colegas, porque vale a pena prestigiar essa festa, principalmente por ser em uma cidade que se destaca no Oeste de Santa Catarina, como é a cidade de Concórdia.
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - Nobre Deputado, também quero comungar da alegria dos Deputados que representam a região de Concórdia e parabenizar Santa Catarina, pois o programa Fantástico, no domingo, mostrou toda a força daqueles nossos produtores.
Aceito o convite feito pelo Deputado Neodi Saretta e V.Exa., Deputado Moacir Sopelsa: faça a gentileza de me inscrever naquele concurso de pegar o porco banhado, pois quero participar dessa brincadeira. Ate estranhei que nem V.Exa., nem o Deputado Neodi Saretta e nem o Deputado Odacir Zonta participaram daquela brincadeira, que no meu entender foi muito sadia e inédita, pois foi a primeira vez que vi pegar porco banhado. Conheço pau de sebo, mas porco ensebado não conhecia!
Acho que quem ganhou não foi só a região de Concórdia, mas o Estado de Santa Catarina, porque o Fantástico levou ao conhecimento de todo o Brasil a força daquela região, numa demonstração de que o nosso produtor, como disse muito bem V.Exa., mesmo nos momento difíceis por que passa a Nação brasileira, quer mostrar a sua força e a força daquela região, que como disse o Deputado Neodi Saretta é trabalhadora. E isso tanto é verdade que a região de Concórdia, com o seu povo inteligente, conseguiu eleger três Deputados. Esta é a prova da união daquele povo, da força, do desprendimento, da luta para que a sua gente sofra menos.
Por isso também me alegro como V.Exas., Deputados Moacir Sopelsa e Neodi Saretta, e transmito meus efusivos cumprimentos pelo aniversário daquele próspero Município.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Obrigado, Deputado Onofre Santo Agostini, e não tenho dúvida de que a sua região, Curitibanos, Campos Novos, não é diferente da nossa, pois também tem um povo trabalhador, como é todo o povo do Estado de Santa Catarina.
Sr. Presidente, o Deputado Herneus de Nadal irá ocupar os minutos restantes do horário destinado ao nosso Partido, a quem agradeço pela cessão do espaço, pois assim pude me manifestar para parabenizar o Município de Concórdia e, acima de tudo, parabenizar aquele povo que trabalhou e organizou essa festa.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)