Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 076ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/08/2010
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, srs. deputados, sra. deputada, senhores e senhoras da imprensa, venho à tribuna desta Casa para referir-me ao aniversário de Concórdia, ocorrido no último domingo. Concórdia completou 74 anos no dia 29 de julho; é um município ainda jovem, que tem 74 mil habitantes, cuja economia é baseada na agricultura. É sede de uma das maiores indústrias do gênero alimentício, do agronegócio, que é a Sadia, hoje aliada à Perdigão, formando uma das maiores empresas de industrialização de carne suína e de aves do mundo.
Foi em Concórdia que nasceu a Sadia, foi lá que nasceu a integração, a produção de aves. E hoje Santa Catarina é o segundo maior produtor do país de suínos e conta com o centro nacional da Embrapa de pesquisa de suínos e aves. Por isso, temos muito que comemorar, pois são 74 anos de crescimento e de história do nosso município.
Durante toda a semana tivemos a oportunidade de homenagear os pioneiros, aqueles que fizeram o progresso da cidade. Quando prefeito, deputado Valdir Cobalchini, há 16 anos, mandamos fazer, na festa dos 58 anos de fundação de Concórdia, um bolo e uma mortadela de 58m de comprimento. E hoje, nos seus 74 anos, deputado Marcos Vieira, Concórdia festeja o seu aniversário também com um bolo e uma mortadela de 74m de cumprimento.
Tenho a alegria e o prazer de ter iniciado esse trabalho. Inclusive, hoje já há muitos municípios que adotaram essa ideia. E cito, como exemplo, o município de Arabutã, que na comemoração dos seus 16 anos fez uma tripa grossa recheada, de 16m de comprimento, uma tradição da culinária alemã, homenageando seus munícipes, além de uma cuca com 16m.
Concórdia, deputado Marcos Vieira, também realizou a Festa Nacional do Leitão Assado, festa que nasceu de uma crise da suinocultura, ocasião na qual imaginamos que fazendo um evento festivo poder-se-ia divulgar a qualidade e o sabor da carne suína.
De lá para cá já se vão 25 anos, e Concórdia continua fazendo essa festa. Contudo, é uma pena que essa festa em Concórdia tenha perdido o status de festa nacional, ficou mais municipal do que nacional, porque não se vende mais a festa fora do município como se fazia anteriormente. Há ainda uma participação forte, efetiva, da população, tanto é que foram consumidos mais de dez mil quilos de carne no domingo.
Sr. presidente, lá ocorreu também, promovido pela Rádio Rural, um debate entre os candidatos e candidatas ao governo de Santa Catarina. Estiveram no parque de exposições as candidatas Angela Amin e Ideli Salvatti e o nosso candidato Raimundo Colombo, quando puderam ver a beleza daquela festa.
Mas é uma pena que a Festa Nacional do Leitão Assado tenha deixado de ser uma festa nacional, ficou encolhida, passou a ser uma festa do município. Precisamos contribuir para que essa festa continue sendo uma festa do país, porque ela representa a avicultura e a suinocultura, que são a base da economia do nosso município. É uma festa que merece ser divulgada, que merece ultrapassar as fronteiras do nosso município, do nosso estado e até do nosso país.
Mas foi uma grande festa e, mais uma vez, o povo do município de Concórdia mostrou que tem competência, qualidade, que é um povo desbravador, que trabalha e que faz o futuro.
O Sr. Deputado Marcos Vieira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Deputado Marcos Vieira, gostaria de ouvi-lo porque sei que há 16, 18 ou 20 anos v.exa. contribuiu com o município de Concórdia trabalhando como funcionário, como um dos servidores da secretaria de estado da Fazenda.
O Sr. Deputado Marcos Vieira - Deputado Moacir Sopelsa é muito oportuno o discurso de v.exa. no dia de hoje, quando a querida cidade de Concórdia completa mais um ano de emancipação político- administrativa. Neste fim de semana, quando participava de um evento, lembrei-me que aos 21 anos de idade saí de Florianópolis para morar na cidade de Concórdia e que neste mês de agosto completará 36 anos que conheci aquele município. Conheci Concórdia quando Arabutã era um distrito, quando Lindóia era um distrito, quando Alto Bela Vista era um distrito, quando íamos à Barra do Tigre, na Linha Kennedy, na comunidade de Santo Antônio, onde está instalada a antiga Escola Agrícola.
Se hoje Concórdia é um sucesso na produção de suínos e de aves, agradecemos não só a nossa gente que trabalha muito, os concordienses, mas, sobretudo, à Acaresc, que destinava os chamados extensionistas rurais para dar assistência ao nosso produtor. Lá eles trilharam o caminho do ensinamento para que o nosso agricultor, para que o nosso produtor pudesse chegar num estágio de produção profissional como estão a suinocultura e a avicultura em Concórdia.
Parabenizo v.exa. pelo seu pronunciamento, mas, sobretudo, parabenizo o concordiense que comemora mais um ano de emancipação político- administrativa.
Parabéns a v.exa.!
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Obrigado, deputado Marcos Vieira. Incorporo o seu pronunciamento ao meu. Hoje, sem dúvida nenhuma, na Escola Agrotécnica Federal de Concórdia há muitos cursos superiores, o que para nós é um orgulho.
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - Obrigado, deputado Moacir Sopelsa, quero parabenizá-lo pelo aniversário do seu município, uma grande festa. Estivemos lá na semana passada, na comemoração dos 40 anos do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar. Gostaria de dizer que essa combinação da luta das pequenas propriedades, da agricultura familiar de Concórdia e da região é um desafio que todos os dias as famílias assumem para melhorar a sua condição de vida. A própria administração tem feito um trabalho importante no município, além de v.exa., que sempre vem lutando na Assembléia Legislativa pela cidade de Concórdia e pela região.
Somamo-nos a esse trabalho, a essa luta pela região, pela política pública. V.Exa. citou a Escola Agrotécnica Federal de Concórdia, que já cumpriu importante função e que agora, com certeza, vai desempenhar um papel ainda melhor, o de pensar e contribuir para o desenvolvimento regional, criando novas tecnologias e novas alternativas.
Parabenizo a cidade de Concórdia, infelizmente não pude estar domingo na festa porque já havia assumido outros tantos eventos, mas com certeza foi uma das maiores festas que aconteceram no último domingo em Concórdia.
Parabenizo v.exa. pela fala no dia de hoje relembrando um pouco a história, a caminhada, do grande município de Concórdia, que é um dos melhores do estado em IDH. Essa é uma luta de um conjunto de entidades, organizações e de governos que têm apostado no município e na região.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Obrigado deputado Dirceu Dresch, v.exa. também é um deputado que defende a agricultura familiar e o nosso pequeno agricultor.
Sei que o deputado Valdir Cobalchini quer usar uma parte do tempo do PMDB e antes de passar-lhe a palavra gostaria de fazer mais um registro.
Refiro-me à alegria que tivemos ao ver completar 50 anos a Associação Catarinense de Criadores de Suínos. Aproveito a oportunidade para cumprimentar o companheiro que deixou a presidência da ACCS, mas em seu lugar assume outro companheiro com o importante compromisso de divulgar e defender a suinocultura de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)