Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 022ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/03/2011
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Obrigado, deputado Nilson Gonçalves. Vou dividir o meu tempo com o deputado Antônio Aguiar.
Quero iniciar a minha fala hoje, sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas e senhores da imprensa, dizendo que ontem tive a oportunidade, juntamente com um grande grupo de deputados e deputadas, de participar da abertura do encontro de vereadores na capital, no Centro de Eventos, ocasião em que tive a oportunidade de falar sobre a importância dos Legislativos, da Câmara de Vereadores, da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional.
Às vezes nós jogamos todo mundo na mesma vala, mas isso não é verdade. Temos que separar aquele que tem compromisso, que tem transparência, que trabalha com lealdade, que faz do seu mandato, deputada Angela Albino, um mandato de respeito àqueles que os elegeram. E os vereadores são os primeiros a ser procurados. Muitos ainda não sabem separar bem a função do legislador da função do Executivo. Às vezes nós pensamos que o vereador tem o compromisso de fazer estrada, o deputado Neodi Saretta foi prefeito e sabe disso, de arrumar escolas, de trabalhar no posto de saúde etc. Por quê? Porque ele é o primeiro a ser procurado no seu trabalho.
É o que se pensa também às vezes do deputado. No entanto, temos o compromisso de fiscalizar, de fazer as leis, de manter a ordem. E quando se enfraquece o Legislativo, estamos enfraquecendo a nossa democracia. E é aqui que a democracia aflora, é aqui que a democracia tem a sua trajetória, é aqui que estão todos os partidos representados, é aqui que os representantes vêm para ocupar os seus mandatos pelo voto popular, pela escolha dos eleitores.
Então, eu torço para que possamos ajudar no sentido de os nossos Legislativos ficarem cada vez mais fortes, cada vez mais comprometidos com a democracia. E quando eu disse isso ontem, não tinha ainda conhecimento do que acontece com o Poder Executivo na Argentina e o que está acontecendo com a imprensa naquele país.
Quando amordaçamos a imprensa, quando cerceamos a sua liberdade, quando queremos que os Legislativos sejam enfraquecidos, não estamos contribuindo com a verdadeira democracia, não estamos contribuindo com as pessoas no sentido de conhecerem a realidade. E a presidente da Argentina cerceou o direito da imprensa de divulgar aquilo que é necessário, aquilo que ela deseja. Eu vi que no jornal Clarin de ontem, da Argentina, a primeira página está em branco, dando uma demonstração de que foi impedido de divulgar aquilo que entende e que seria um direito da imprensa divulgar.
Nós vimos que já em dezembro de 2009 começou esse difícil entendimento entre o poder público na Argentina e a imprensa.
Estou dizendo isso porque entendo que somos poderes e que precisamos andar juntos. Nós temos o dever, a obrigação de fazer o trabalho que nos compete, o trabalho do legislador, do deputado, do prefeito, do governador, e a imprensa tem o dever de fazer essa divulgação, de levar esse conhecimento à população. Se não fosse, deputado Antônio Aguiar, a comunicação, a imprensa, nós não estaríamos sabendo da dificuldade que está passando, hoje, o Japão, da dificuldade dos países árabes, por causa do uso da força do presidente daquele país, que quer que as coisas aconteçam de uma forma imposta, através de uma ditadura.
Então, temos o dever de informar a imprensa e ela tem o dever de divulgar as coisas da forma que acontecem. E é importante falarmos nesse assunto porque será apreciada hoje, nesta Casa - os deputados que me antecederam já falaram sobre isso -, uma mensagem de veto.
Acredito que devemos elogiar o líder do governo que, conversando com o governador, decidiu liberar as bancadas de sustentação do governo para votarem de acordo com sua consciência. Não é uma questão de liberar, na verdade, mas de votar aqui com a sua consciência. Mas o governo também entendeu, deputado Kennedy Nunes, que temos que valorizar os profissionais que possuem formação superior e que conhecem, que sabem do dever de fazer a comunicação e a divulgação dos atos.
Assim sendo, quero deixar aqui registrado que devemos preservar essa qualidade do trabalho, devemos valorizar aqueles que foram buscar uma formação, aqueles que estudaram e lutaram para exercer de fato - eu ouvi o deputado Nilson Gonçalves falando aqui também sobre isso - o seu conhecimento legal e leal, a fim de divulgarem aquilo que precisa ser divulgado.
Portanto, é muito importante essa questão e eu quero dizer que a imprensa, como um poder informal no contexto da sociedade, tem uma importância muito grande. Nós temos, dentro daquilo que é necessário ser feito e dentro daquilo que precisamos fazer, que reconhecer isso e realizarmos um trabalho conjunto, pois é dessa forma que podemos levar adiante os compromissos que cada um de nós tem com a sociedade e com aqueles que nos ajudaram e nos colocaram aqui para sermos os seus verdadeiros representantes.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)