Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 089ª SESSÃO ORDINARIA

Em 27/11/2002
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, Deputada Ideli Salvatti, realmente o que me traz hoje a esta tribuna foram os dois assuntos que a ilustre Deputada e futura Senadora mencionou desta tribuna no dia de ontem e no dia de hoje.
Queria primeiro me reportar ao pronunciamento da Deputada no dia de ontem, conhecedora do ensino, da educação, como professora do nosso Estado e preocupada com o novo plano de Governo que vai se instalar em Santa Catarina a partir do ano que vem, Deputado Joares Ponticelli.
Acho que esta Casa vai ter oportunidade, segundo informações que temos, de poder analisar todas as reformas que o futuro Governo pretende fazer, a partir de 2003, no mês de janeiro, quando os Deputados, em convocação extraordinária, poderão avaliar cada projeto.
Quero aqui, com muita sinceridade, com muita convicção, dizer que tenho plena confiança do interesse que tem o nosso futuro Governador em fazer um Governo realmente voltado para todo o Estado de Santa Catarina.
Acho que devemos pensar com muita coerência, com os pés no chão, mas precisamos fazer com que os nossos Municípios possam ser cada vez mais valorizados. Precisamos ter a consciência e a convicção de que nos Municípios estão as pessoas que fazem a educação, que fazem a saúde e a oportunidade de trabalho e o desenvolvimento do nosso Estado.
O Governo precisa ficar cada vez mais próximo da população dos nossos Municípios. O Governo precisa dividir as responsabilidades, o Governo precisa dividir os recursos, o Governo precisa chegar até os Municípios com as ações que possam ser desenvolvidas em conjunto.
O futuro Governador dá garantia de que esse Governo não teme a descentralização do Poder. É um Governo que tem na sua consciência o intuito de levar, de dividir as responsabilidades, mas de dividir também aquilo que precisa ser feito para os nossos Municípios.
Por isso, eu acho que é válida a preocupação da Deputada Ideli Salvatti, mas nós temos que ter aqui na Assembléia a valorização dos projetos pela representação que eles têm em favor da nossa população.
Não defendo que se faça apenas coisas que interessem a Partido A ou a Partido B. Mas que as questões sejam desenvolvidas e efetivamente concretizadas quando se tem o interesse acima de tudo da nossa população.
E é isso que eu espero do novo Governo, assim como dos Deputados eleitos, dos Deputados novos que a partir do ano que vem estarão aqui conosco, Deputado Francisco de Assis.
Devemos pensar num Estado com a participação de todos, num Estado em que se tenha as pessoas com uma dignidade maior, com um poder de sobrevivência melhor, e que as coisas possam acontecer de fato com uma sociedade justa e digna.
Estou acompanhando há muitos meses a vontade que temos no interior do Estado, e nós, especialmente, Deputado Narciso Parizotto, no Oeste de Santa Catarina, de ver os filhos da nossa gente num curso superior, com uma universidade gratuita.
Eu quero dizer que tenho a convicção de que esse ensino gratuito precisa ir para o interior do Estado, mas também devo ser justo, também tenho que ter convicção de que ainda não tenho uma opinião formada, que possa me dar a segurança de que aquilo que está se propondo seja a maneira certa de nós levarmos o ensino superior gratuito para o interior do nosso Estado.
Eu não sei se a melhor forma é nós estabelecermos novas universidades ou se é repensar a nossa sociedade e fazer com as universidades criadas por lei municipal uma parceira para que se possa, quem sabe, desenvolver esse ensino superior gratuito no interior do nosso Estado.
Aqui foi votada nesta Legislatura a modificação do art. 170, que permitiu ao Governo do Estado transformar os recursos que são passados para as universidades criadas por lei municipal a oportunidade de oferecer bolsa de estudo para os alunos que têm maior necessidade.
Daqui a pouco, quem sabe, a melhor proposta seja ampliar, dar uma segurança ainda maior à nossa gente do interior do Estado.
Eu não tenho dúvida nenhuma de que nós precisamos oportunizar isso também aos filhos dos agricultores, das nossas pessoas que vivem no interior do Estado e que têm a dificuldade.
Deputado Joares Ponticelli, V.Exa. que é professor e que vem não do Oeste, mas do Alto Vale do Rio Itajaí, sabe da dificuldade quando nós perdemos os nossos filhos ainda cedo, porque precisam ir para outros centros buscar oportunidades de fazer um curso superior.
Por isso, entendo que é válida a preocupação. Nós temos Prefeitos da nossa microrregião da Amauc empenhados em que se leve uma extensão da Udesc para a nossa região. E acho justo o empenho, a vontade desses Prefeitos. Mas repito que acho que é um assunto que nós precisamos discutir mais, independentemente de Partido Político ou de qualquer coisa, pois a educação para mim é como a saúde e a alimentação. Nós precisamos dar essa oportunidade à nossa gente.
Então, é importante que se discuta isso com o Governo atual e com o futuro Governo e que nós possamos ter uma proposta que possa ser cumprida. Não adianta nós criarmos uma expectativa que depois seja frustrada.
Era esse o meu registro. Vou ser uma voz em defesa da descentralização do ensino superior gratuito para todas as partes do nosso Estado. Mas que se tenha a consciência de que as coisas possam acontecer de uma forma que possam ser implantadas e que possam ser de fato concretizadas. Senão, não adianta criarmos a expectativa e deixarmos mais uma vez a nossa gente na mesma situação em que está.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)