Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 101ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/11/2013
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. deputado Romildo Titon, vice-presidente da Assembleia Legislativa, quero informar-lhe que vou dividir o tempo do partido com o deputado Manoel Mota. .
Há pouco vi no plenário os deputados Kennedy Nunes e Sandro Silva, mas neste momento parece que aqui não estão, o que é uma pena, porque quero referir-me ao jogo de futsal que aconteceu na sua cidade, no domingo passado, no qual o técnico do Joinville, Ferretti, um grande técnico, considerado o melhor do mundo, com muita soberba afirmou que seu time iria jogar com a zebra do campeonato, o Concórdia. Ele se esqueceu de que nosso time era um dos quatro finalistas e que para chegar nessa posição teve que vencer equipes bem fortes, como o próprio Krona Futsal, de Joinville. A folha de pagamento dos guris de Concórdia é de mais ou menos R$ 60 mil, contra um time que dizem ter uma folha de pagamento de mais R$ 600 mil por mês. Pois bem, não é dinheiro que faz o futsal! É camisa, é garra, é vontade!
Faço este pronunciamento para cumprimentar o presidente do time de futsal de Concórdia, deputado Neodi Saretta, o Gabriel, como também o técnico Serginho, pessoa grandiosa porque reconhece as dificuldades do seu time, mas preparou-o de tal forma que na próxima segunda-feira, deputado Manoel Mota, será mais uma vez um osso duro de roer. Vamos jogar como jogamos até agora, de igual por igual, com bastante humildade, mas com muita competência e vontade de ser Campeão Brasileiro de Futsal.
Quero aproveitar esses minutos que me restam para cumprimentar o deputado Altair Silva, que hoje homenageará nesta Casa os técnicos agrícolas, profissionais muito importantes para o desenvolvimento do agronegócio e da agricultura do estado de Santa Catarina.
Parabéns aos técnicos agrícolas! Parabéns ao deputado Altair Silva pela homenagem que fará hoje a esses grandes profissionais!
Quero ainda, srs. deputados, comentar a audiência pública que fizemos ontem, nesta Casa, que contou com a presença de produtores de frango do sul e do norte do estado, que aqui colocaram as dificuldades da sua atividade, posto que são integrados da empresa JBS.
Parece-me que a referida audiência pública teve muitos pontos positivos, pois os produtores colocaram as suas dificuldades, a empresa também colocou aquilo que está fazendo e o que pensa ainda fazer.
Os avicultores do sul do estado mudaram de integrador três vezes em menos de dois anos. Essa é a maior dificuldade que eles têm. Mas tenho conversado muito com o presidente da JBS em relação à avicultura e ele me afirmou o que pretende fazer, deputado Padre Pedro Baldissera, para atender ao pleito daqueles produtores.
Na verdade, srs. deputados, precisamos repensar a avicultura em todo o estado e não só nas regiões sul e norte, porque se trata de uma atividade que em muitos municípios é a base da economia.
Por isso, quero deixar registrado que foi importantíssima a nossa audiência pública, porque pudemos conhecer a posição dos produtores e da JBS.
Estão de parabéns os deputados que compõem a comissão de Agricultura e que participaram da audiência. Eu acredito, inclusive, que achamos o início de um entendimento que engrandecerá esse setor econômico.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)